Vintage Cartoons: Private SNAFU

quarta-feira, setembro 06, 2017

Hello sweeties! Hoje quero voltar a minha série onde falo de desenhos clássicos, também para apresentar a minha mais nova página, a Vintage Cartoons Project, onde me dedico a postar e comentar sobre desenhos clássicos, antigos, pouco conhecidos ou raros. Bom, vou falar hoje sobre uma série de desenhos que a maioria de vocês nem devem conhecer, mas que marcou demais uma época: Private SNAFU! Não assustem se nunca ouviram falar, é uma série de desenhos animados que nunca foi exibida nos cinemas ou televisão, mas nem foi por isso que ela não foi famosa e importante.

Cartaz de abertura de Private SNAFU


Essa série foi feita no contexto da Segunda guerra, por encomenda da força aérea do exército dos Estados Unidos para serem exibidos aos soldados. Pra vocês terem uma ideia de como o negócio era grande, se liga na equipe por trás dele: Frank Capra como idealizador, Chuck Jones, Friz Freleng, Bob Clampett como desenhistas (era a equipe de elite de animação da Warner Bros.), Theodor Geisel (Dr. Seuss) como escritor, por aí vai. Além disto, a Disney também tinha direito pelo personagem e colaborava com a elaboração e distribuição dos curtas.Tipo, a equipe de elite de cinema, quadrinhos e animação reunidas para a produção de um desenho animado!

Cena de Still from Gas (1944) onde Private SNAFU contracena com Pernalonga

Os desenhos eram uma forma mais descontraída das forças armadas ensinarem e distraírem as tropas sobre segurança, hábitos de higiene e saneamento, armadilhas e outros assuntos militares, sempre com muita ironia e com boas pitadas de conteúdo sexual e palavrões (os desenhos que eram designados para as tropas, como não iriam aos cinemas, não passavam pela censura). Os desenhos do Private SNAFU eram tipo um segredo dos militares, sendo exibido somente para as tropas, sendo classificados como "documentos do governo". O nome Private (soldado) SNAFU vem de um jargão militar Situation Normal All Fucked Up (Situação normal tudo fudido), que no desenho aparecia como Situation Normal All Fouled Up (situação normal tudo.... Tudo encharcado).

"Significado" de SNAFU

Foram produzidos, entre 1943 e 1945, 27 desenhos dessa série. O personagem principal, apesar do patriotismo e boa vontade, era o exemplo do que não fazer, sempre se metendo em confusão. Mas suas presepadas eram a forma de mostrar o que não se deveria fazer para as tropas. Era o que não se deveria ser: ingênuo, descuidado e mulherengo.
A produção dos desenhos era uma verdadeira paródia do Projeto Manhattan, onde os participantes eram obrigados a se submeterem a um rígido controle das forças armadas. Por exemplo, nenhum trabalhador conseguiria ver o desenho terminado, só poderia trabalhar na sua parte.
Para encerrar, geralmente posto gifs aqui, mas como sei que a maioria nunca viu esses desenhos, vou postar alguns deles, que estão todos no domínio público, por serem documentos militares da segunda guerra.
A lecture of camouflage

The home front

Censored

Going home

  • Share:

Você pode gostar de:

1 comentários

  1. O seu post sobre cartoons foi o que me trouxe pro seu blog <3 fico feliz que tenha voltado com eles!
    Meu irmão é fanático por coisas militares, serviu o exército e tal e lembro dele ter me mostrado ese desenho quando eu tava com um grupo escoteiro em uma base militar, foi bem aleatório!
    Mesmo nos momentos tensos, um desenho de leve deve ter acalmado os soldados e lembrado de coisas importantes como a camuflagem xD
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir