Made in Japan: Lolita!

segunda-feira, outubro 15, 2018

Hello Sweeties! Hoje quero retomar um esforço que estava tendo de trazer explicações sobre todas as belezas da moda japonesa! Sem dúvida é algo que nos encanta a décadas e desperta muita curiosidade... E que tem muito do universo vintage e geek! Tenho que confessar que esse post me empacou porque estive pensando em como escrever sobre um dos grupos mais ricos e em constante mudança na moda nipônica: as lolitas.
Lógico que esse post não vai ser um estudo detalhado de todas as variações de lolitas existentes, mas aqui vamos ver a história de como surgiu e todos os tipos que eu consegui identificar rsrsrsrs. Prontos?

Bom, pra começar, a moda Lolita tem como inspiração "base" o estilo vitoriano e eduardiano. A origem do movimento é meio confusa, mas provavelmente surgiu no final dos anos 70, quando apareceram as primeiras marcas famosas de roupas do segmento, a Pink house, Milk e Pretty (que mais tarde mudou o nome para Angelic Pretty).
O estilo começou mesmo a se popularizar no Japão nos anos 90, principalmente com a popularidade de bandas como Princess Princess. Agora é um fenômeno mundial, com grupos de Lolitas nos Estados Unidos, Rússia, França... E até Brasil!
A popularização do estilo Lolita se deu mais pelo Sweet Lolita, mas logo se dividiu em vários subgêneros... Vamos a eles? Não reparem o post enoooooooooorme rsrs


1. Sweet Lolita


Sweet Lolita ou Ama-loli, é o estilo mais popular de Lolita, fortemente influenciado pela moda vitoriana, rococó e eduardiana. A paleta de cores é bem suave e com motivos mais "infantis".


2. Wa lolita


Wa lolita é o estilo que combina as silhueta "báscica" das lolitas com elementos da moda tradicional japonesa. O termo Wa vem do Kanji 和 que denota coisas de origem japonesa


3. Classic Lolita


De todos os estilos, o Classic Lolita é o mais historicamente acurado. Ele tende a focar mais na elegância do look que na "fofura". O estilo muitas vezes fica como um meio termo entre o Sweet e o Goth.


4. Ero lolita


Ero lolita ou Erololi, é o estilo de lolita que foca em algo mais sensual. Nada apelativo, somente um pouco mais de pele à mostra que as lolitas tradicionais. Além de roupas levemente mais provocantes, também utiliza alguns elementos de bondage e garters


5. Qi Lolita


Qi lolita é bem semelhante ao estilo Wa, só que ao invés de incorporar elementos da moda tradicional japonesa, se utiliza da moda tradicional chinesa (Qipao).


6. Ita lolita


Ita é uma gíria utilizada para descrever a roupa de uma lolita que seja "doloroso" de se ver. Geralmente termo usado para aqueles que estão começando na moda. Se a roupa parece com uma fantasia barata (a não ser que seja a sua intenção), com certeza será tachado como Ita.


7. Gothic Lolita



Gothic lolita é um dos estilos mais populares hoje em dia. O Gothloli é profundamente inspirado na moda vitoriana, com um tom mais dark. Contrastando com a Sweet lolita, os tons das roupas são sempre escuros, como preto, roxo, vinho, etc. Também é comum o uso de elementos como caveiras, cruzes, rosas e desenhos góticos nas estampas e acessórios.


8. Country lolita


As country lolitas são geralmente confundidas com as classic e com as sweet. Isso acontece porque suas roupas geralmente tem a mesma paletas de cores, mas elas são mais comuns no período de primavera e verão. Muito usado também para piqueniques.

9. Guro lolita


Populares principalmente no Halloween, "guro" é uma abreviação de grotesco onde permite uma grande criatividade por parte das adeptas... Quanto mais bizarro, melhor. Geralmente são feitos com vestido branco manchado com sangue falso e acessórios como máscara cirúrgica, tapa-olho e ataduras.


10. Pirate Lolita


Pirate lolita é um gênero bem específico, geralmente mais utilizado para eventos na praia. O estilo inclui muitos vestidos e saias de corte assimétrico, corsets, chapéu de pirata, tapa-olho e estampas com o tema pirata.


11. Sailor Lolita


Assim como o pirate, o estilo Sailor geralmente é utilizado em dias e eventos de praia e principalmente no verão. Tem como base o uniforme de marinheiro e motivos náuticos.


12. Punk lolita


Como o nome sugere, punk lolita é de inspiração na moda punk ocidental, mantendo a estrutura básica da vestimenta lolita. Nem preciso mencionar o fato do segmento punk não reconhecer esse estilo como realmente "punk"...


13. Casual Lolita


Essa é a versão mais "dia a dia" da moda lolita, mais básica e simplificada. A casual lolita pode ainda se subdividir em outros estilos: goth, sweet ou classic. Mantém os elementos básicos da lolita, mas é geralmente algo mais "usável" e não tanto produção. Esse estilo também costuma misturar elementos que não são comuns entre lolitas, como roupas de moda fast fashion (forever 21 por exemplo).


14. Hime Lolita

Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.


Existem algumas subcategorias no estilo lolita que nem todos concordam que seja propriamente lolita ou que seja uma subcategoria isolada. Vamos a elas:

15. Ouji lolita

Ouji, ou também Kodona ou Boystyle é uma variação das lolitas onde a inspiração se dá nas roupas masculinas. Por não ter a silhueta básica das lolitas, com a saia bufante, muitos não consideram as ouji necessariamente lolitas. As ouji podem ter dois tipos: as mais infantis, com bermudas e temas mais de menino e os looks mais maduros, com calças, casacos de alfaiataria e sapatos elegantes.


16. Aristocate lolita

Também conhecido como EGA (Elegant Goth Aristocat), também é um estilo que alguns não o consideram necessariamente lolita, pois o comprimento das saias são bem maiores e os looks são mais adultos.


17. Cyber Lolita

Inspirado na cultura cyber punk, muitos não o consideram propriamente um estilo lolita, mas somente um tema de inspiração. É um estilo considerado bem dificil de se montar, pois mistura dois estilos bem diferentes, o que requer um pouco de criatividade e também uma certa experiência para não acabar sendo uma Ita.


17. Steampunk Lolita

Do mesmo jeito que as cyber lolitas, as steampunk não são consideradas propriamente uma subcultura. Como o nome sugere, é uma combinação do estilo lolita com a cultura Steampunk.


19. Kuro lolita / Shiro Lolita / Outras cores 


Algo bem autoexplicativo (caso você saiba japonês...) e que também não é considerado uma subcategoria. Kuro lolita é a que se veste toda de preto, Shiro lolita é a que se veste toda de branco. Basicamente é montar um look todo de uma cor só. Geralmente o look s´faz "sentido" quando está combinado com o de outra lolita, por exemplo, uma dupla de Kuro e Shiro.


20. Military lolita

É um tema que não é muito comum por ser meio complicado de achar roupas, e também por requerer bastante atenção. Mistura os elementos da lolita com uniformes militares, em sua maioria os históricos. Pode ser confundido com o Sailor lolita.


21. Deco Lolita

Precursora do Sweet OTT, deco lolita é a combinação dos elementos lolita com o estilo decora. O estiloteve seu ápice no Japão em 2007, mas começou a ficar menos popular com o surgimento das Fairy Kei. O segredo desse estilo é a junção do estilo sweet com camadas e mais camadas de acessórios.


Bom, tem uma coisa que é preciso deixar bem claro: LOLITA NÃO É COSPLAY! É uma moda! É claro que aos nossos olhos ocidentais alguns looks possam parecer mais uma fantasia por conta de sua extravagância. Ser lolita não é tentar vestir algo para parecer algum personagem (como é o cosplay), é justamente o oposto! É uma expressão cultural e um código de vestimentas de um grupo, assim como punks, emos, góticos, e tantos outros que aceitamos já.
Bom, espero que tenham curtido o post e... Até a próxima! 




  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários