Vintage cartoons: Mickey Mouse

quarta-feira, novembro 21, 2018

Hello sweeties! Hoje quero, além de trazer essa série de posts que sempre faço para apresentar a história de desenhos animados que são clássicos, prestar a minha homenagem a este senhorzinho que completou neste domingo 90 anos de idade! Sim gente, o Mickey Mouse tem 90 anos!!!


Hoje em dia conhecemos o Mickey porque é um símbolo mundialmente conhecido do estúdio mais poderoso de Hollywood, mas o pequeno ratinho foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks e dublado por Walt Disney. The Walt Disney Company celebra seu aniversário em 18 de novembro de 1928, que é a data de lançamento de Steamboat Willie.

Primeira arte conceitual do Mickey Mouse de 1928


Apesar de comemorar seu aniversário no dia 18 de novembro, o personagem foi criado no desenho Plane crazy, que foi feito no dia 28 de setembro. Entretanto, com o advento do primeiro filme falado, The Jazz Singer, o desenho foi adiado, e só chegou nas telonas no sia 18 de novembro com o curta sonoro Steamboat Willie.

Steamboat Willie (1928)


Sua dublagem a partir de Steamboat Willie era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977, Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009. Atualmente, Mickey é dublado por Bret Iwan. Inicialmente batizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian Bounds, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Disney considerava o camundongo um amuleto, já que seu sucesso quase imediato em 1928 fez com que saísse da miséria, portanto rechaçou diversas tentativas de seus sócios e subordinados de "matar" o personagem ainda nos anos 30. Walt Disney se identificava com o seu personagem e o amava de verdade, e por isso que o tornou símbolo de sua empresa. E hoje em dia é difícil não ver a simples imagem dos três círculos, a famosa silhueta do ratinho, sem remeter a sua obra. 
Ainda nos anos 30, também foram feitas as histórias em quadrinhos do Mickey. Suas tirinhas de jornal, feitas por Floyd Gottfredson, duraram 45 anos. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto já em 1930. Em 2009, a Disney começou a rebrandear o personagem novamente, colocando menos ênfase em sua personalidade amigável e bem-intencionada. 

Tirinha de jornal do Mickey Mouse dos anos 30


Cada uma das mãos do Mickey tem apenas três dedos e um polegar. A Disney disse que esta foi uma decisão artística e financeira, explicando "Artisticamente, cinco dígitos são muitos para um rato. Sua mão pareceria um punhado de bananas. Financeiramente, não tendo um dedo extra em cada um dos 45.000 desenhos que compõem um seis e meio minuto de gravação economizou milhões para o Studio. No filme The Opry House (1929), Mickey recebeu pela primeira vez luvas brancas como uma forma de contrastar suas mãos naturalmente negras contra seu corpo negro. O uso de luvas brancas provaria ser um design influente para personagens de desenhos animados, particularmente com personagens Disney posteriores, mas também com personagens fora do panteão Disney, como o Pica pau, Pernalonga, Super Mario... Além das luvas e sapatos do Mickey, ele normalmente usa apenas um par de shorts com dois grandes botões na frente. Antes de o Mickey ser visto regularmente em animações coloridas, os bermudas do Mickey eram vermelhos ou um verde-azulado. Com o advento dos filmes coloridos de Mickey, os shorts eram sempre vermelhos. Quando Mickey não está usando seu short vermelho, ele ainda está usando alguma peça de roupa vermelha, como uma blusa, casaco, macacão. 

Mickey na animação The band concert (1935)

Em 1940, Mickey apareceu em seu primeiro longa-metragem, Fantasia . Seu papel de tela como O aprendiz de feiticeiro , definido para o poema sinfônico de mesmo nome por Paul Dukas , é talvez o segmento mais famoso do filme e um dos papéis mais icônicos de Mickey. O segmento não apresenta nenhum diálogo, apenas a música. O aprendiz (Mickey), não disposto a fazer suas tarefas, coloca o chapéu mágico do feiticeiro depois que o feiticeiro vai para a cama e lança um feitiço em uma vassoura, o que faz com que a vassoura ganhe vida e execute a tarefa mais cansativa - encher um poço profundo usando dois baldes de água. Quando o poço finalmente transborda, Mickey se vê incapaz de controlar a vassoura, levando a uma quase inundação. 

Mickey em Fantasia (1940)


Depois de 1940, a popularidade de Mickey diminuiria até seu ressurgimento em 1955 como personalidade televisiva infantil diária, particularmente com o Mickey Mouse Club . Muitos dos seus curtas-metragens teatrais foram relançados em séries de televisão como Ink & Paint Club. Desde então, já protagonizou vários especiais para a televisão e também apareceu em alguns filmes, como Uma cilada para Roger Rabbit (1988), junto com os seu "rival" Pernalonga. 
Em 18 de novembro de 1978, em homenagem ao seu 50º aniversário, Mickey tornou-se o primeiro personagem de desenho animado a ter uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood . A estrela está localizada em 6925 Hollywood Blvd.
Para encerrar, acho muito justo colocar esta frase que representa o peso desse pequeno personagem não só para a Disney, mas para a própria cultura americana no século XX:

"Só espero que nunca percamos de vista uma coisa - que tudo foi iniciado por um rato."
- Walt Disney, Disneyland ; 27 de outubro de 1954

  • Share:

Você pode gostar de:

5 comentários

  1. Para quem gosta vai adorar, mas não é um desenho que me chame muito atenção, mas gostei de conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Acho tão interessante descobrir esses detalhes da história de um personagem! Essa questão dos dedinhos fez muito sentido agora que li a respeito. Tem um curta de uns anos atras que resgata essa antiga aparência do personagem, uma pena não lembrar o nome agora, mas vi no cinema antes de alguma animação e achei tão interessante!
    Um beijo
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  3. como os anos 90 estao super em alta o mickey tbm está voltando com força né, eu adoro esse "modelo" mais antigão dele

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Quem diria que esse ratinho irá se torna um ícone da cultura POP?
    Amo o universo Disney <3 90 anos *_* SOCORRO

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. A Disney pode até ter milhões de personagens, mas o Mickey é único!


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir