Porque amamos tanto Star Wars?

quinta-feira, maio 04, 2017

Hello sweeties! Hoje é 04/05, ou melhor, May  the 4th be with you! Sisi, é Star Wars day e me dei conta de uma coisa mais que alarmante: em mais de 3 anos de blog, NUNCA ESCREVI NADA SOBRE STAR WARS! Isso é um erro gravíssimo de minha parte! Abesurdooooo! Mas é claro que esse vazio de referências a minha saga favorita se justifica no fato de que nunca me vi à altura de escrever sobre Star Wars sabe... É uma ópera fílmica que respeito e admiro demais e que sei que tem milhões de admiradores no mundo todo... Logo, é bem intimidade ousar escrever algo sobre né?!



Então, hoje resolvi me voltar a uma questão bem básica: o que tem em Star Wars que faz a gente amar tanto? Sabe, andei até pesquisando na internet sobre isso, e vi que também muitas outras pessoas fazem a mesma pergunta... Então resolvi a traçar a resposta através da minha experiência com a saga!
Bom, meu contato com os filmes foi beeeeeeeeeeeeeeem tardio, pra ser mais exata, uns 3 anos atrás. Tinha meio que um bloqueio à Star Wars por conta daquilo que acontece com milhares de outros filmes, sagas, livros e afins: o negócio pode ser até bom, mas o que estraga é o fandom! Sim, tive contato com os fãs fanáticos por Star Wars antes de ter a chance de ver o filme, o que dificultou um pouco as coisas, ainda mais sendo esses fãs beeeeeeeeeeeem chatos. Nada melhor pra você criar bloqueio a alguma coisa do que alguém pedante e chato tentando te forçar a ver algo né?! E confesso que sou uma pessoa que se torna impossível quando alguém tenta me forçar a fazer algo, viro logo a personificação do Do Contra da Turma da Mônica kkkkk. Pra vocês terem uma ideia, acabei vendo antes a saga do Star Trek só pra pentelhar esses chatos e argumentar porque "Star Trek é melhor que Star Wars" (amo Star Trek aliás, amo as duas sagas... E nem vamos entrar em comparações heim, todas as duas são sensacionais! kkkkk)
Enfim, venci o bloqueio/implicância e acabei parando pra ver no dia em que nosso herói da televisão brasileira, Sílvio Santos, exibiu no Cine Belas artes o episódio IV... E cara, começou ali uma história de amor!
Star Wars vai além de uma mera saga fílmica, tem camadas e camadas de discursos, filosofias, que são tão complexas e profundas que podem atrair desde uma criança até um senhor de idade!
Peter Jackson, diretor da trilogia O senhor dos anéis (outra saga que AMO) disse algo que acho 100% digno: Star Wars é o que é devido aos personagens. Claro que o filme também foi um sucesso que se garantiu devido aos avanços tecnológicos de efeitos especiais... Mas se fosse algo que se bastasse nos efeitos, provavelmente seria algo tipo Transformers hoje em dia, já estaríamos saturados de tanto visual e narrativa podre... Não, Star Wars é um pacote bem fechado, que nos apresentou personagens icônicos, como o malandro viajante, meio inescrupuloso, mas que no fundo tem um bom coração; um jovem que tem uma ânsia de conhecer o mundo e descobrir mais sobre si e nessa jornada encontra-se cara à cara com o seu lado negro... E uma princesa que está pra lá de longe de fazer o papel de donzela em perigo, é diplomata e luta por um futuro melhor, sem ficar esperando um príncipe encantado!

Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo <3


Mas acho que o caso mais interessante de amor nessa saga é nossa afinidade com o vilão Darth Vader! Como pode um vilão nos cativar tanto? Creio que a resposta seja porque vemos humanidade nele. Geralmente vilões, tanto na literatura quanto no cinema, possuem um caráter meio que bestializado, retiram todos os traços de humanidade dele para que você não se identifique ou crie qualquer tipo de empatia por ele. Darth Vader é justamente o oposto! É um vilão que, mesmo com toda a sua imponência e figura autoritária, sabemos que é humano e que sofre! E isso mesmo sem os episódios I, II e III que contam sua caminhada para o lado negro. Mesmo que você só tenha assistido a trilogia clássica, você percebe que ele era uma pessoa que, pela dor e sofrimento, foi para o lado negro... O que cria uma empatia pelo personagem. Há quem diga que o fascínio que atrai legiões de fãs para a figura dele é a sua vilania, sufocar subalternos usando a força (é muito massa aliás, ainda bem que não tenho a força senão já tinha usado esse truque kkkkk), mas creio que seja o fato de enxergarmos humanidade nele... Ainda mais quando ele alcança sua redenção. Darth Vader é um marco no cinema pois vemos meio que por chão aquele maniqueísmo piegas das narrativas hollywoodianas entre o que é o "bem" e o "mal". Ele nos ensinou que um herói pode se corromper e que a linha entre o bem e o lado negro é bem mais tênue que imaginávamos!



Star Wars é uma aula sobre diplomacia, política, direito filosofia... Ensina sobre os perigos de se abrir mão de suas liberdades em prol de uma sensação de segurança. Ensina que todos nós temos um lado bom e um lado negro, mas cabe a nós escolher qual alimentar com a força. Ensina como a ambição pode corromper a mais nobre das pessoas. Ensina que entre o bem e o mal existe vários tons de cinza (sem trocadilhos please) e que vivemos em transição entre os dois lados, afinal, você não precisa ser bad guy pra sentir ódio né? Mas ao se deixar tomar por esse sentimento, você está caminhando para o lado negro, e todos nós já demos uma passeada por lá né (quem nunca teve raiva, piti, chilique ou qualquer coisa do gênero que atire a primeira pedra).

Enfim... De forma resumida (sarcasm alert), é o que acho que nos atrai tanto nessa saga que tá aí desde 1977 e só ganha espaço entre gerações e gerações de fãs!
Bom, espero que tenham curtido o post e... Até a próxima! E que a força esteja com vocês!

  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Confesso que já fui mais fã da saga em!! o ultimo filme não me agradou muito srrsr
    Mas é amor pra mais de metro,fico esperando o próximo filme .

    ResponderExcluir
  2. Olá! Confesso que não sou grande fã de Star Wars, mas tenho um fanático aqui em casa por esse universo: meu marido! hahaha ele sempre me leva pras coisas, pros filmes, e sempre me mostra coisas sobre o assunto que eu to começando até a gostar!!! É bom! Adorei o post! Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir