Trilhas sonoras para estudo e trabalho!

segunda-feira, setembro 10, 2018


Hello sweeties! Hoje quero falar um pouco sobre uma das coisas que mais me atrapalham na hora de estudar: barulho! Cara, estudo bem feito requer concentração, e hoje em dia é bem difícil ficar num ambiente que não tenha um ruído que possa fazer você perder a atenção. No meu caso, eu moro em condomíno, cercado de janelas com vizinhos barulhentos, com rádio ligado na música sertaneja e, pra melhorar o cenário, perto de uma avenida com circulação contínua de carros... Difícil né kkkkk...
A solução é só uma: ruído branco! Bom, pra quem não conhece, ruído branco é uma frequência sonora que "interrompe" os estímulos auditivos, é basicamente uma parede de energia sonora, que te desconecta do universo sonoro que o cerca. Esse recurso é muito utilizado para quem tem sono leve conseguir dormir e para quem precisa de concentração para os estudos ou trabalho.



No meu caso, uso música como ruído branco. Porém, não é qualquer música que funciona pra te ajudar na hora de ligar o PC ou abrir o livro, não mesmo! Segundo os especialistas, nós só podemos nos concentrar em 1.6 conversas por vez. A partir disso, segundo ele, é possível que pessoas que trabalham escrevendo ou com números acabem trazendo informações que estão sendo ouvidas para o que estão fazendo, o que normalmente as fazem perder o foco e terem sua produtividade prejudicada.
Bom, as musicas ideais para isto são as instrumentais, e nesse estilo vou indicar dois tipos que curto escutar pra me "desconectar":



1. Música clássica

Uma pesquisa realizada na Finlândia descobriu o gênero perfeito para melhorar a concentração: música clássica. Ouvi-la com frequência, mesmo que não seja durante os estudos, altera algumas atividades cerebrais, aumentando a neurotransmissão sináptica. Na prática, isso significa maior capacidade de aprendizagem e de memória. Meus compositores favoritos para estudar são: Bach, Mozart, Beethoven e Wagner (pra dar uma agitada kkkk).


2. Lo-Fi hip hop

Confesso que foi um gênero que conheci mais recentemente, e realmente gosto do efeito relaxante do som para estudar! Pra começar, Lo-fi hip hop ou Chillhop, é um gênero mais recente, bem millenial, e que tem crescido tanto no Spotfy quanto no youtube, com vários canais de rádio com essas músicas, sempre com imagens de quartos de animes, bem ao estilo Estudio Ghibli ou anime anos 80/90.  Lo-Fi hip hop é uma nova vertente que se expande todo dia mais, de forma simples, Low Fidelity é o tipo de música que não se gruda a qualidade, usa sons do ambiente, falhas, abafamentos e compõe batidas calmas que se encaixam facilmente na cabeça, climas agradáveis e repetições de beats simples com instrumentos confortáveis a qualquer ambiente. O gênero não se preocupa com letra mas sim com composição, sons que tranquilizam e ajudam a estudar, refletir e meditar. 


Bom, espero que tenha ajudado aí com essas dicas aos estudantes de plantão... Até a próxima!




  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários