Receitas caseiras para a Páscoa!

terça-feira, março 14, 2017

Hello sweeties! Hoje estou aqui com mais um post de blogagem coletiva do Vintage & Retrô bloggers que, mesmo sem ser cozinheira de mão cheia ao estilo Palmirinha, queria trazer: receitas caseiras para a Páscoa!
Bom, como sei que a maioria de vocês estão na Quaresma (ou se aproveitando do período para degustar receitinhas que levam peixe ou vegetarianas), resolvi trazer aqui uma receitinha da minha terra para vocês prepararem: a moqueca capixaba! É sucesso garantido!!!!
Antes de qualquer coisa: MOQUECA É SÓ A CAPIXABA, O RESTO É PEIXADA! kkkkkk

Moqueca capixaba

Ainda bem que foto não tem cheiro... 

Gente, a moqueca original e melhor (aceitem isso baianos...) é a capixaba porque é mais leve e não tem itens que, em estômagos sensíveis, causam uma revolução (pra não dizer piriri), como o óleo de dendê e leite de coco. É bem simples de fazer e recomendo o uso da panela de barro, mantém ela mais tempo quentinha e fica mais gostoso, mas dá pra fazer em qualquer panela.

Ingredientes (para 6 porções)

- 1,5 kg de peixe (badejo, robalo, papaterra, dourado, namorado ou cação)
- 3 tomates
- 3 cebolas
- 1 maço de coentro
- 1,5 maço de cebolinha
- 2 dentes de alho picados
- 3 colheres de sopa de azeite
- Urucum (colorau)
- suco de 2 limões
- sal à gosto

Preparo
Coloque as postas de peixe num recipiente e tempere com sal e o suco de limão. Enquanto prepara os outros ingredientes, deixe o peixe marinando na geladeira. Os ingredientes do pirão e os do peixe podem ser preparados juntos. Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Pique as metades em pedaços pequenos. Descasque as cebolas e corte cada uma delas ao meio. Em seguida, apóie cada metade numa tábua e corte em cubos. Lave as folhas de coentro, de cebolinha sob água corrente e seque bem. Pique as ervas. Leve uma panela grande ao fogo baixo e acrescente o azeite e o urucum e deixe aquecer. Em seguida, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Com uma escumadeira, retire metade da cebola e reserve. Adicione metade do tomate picado e mexa bem com uma colher de pau. Em seguida, coloque as postas de peixe sobre a cebola e o tomate. Cubra as postas com a cebola reservada e o tomate restante. Acrescente o coentro, o sal e o caldo de peixe. Tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 a 15 minutos, sem mexer. Verifique os temperos e se o peixe está cozido.

Para o pirão de acompanhamento

Ingredientes

- 3,5 xícaras de chá de farinha de mandioca
- 600 ml do caldo do peixe
- meio maço de coentro picado
- meia cebola picada
- 1 tomate picado
- Urucum
- 30 ml de óleo
- sal à gosto

Preparo

Numa panela média, leve o urucum e o óleo ao fogo baixo. Quando aquecer (cuidado que colorau queima rápido), adicione a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o tomate e refogue por 1 minuto. Junte o caldo do peixe e os demais temperos e deixe ferver. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo sem parar para não empelotar. Veja se precisa de mais tempeiros e sirva bem quente!

Podemos começar a comer?!



Uma receitinha extra: moqueca de banana da terra

Algumas pessoas aproveitam o embalo da moqueca para servir junto com a própria e o pirão, uma mini moqueca feita com banana da terra. Então, segue a receita:

Ingredientes

- 3 tomates picados e sem semente
- 1 cebola média
- 1/2 molho de salsa
- 1/2 cebolinha
- 1/2 molho de coentro
- 2 a 3 bananas da terra picadas em rodelas
- 1 colher (sopa) coloral
- Sal e alho a gosto
- Azeite
- 2 copos (100 ml) de água

Preparo

Esquenta a panela, coloca o azeite e bota o sal, o alho e a cebola para dourar. Em seguida, coloca o colorau e joga o tomate e os temperos. Deixa ferver um pouco e, depois, coloca a água. Deixar cozinhando até os temperos dissolverem e o molho engrossar. Por último, joga a banana. Quando ferver, prova o sal e deixa cozinhando por, no máximo, 15 minutos. Está pronto pra devorar com o resto.

Bom, espero que vocês curtem essa iguaria da minha terra e até a próxima!



  • Share:

Você pode gostar de:

10 comentários

  1. Ja guardei as receitas da moquecas. A pascoa ja esta a bater a porta, e este ano estou com vontade de mudar =)

    bj
    *seguindo o blog*
    O meu blogFanPageInstagramTwitterCanal no Youtube

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o costume de fazer moqueca de peixe na semana santa , mas gosto de cozinhar no leite de coco e também gosto de colocar umas gotinhas de azeite de dendê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sorry, mas aí não é moqueca kkkkkkkkkkkkkkkk. Moqueca não vai leite de coco e nem azeite de dendê, aí é a peixada baiana rsrsrsrs
      bjs e valeu pela visita :)

      Excluir
  3. Gostei muito da sua receita e não sabia dessa diferença entre peixada e muqueca, aqui em casa falamos moqueca e minha mãe faz com leite de coco haha. Eu não como nenhum tipo de carne, então vou mostrar para os meus pais a sua receita, eles adoram peixes assim

    ResponderExcluir
  4. Amo a moqueca capixaba é a melhor com certeza vamos fazer na pascoa aqui em casa!

    ResponderExcluir
  5. Amei as receitas!Nunca experimentei a moqueca capixaba então nem vou comparar mas ao meu paladar a baiana super me satisfaz mas fiquei curiosa para experimentar!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Estava procurando mesmo uma receita de moqueca para fazer! De fato, já fui a Vitória e adorei a moqueca de lá. Mas ainda não conheço a Bahia. E essa receita extra de moqueca de banana? Nunca ouvi falar! Adorei! Adoro banana.

    ResponderExcluir
  7. Amo muquecas ,gostei vou testar a receita .

    ResponderExcluir
  8. Essa moqueca de banana da terra deve ser maravilhosaaaaaaa. Vou testar

    ResponderExcluir
  9. Nossa, essa moqueca parece deliciosa, muito boa mesmo! Direto vejo fazendo no masterchef rsrs e parece que sobe um cheiro aqui em casa só na imaginação. Bom saber como faz! Via na tv e morria de vontade, agora isso acaba de vez. Obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir