Hello sweeties! Há algum tempo atrás, postei sobre a Disney e a sua participação na Segunda Guerra (link aqui)... E no meio dessa história bem curiosa, há um capítulo que poucos conhecem: a vida de Walt Disney à América do Sul e... Ao Brasil! Nessa história existem algumas intrigas, reviravoltas e tudo isso culminou em um adorável longa do estúdio : o Alô Amigos!
Bom, mas antes... É preciso entender porque ele parou aqui, certo? Então vamos lá!
Como havia dito anteriormente (no post da Segunda Guerra), os Estúdios Disney estavam bem mal das pernas no início dos anos 40, as finanças estavam no vermelho e o estúdio havia sido arrastado para uma greve geral e Walt Disney estava à beira de um colapso nervoso. Pensando nisso, seu irmão Roy, buscou meios de tirá-lo da cidade. Pensando nisso, ele procurou John Jay Whitney, diretor da divisão cinematográfica da Coordination of Inter-American Affairs (coordenação dos assuntos interamericanos). A ideia seria de uma jornada de "boa vontade" de Disney pela América do Sul, o que casou completamente com os interesses governamentais.
A verdade é que o tio Roosevelt tava realmente com medo do avanço da influência da Alemanha aqui abaixo do Equador (vamos lembrar que Vargas tinha um certo crush pela Alemanha e Itália...). |Além dele, tinha também outra pessoa que morria de amores pela América do Sul: Nelson Rockfeller, multimilionário do petróleo, que inventou esse departamento no governo pra promover laços de amizade entre os EUA e aqui.
Como tais missões cinematográficas já tinham sido feitas, o departamento do governo se ofereceu para enviar Disney na viagem.
De primeira, Walt recusou porque, orgulhoso do jeito que era, achava que dava a impressão que tava fugindo da briga com os grevistas... O que era exatamente o que Roy queria! kkkkk
Pra ajudar a "convencer", o governo ofereceu 100 mil para que ele produzisse dois filmes durante a viagem, sem contar com o título de "Embaixador da Boa Vontade dos Estados Unidos". Parece pouca coisa, mas esse título o livraria dos boatos que Walt era simpatizante de movimentos pró nazistas (todos os anti-guerra eram taxados de simpatizantes né...). A neura com ele era tão grande que até tinham os caçadores de teorias conspiratórias que achavam suásticas em suas obras rsrsrs.
Enfim, Disney acabou concordando em ir, e levou junto 14 membros leais de sua equipe junto, com muita pompa e paradas em lugares estratégicos, onde aparecia com o slogan "EMBAIXADOR WALT DISNEY, UM PATRIOTA AMERICANO EM MISSÃO".
Lógico que todo esse merchan fez boa parte do povo esquecer que ele era "nazista" e que o estúdio ainda tava em greve né... O voo fez escalas em Fort Worth, Nashville, Jackson Ville, Miami, San Juan, Porto Rico e depois Belém, primeira parada no Brasil. O hilário é os caras falando:
"Aterrissamos para abastecer em algum lugar aberto na selva, no Brasil (...) Havia centenas e centenas de crianças para saudar Walt. Eles sabiam quem era Walt Disney. Podiam não saber quem era o presidente do próprio país, mas todos conheciam Walt Disney"
Ao chegar em nossas terras, Disney montou um pequeno estúdio e usou uma equipe itinerante pra caçar e supervisionar talentos brazucas. As coisas iam bem até um dos animadores se referir como "nativo" (de forma pejorativa) um dos colaboradores brasileiros, o que quase custou o fim dos trabalhos da animação Você já foi à Bahia?. Walt teve que intervir e pedir desculpas pessoalmente aos que se sentiram ofendidos
Claro, que além da missão de fazer os desenhos, Walt também teve que cumprir a agenda do governo, indo a jantares e drinques com chefes de Estado brasileiros e casas de empresários e aristocratas.
A viagem de Disney na América do Sul passou por vários trechos, Uruguai, Bolívia, Chile Colômbia... Mas o alvo principal era o Brasil e Argentina, os dois maiores países da parte sul e que eram perigosamente chegados à Alemanha. A verdade é que essa viagem de bons amigos e desenhos animados deu a abertura que os EUA precisavam pra se achegar de alguém por aqui, no caso o Brasil (daqui em diante vocês devem se lembrar das aulas de história... ou não... kkkk).
Tirando a parte política, os desenhos feitos aqui foram o Alô amigos e Você ja foi a Bahia?. O primeiro longa é que quero destacar nesse encerramento do post, pois ele é um verdadeiro tesouro para quem curte imagens em cores do passado! No trecho dedicado ao Brasil, a equipe Disney incluiu no longa filmagens do Rio de Janeiro nos anos 40 e em cores, uma verdadeira raridade! Isso sem contar na sequência animada, Aquarela do Brasil, inspirada na música de Ary Barroso, que conta com a introdução do primeiro personagem sul americano na família Disney: o Zé Carioca, a representação da malandragem carioca dos anos 40.
Pra encerrar, mais algumas imagens, algumas da Revista Life, de Walt Disney e equipe no Brasil!
Espero que tenham curtido o post e até a próxima!
34 comentários
Nossa que incrível eu não sabia nem a importância da Walt disney na Guerra e sério adorei conhecer essa história e algo que nunca imaginamos na vida, e isso tudo por causa de "politica" engraçado eu sempre achei que o Brasil era anti alemanha, sempre bom ficar sabendo mais sobre kk adorei muito o post e o seu blog que é lindo e super bem escrito ♥
ResponderExcluirOlá Lorena! O Brasil estava no meio dá Ditadura do Estado Novo, que tinha muitas coisas inspiradas no fascismo italiano, e o Vargas queria parceria com a Alemanha pra montar siderúrgica aqui, mas os EUA passaram na frente rsrsrs... E o tio Walt esteve no começo disso! Kkkkkkkk
ExcluirBjs e valeu pela visita
Muito bom ver essas fotos e também a mudança da cidade do Rio ao longo dos anos. Sabia que Walt Disney tinha estado por aqui, mas não sabia da história por completo, foi bom saber! Gosto muito do "você já foi a Bahia", acho uma animação super delicada.
ResponderExcluirOlá Júlia! Realmente é legal ter imagens com tamanha qualidade do Rio assim! Eu amo Você já foi a Bahia, é um filme maravilhoso mesmo
ExcluirNao sabia nem q ele tinha passado por aqui! Passadaaaa!
ResponderExcluirAmei saber eu adoro ele! Amei seu blog to seguindo!
beeeijo www.anneferreirablog.com
Olá Anne
ExcluirPois é, passou é causou aqui! Rsrsrs ... Sinta-se à vontade no blog! :)
Bjs e valeu pela visita
Olá! Nunca ouvi nada sobre esse assunto, acho muito legal esses tipos de posts, é super bacana e além de nós estarmos fazendo algo que nós gostamos, também estamos aprendendo! Traga mais desses tipos para o blog! Ganhou uma nova seguidora!
ResponderExcluirBjs: http://my1life2in3books.blogspot.com.br/
Olá Nathalia
ExcluirFico feliz que tenha curtido, sempre procuro trazer as coisas que pesquisei e pesquiso de forma mais leve e divertida. Pode deixar que sempre vai ter posts assim!
Ina eu adoro esses seus posts históricos, principalmente a forma como você conduz as informações leve e divertida, eu ri muito com isso "(vamos lembrar que Vargas tinha um certo crush pela Alemanha e Itália...)". Lembro-me de alguns relatos do meu professor de historia a respeito desse filme da Disney aqui no Brasil e a política da boa vizinhança. Mandou muito bem no post ^^
ResponderExcluirbjus
Ari ♥
De volta ao retrô
Olá
ExcluirPow, esses feedbacks que não me fazem desistir de postar sobre história aqui kkkkkkkk. A história é bem looonga mas tento trazer de forma enxuta pra despertar o interesse geral aqui...
Bjs e valeu pela visita!
Ta ai uma historia que eu não sabia, na verdade sei muito pouco sobre a vida do Walt Disney nunca tive muito curiosidade de ler sobre mais gostei muito do seu texto,é sempre bom descobrir coisas novas a mente expandi.
ResponderExcluirQue post maravilhoso e gostoso de se ler ♥
ResponderExcluirAdorei saber mais sobre essa história.
Beijos!
www.meumundonofundo.com.br
Muito interessante, não sabia que Walt Disney teve digamos que "influência" na segunda guerra mundial e nem que ele já tinha gravado cenas e passado pelo Brasil. Uma dica que eu te dou é faz um post sobre a verdadeira história dos bonecos da Disney já que é interligado.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirPois é, Disney trabalhou pacas nesse período e por isso que eles são o que são hoje! A dica está anotada! Até já faço post contando sobre a história de personagens, mas ainda não entrei nos dá Disney.
Bjs e valeu pela visita
Eu gosto de Walt Disney, e até sabia que ele tinha passado por aqui, mas, cara. Que post genial! Super completinho, informativo, e tu ainda colocou contexto histórico. Menina, tu é maravilhosa!!! <3
ResponderExcluirOlá Lorena!
ExcluirAwww, fico feliz que tenha curtido o post!!! Amei teu feedback <3
Bjs e valeu pela visita
Que história maravilhosa! Já tinha ouvido falar sobre isso, mas não tão profundamente. Adorei
ResponderExcluirwww.brincandodeolivia.com
Nossa, que interessante. Não sabia disso, adorei.
ResponderExcluir
ResponderExcluirNossa, super interessante. Não fazia ideia disso tudo, não sabia nem do terço. Todo conhecimento é válido né?! E o melhor é que você contextualizou tudo. Falou de Vargas (amo esse assunto), post bem feito.
Walt Disney é um maravilhoso. Poucas pessoas sabem da importância dele para a história mundial. Se não me engano, foi nessa mesma viagem pela América do Sul que Disney fez um especial dos países e criou o icônico Zé Carioca! Sem dúvida, a história desse homem faz jus ao legado que ele deixou!
ResponderExcluirhttps://refracaocultural.blogspot.com.br
Ai que legal, não sabia que ele tinha vindo ao Brasil, nem muito menos por isso. Adorei seu texto, bem cativante, nunca é demais aprender coisas novas, bjs!
ResponderExcluirGeente, isso eu realmente não sabia... Na verdade ja tinha lido sobre tal, mas sabe aquela informação superficial ? Você contou taooo perfeitamente, o motivo para vinda deles para cá. Parabéns pelo post😙
ResponderExcluirBeijinhos adocicados,
www.jessicadeyna.com.br
Uaaau que post demais!! Amo curiosidades históricas, está de parabéns o texto está super gostosinho para ler. Adorei!! 👏🏼😍
ResponderExcluirNossa, que demais essa história, não sabia de nada disso, e adorei o jeito que escreveu, pareceu muito a personagem dá Fernanda Souza na escolinha contando as histórias hahahaha
ResponderExcluirAmo de paixão a Disney e o universo criado em torno, e confesso que NUNCA ia imaginar isso aqui no Brasil! E seu post é recheado de detalhes menina, sério, que incrível! Aliás, você é incrível, adoro seus posts <3
ResponderExcluirVocê ja viu o filme Walt Before Disney? Li em algum post ele sendo citado como dicas para o carnaval e aproveitei! hahahaha Adorei o filme tanto quanto o seu post. Um abraço e até mais!
ResponderExcluirQue nostalgia <3 Eu lembro de ter visto um documentário sobre a vinda dele ao Brasil e tinha inclusive trechos dessa animação. Tô gostando de ver a volta dos posts de desenhos históricos :D
ResponderExcluirBeijos,
Pri
www.vintagepri.com.br
MARAVILHOSO o post !! Amei ver as fotos, não sabia que ele tinha vindo ao Brasil. E o legal é ver imagens de um Rio de Janeiro diferente né ? Adorei !
ResponderExcluirNossa que espetáculo! Realmente eu não sabia que já tinha vindo ao Brasil, essas fotos são uma verdadeira relíquia.
ResponderExcluirEu amo muitoooo a historia desse cara, mas não sabia que ela já tinha vindo ao Brasil.
ResponderExcluirEssas fotos estão ilustrando tão bem <3
Ameiiiiiiiii
Menina onde você encontra essas informações?! Eu amei sabe mais sobre a vida de Walt Disney <3
ResponderExcluirNão fazia ideia que ele já passou por aqui e deixou história *-*
Beijinhos e Sucesso!
www.segredosdajuhcosta.com
Recebi do meu irmão esse vídeo do Pato Donald conhecendo o Zé e fiquei toda emotiva. Saudadezinhas desse país abençoado mas esquecido <3
ResponderExcluirAmo seus posts!
A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!
nossa que bacana
ResponderExcluireu nem imaginava isso tudo
muito bom mesmo...
Muito interessante, não sabia que o Walt Disney já tinha gravado cenas e passado pelo Brasil. Adorei saber mais sobre essa histórias, as fotos escolhidas também. Muito bacana! Parabéns pela postagem e blog.
ResponderExcluirGrande beijo,
Páginas incríveis