Throwback: meu amor pelo universo geek

quinta-feira, maio 25, 2017



Hello sweeties! Hoje estou um bom tanto nostálgica, e escolhi este tema da blogagem coletiva dos blogueiros geeks, o que me deixou ainda mais pensativa com o passado tão tão distante rsrsrsrs
O tema proposto era o seguinte: descreva como seu amor começou pelo universo geek

Bom, pra começar, sou nerd até no nascimento: sou nascida no dia 25/05, dia do orgulho nerd (parabéns para mim eeee!)...  Mas dizer com exatidão como começou meu amor pelo universo geek é algo beeeem difícil de dizer, primeiro porque hoje ficou mais ainda no passado, e porque remonta a tempos em que eu gostava das coisas mas ainda não tinha esse conceito de "cultura geek" tão difundido.
O universo geek sempre foi meu companheiro, pois cresci numa vizinhança onde até contava com um bom número de crianças, mas... Eu era a caçula da turma, a a caçula chata e descoordenada, logo, não era aquela pessoa disputada para as brincadeiras da rua e... Chegou num determinado momento em que eles já haviam saído da fase de brincar na rua e eu ainda era criança... Então, minha maior companhia era a televisão e os livros. Cresci acompanhada dos filmes da Sessão da tarde e Cinema em casa, sem contar com os desenhos no final da tarde da TV Manchete e mais tarde TV CRUJ. Minha eterna paixão foram os desenhos animados, o qual conseguia manejar a grade horária da TV para passar praticamente o dia todo vendo desenhos: de manhã misto entre Globo e SBT, de tarde SBT e Cultura, e no final da tarde TV Manchete e depois, com o fim desse canal, os desenhos de final de tarde do SBT rsrsrs. Minha programação era um misto entre desenhos da Era de Ouro, como Pernalonga, Pica-pau, Tom & Jerry, e afins, desenhos dos anos 60, como Os Jetsons, Tutubarão, Corrida Maluca, Scooby Doo... E desenhos dos anos 80/90, como Ursinhos carinhosos, Hey Arnold, Meninas super poderosas, Doug.... E não vamos esquecer dos animes, como Sailor Moon, Sakura Card Captors, Cavaleiros do Zodíaco, etc.

Foi muito bom ser criança nos anos 90... E isso aqui não é nem 10% do que via kkkkk


Acho que as animações foram algo tão impactante na minha vida e formação que hoje é meu tema de pesquisa acadêmica! Pra quem não sabe, sou mestranda em História e minha pesquisa é sobre os desenhos animados na Segunda Guerra... Pra ser mais específica, os Looney Tunes na Segunda Guerra. É claro que me dediquei aqui aos desenhos, porque acho que foram a "porta de entrada", mas também desde cedo era super fã de filmes e séries, e o SBT ajudava muito nessa segunda parte, nos introduzindo aos eternos Chaves e Chapolin, e também as séries americanas como Um maluco no pedaço, Blossom, Eu, a patroa e as crianças, por aí vai rsrsrsr.
Sei que o termo geek sempre teve mais uma conotação daquelas pessoas super antenadas e conhecedoras das ciências exatas e computação... Mas sou meio que a contramão disso: sou uma geek de história, uma Vintage & Geek (entenderam o nome né rsrsrsr). Desde pequena lia os livros didáticos de história da minha irmã mais velha e ficava fascinada com aquelas figuras de pinturas egípcias, estátuas gregas, castelos medievais... Era algo tão fantástico e ao mesmo tempo real! Não era como os contos de fadas que também gostava de ler... Aquilo ali realmente aconteceu! Era meu destino fazer o curso de história mesmo kkkkk.
Confesso que não faço parte daquela grande leva de nerds que surgiram pós Harry Potter, nessa época já tava naquela pilha de ler clássicos de Shakespeare mesclados com os livros da Anne Rice kkkkk. Sem contar que meu eterno espírito de Do Contra me colocava sempre em oposição as modinhas do momento... Mas nada fora do dito "universo geek", só numa outra vertente não tão pupular kkkkkk.
Bom, acho que é isso, tentei explicar meu complexo lado geek, que engloba beeeeeeeem mais coisas além, mas essas são as que sempre me nortearam nesse universo. É complicado tentar se inserir em uma categoria dentro desse meio, ainda mais alguém como eu que tem os mais variados interesses que se encaixam em diversas áreas, mas como hoje é só pra falar o que me trouxe ao lado geek da força, creio que a missão esteja cumprida.
Bom, espero que tenham curtido e... Até a próxima!
AHHHH! Pra encerrar, fiz uma playlist com músicas de desenhos e séries pra gente viajar na nostalgia e universo geek rsrsrsrs


  • Share:

Você pode gostar de:

8 comentários

  1. Caramba, seu relato tem muito a ver com minha história nesse universo nerd/geek. Para ilustrar: eu sou de uma geração antes do Harry Potter. Comecei com contos de Poe, que me fascinam até hoje. Amei o teu relato, pois me vi nele em vários momentos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Posso resumir tua postagem em nostalgia pura. Das citações que você fez a única que não fez parte da minha infância foi Cavaleiros do Zodíaco. Foi legal relembrar alguns desenhos até então esquecidos.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Toca aqui o/
    Geração Manchete and Otakice a forma Daijoubo de começar tudo.
    Curioso que vendo os relatos de quem pegou essa fase, eu "desvirtuei" das coisas japas. As ocidentais foram somando, mas, Japão se mantém ainda hahaha.

    Parabéns atrasado 🙈

    Waka - Armadura Nerd

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro relatos de pessoas que também se identificaram com esse universo desde pequenas, foi uma época muito boa pra desenhos.
    Meus favoritos sempre vão ser Sailor moon e Sakura card captor <3

    Amei a playlist!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ler esse post é ficar com muita saudade da infância e adolescência. Assistir Meninas Superpoderosas ou Sakura Card Captors é algo que remete aos meus primeiros passos no mundo geek.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Omggg esse post muitooooo nostalgia ❤️❤️❤️
    Amei a ideia de post com playlist faltou no dezzer

    ResponderExcluir
  7. Desenhos, desenhos, desenhos <3
    Já posso dizer que to me acabando de nostalgia aqui com essa playlist maravilhosa que você colocou *-*

    ResponderExcluir
  8. me identifiquei bastante! Assistia a todos esses desenhos tb! E achei o máximo o tema da sua pesquisa! Gostaria muito de ler ela!

    ResponderExcluir