Ray ban Clubmaster: uma história

quarta-feira, julho 29, 2020

Hello sweeties! Hoje vejo aqui trazer a história de um dos modelos de óculos mais icônicos da história, e que tem toda a cara da Vintage & Geek : o Ray ban Clubmaster!

Acho esse modelo um ícone retrô, que teve seu auge de sucesso nos anos 50 e 60, e faz parte da estética criada sobre o nerd clássico, usando esse estilo de óculos, o que seria um dos mais famosos do estilo browline (óculos que tinham a linha superior semelhante a linha da sobrancelha). Masssss... Pra início de conversa, este óculos não era da Ray ban e nem se chamava clubmaster! hahaha
Bem bem, a armação browline em questão foi inventada pela empresa ótica Shuron Ltd. em 1947. Essa armação era usada exclusivamente para óculos de grau até meados dos anos 80, quando Bruce Willis apareceu em um programa de TV usando um destes de sol. Seu surgimento foi um sucesso de vendas, caindo no gosto popular, especialmente dos homens. Logo se tornou símbolo de intelectuais e personalidades do período, como Malcom X e General Sanders (o tiozinho do KFC!).


O sucesso foi tanto que os browline glasses representavam metade das vendas de óculos nos EUA, com a Shuron vendendo 16 milhões de unidades de 1947 a 1971. Não demorou pra outras empresas aparecerem com imitações e modelos para homens e mulheres. Depois de passar a década de 70 sendo visto como um modelo "antiquado", o nosso queridinho voltou com tudo sendo trazido agora pela Hay Ban, e recebendo o nome de Clubmaster, passando a ser integrante da trindade de modelitos famosos da marca: o Wayfarer, aviador e Clubmaster.
Nos anos 90 o óculos já era um clássico, e perdeu sua aura "conservadora" que ainda tinha dos anos 70 e passou a ser considerado um "retrô chic", com modelos de óculos de sol e de grau, lentes espelhadas ou não, e várias cores de armação... Tudo pra seu look com o óculos ficar retrô e moderno ao mesmo tempo!


Bom, é isso! Espero que tenham curtido conhecer um pouquinho mais da história desse óculos divo e... Lembrem-se de consultar o oftalmologista e usar o óculos com a lente correta para não prejudicar a visão, pra isso, façam seus óculos em óticas de confiança!





  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários