5 Mulheres inspiradoras

domingo, março 05, 2017



Hello sweeties! Enfim chegamos a março e esse é o mês de nós mulheres!!! Pensando nisso, o grupo Vintage & Retrô bloggers lançou essa tag maravilhosa para dedicarmos às mulheres que nos inspiram como verdadeiros exemplos de vida! Bom, confesso a vocês que não sou feminista, e os motivos são tantos que acho que este post perderia o sentido aqui, pois seria uma polêmica desnecessária (quem sabe para outro post, caso queiram saber...)... Mas queria deixar aqui que mulheres vem se destacando no mundo desde a antiguidade e algumas dessas marcaram muito minha maneira de ser e pensar! E vou dedicar este espaço a elas!

Claro, antes de falar de figuras ilustres e conhecidas (outras nem tanto...), gostaria de dedicar antes à inspiração maior que foi a minha própria mãe! Vocês acham que é fácil criar três filhos abdicando suas vontades? Eu não tenho filhos mas sei que isso é dureza... Então mocinhas, valorizem o trabalho de suas mães!

1. Ayn Rand (1905-1982)

É incrível que as mulheres não exaltem essa mulher, porque a história de vida feitos dela são sensacionais! Nascida Alisa Zinov'yevna Rozebaum, Ayn foi escritora, dramaturga, roteirista e filosofa, é a mãe do Objetivismo e autora dos romances muito influentes na cultura americana, como A nascente (The Fountainhead) e A revolta de Atlas (Atlas shrugged).
Acho que a história dela deveria pelo menos fazer o Trump pensar um pouquinho mais com calma na política de imogração, pois ela, sendo nascida na Rússia, é até hoje uma voz tão influente na política e filosofia norte americana que ele deveria ver, mais como nunca, que aquele país foi feito de sua estrutura física e filosófica... De imigrantes como ela! Vale à pena aprender mais sobre ela e ler seus livros, uma mulher de fibra!

"Todo mundo tem direito de tomar suas próprias decisões, mas ninguém tem o direito de forçar sua decisão aos demais"

2. Hannah Arendt (1906-1975)

Acho que os textos dela foram um divisor de águas na minha vida! Me fez ter uma nova visão de mundo e de história e agradeço muito ao professor que me fez ter contato com o primeiro livro que li dela! Para quem não conhece (Ah! Tem filme sobre ela e super recomendo!!!), Hannah Arendt foi uma filosofa política (embora ela não gostasse de ser taxada disto kkk) e uma das mentes mais influentes do século XX. Perseguida pelo regime nazista e apátrida, é mais uma imigrante que ganhou cidadania americana, onde era jornalista e professora universitária. Suas teorias sobre o Totalitarismo, monopólio da violência, filosofia existencial e sua reivindicação da discussão política livre fazem com que qualquer discussão sobre contemporaneidade seja fundamental!!!
"Sob uma tirania, é muito mais fácil agir do que pensar"

3. Coco Chanel (1883-1971)

Sei que a história dela tem muitas páginas negras (um dia entro em detalhes aqui rs), mas eu simplesmente amo a Coco! A gente sempre tem que se perguntar também com relação aos seus babados que, se fosse um homem, tudo o que ele teria feito seria relevado ou até esquecido, afinal, faz partes dos negócios ser um pouco agressivo às vezes, é a "testosterona" né. O fato é que, Gabrielle Chanel fez o que fez porque acreditava com todas as suas forças no seu sonho, que hoje em dia podemos admirar (porque comprar... Já é outra história)... Nós mulheres devemos ser eternamente gratas a ela, porque ela transformou a moda e o estilo em algo simples e elegante... E que não significava um martírio cheio de laços e rendas e super apertado por um espartilho... Já fiz uma mini bio dela no passado bem passado do blog (link aqui), então, vou me resumir somente a falar que ela é simplesmente eleita uma das 100 pessoas mais importantes da história do século XX, mostrando que moda vai além de frivolidade, é atitude, é opinião, é arte!

"Para ser insubstituível, você precisa ser diferente"

4. Clara Bow (1905-1965)

Pra ninguém assustar porque Clara Bow, que eu seeeeeempre falo, tenho página dedicada e tudo mais, está no quarto lugar... Quero deixar claro que não estou colocando em forma de ranking, tadas eu admiro da mesma forma rsrsrs... Enfim, Clara Bow, pra mim, não é só uma inspiração de estilo, é de vida e atitude! A verdadeira It girl de todos os tempos foi sem dúvida (e sem querer puxar a sardinha) uma das maiores atrizes do cinema pre-code... Ouso dizer que maior até que Greta Garbo! Sua forma de atuar era algo bruto e natural, infelizmente surgido em uma época onde as coisas no cinema ainda eram muito artificiais. O talento dela para atuação, em boas mãos hoje em dia, com certeza lhe renderia um Oscar. Numa época em que o cinema era preto e branco, e mudo, Clara Bow conseguia dizer tudo aquilo que ela queria transmitir com uma perfeição de dar inveja... Fazer cinema mudo não era moleza, dizer o que você quer falar sem abrir a boca é para poucos. Além das telonas, Clara também era um exemplo de atitude, sempre dizendo e fazendo o que pensava sem pedir opinião e sem querer agradar, algo que foi bom e ruim também pra ela... Mas admiro demais a ousadia que ela tinha! Também já fiz a Bio dela pra quem quiser conhecer melhor minha diva (link aqui).

"Sou a grande aberração porque sou eu mesma"

5. Bessie Smith (1894-1937)

Essa mulher se tornou uma inspiração na minha vida desde que vi a série biográfica que a HBO fez sobre ela (um parabéns aqui para Queen Latifah!)! A Imperatriz do blues tem uma história de vida muito sofrida, e dá pra sentir toda a dor e sofrimento em cada nota de suas músicas que, aliás, são maravilhosas!!! Uma pessoa que sobreviveu as dificuldades da pobreza e segregação, consegue alcançar o estrelato e seu título de imperatriz... Mas aí vem a crise de 29 e vai parar novamente no quase anonimato, cantando em bares de bebida ilegal... Mesmo assim estava conseguindo retornar ao sucesso junto com os monstros da Era do swing, mas perdeu a vida num trágico acidente de carro... É uma história de luta e sofrimento, mas de uma contribuição maravilhosa para a música!
Uma história curiosa sobre a morte dela: na época em que Bessie morreu, seus amigos não conseguiram pagar por uma lápide, e seu túmulo ficou assim até 1970, quando Janis Joplin e Juanita Green, que havia sido empregada doméstica de Bessie quando era criança, pagaram por uma. Recomendo a todos vocês a ouvirem no mínimo 3 músicas dela: Downhearted blues, St. Louis blues e Empty bed blues.

"É uma longa e velha estrada, mas eu sei que irei achar o fim"


Bom, espero que tenham curtido as minhas inspirações! Um feliz dia para nós mulheres e... Até a próxima!



  • Share:

Você pode gostar de:

41 comentários

  1. Adoreeeeei o post, realmente não conhecia muito desas mulheres que você citou, mas é sempre importante saber mais sobre mulheres que fizeram história. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que posts assim são bons por isso Gabriela, a gente sempre acaba conhecendo um pouco mais de pessoas que de alguma forma contribuíram para o que somos e muitas vezes a gente nem sabe!
      Obrigada e valeu pela visita :)

      Excluir
  2. Nossa, que post incrível! Eu amei conhecer um pouco mais sobre essas mulheres! (=
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina
      Fico feliz que tenha curtido o post!
      E valeu pela visita :)

      Excluir
  3. Olá! Menina, adorei as histórias das mulheres inspiradoras. A Coco Channel eu já acompanhava algo dela. Foi uma mulher à frente do seu tempo, e deixou um belo legado para nós. Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente Coco fez muito mais por nós que só mudar parâmetros da moda, uma pioneira!
      bjs e valeu pela visita :)

      Excluir
  4. Boa tarde, dessa lista conhecia apenas a história da Coco.
    Foram sem dúvida mulheres destemidas, que marcaram seu tempo e são lembradas até hoje!

    Beijos
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara!
      Com certeza todas elas merecem ser lembradas!!!
      bjs e valeu pela visita :)

      Excluir
  5. "Para ser insubstituível, você precisa ser diferente". Coco já sabia dos paranauês!
    Maravilhooooooosas essas mulheres, parabéns pelo post. Amei o blog ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayama!
      Com certeza a Coco manjava, uma mulher à frente de seu tempo!!!
      bjs e valeu pela visita <3

      Excluir
  6. Olá!
    Desta lista eu só conhecia a Coco Chanel. Sempre achei que a vida dela era fácil por causa do sucesso no ramo da beleza (aqueles preconceitos que temos quando criança e desconstruímos depois de um tempo). Depois eu pesquisei mais sobre ela e fiquei encantada com a história da mulher! Não conhecia as outras, mas já vou pesquisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Com certeza a vida da Coco não foi nem um pouco fácil, tem um livro ótimo sobre ela, Dormindo com o inimigo: a guerra secreta de Coco Chanel... Ótimo!
      Bls e valeu pela visita :)

      Excluir
  7. Que post legal! Mulheres são fortes! Algumas nunca tinha ouvido falar, mas adoro a Coco Chanel, adoro moda essas coisas...

    ResponderExcluir
  8. oooi, eu adorei o post, conhecer a história dessas mulheres inspiradoras. A única que eu já tinha ouvido falar é a Coco Chanel mas não sabia quase nada da historia dela.

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha curtido o post! Se você quiser conhecer um pouco mais da história dela, recomendo o livro Dormindo com o inimigo: a guerra secreta de Coco Chanel... É tipo uma biografia não autorizada... Muito bom!

      bjs e valeu pela visita!

      Excluir
  9. Amei ! Nossa mulheres inspiradoras só tinha ouvido falar da Coco mesmo curti a leitura
    Feliz Dia internacional da Mulher bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, Inajara.
    Adorei o post e suas inspirações, confesso que uma o outra eu não conhecia, e amei ter lido sobre tais. Minha "rainha" é a Montessori, espero me tornar tão boa quanto ela futuramente (visando o campo da pedagogia), me inspiro nela cada vez que estou dentro de uma sala de aula.

    Parabéns pelo post!!!
    Beijinhos adocicados 💜

    ResponderExcluir
  11. Muito legal seu post, confesso que não conhecia algumas dessas mulheres, mas é sempre bom ler sobre as mulheres que fizeram a diferença. Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ver essa lista e é gratificante saber que existem heroínas como essas mulheres, que com certeza foram mulheres a frente do seu próprio tempo e contribuíram - e muito - pro movimento feminista atual.

    ResponderExcluir
  13. O que dizer desse teu post tão lindo e maravilhoso? Amo ver as inspirações das pessoas quando se trata do assunto mulher, porque GENTE, que coisa linda!! Coco e Clara são meus xodós supremos dessa lista, principalmente a Coco que tem seu lado obscuro

    ResponderExcluir
  14. Dessas todas só conhecia a Coco, que também admiro de mais, mas em grande parte por sermos colegas de profissão.
    Admiro toda a coragem que ela teve de ir contra as tradições e tornar a mulher livre em suas vestimentas.

    ResponderExcluir
  15. Inajara, que texto magnífico! Achei muito interessante, de verdade. Senti algo muito bom ao ler e sua escrita e forma de se expressar, me passou muita inteligência. Parabéns pelo post e parabéns pelo dia da mulher, que é todo dia!
    Estou seguindo seu blog.

    www.blogrememberdecember.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Noooossa que post MARAVILHOOOOSO!! SO TEMOS MULHERES MARAVILHOSAS AI SEM DÚVIDAS!!!
    Amei de mais ter lido sobre já conhecia elas por fotos mas ouvido falar assim sobre tudo que elas passaram não! Achei icrivel a forma que você falou delas, mulher vc escreve bem pra caramba �� amei o post arrasooou

    ResponderExcluir
  17. Que texto esplêndido! Adorei cada palavra contida nele e sou imensamente fã da Coco Chanel e da Clara Bow, acabo de conhecer as outras e já me inspiram de algum forma. Arrasou, belo post. E com certeza, não devemos nos esquecer das nossas, essas sim merecem toda a nossa admiração <3
    Beijos, sucesso ♥

    ResponderExcluir
  18. Post simplesmente perfeito!!! Eu nao conhecia tres dessas mulheres e, me encantei com elas!!!! Parabens post muito bem feito e destacando mulheres maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir
  19. Que post, estou encantada. Que mulheres inspiradoras, acho que a história delas deveriam ser divulgada mais, porque muitas delas eu não conhecia. E mulheres como essas merecem ser lembradas. Beijoos ❤️❤️

    ResponderExcluir
  20. Nossa muito legal o post, eu só conhecia a história dá coco , mas amei conhecer as outras. Nesse mês dá mulher acabamos nos dedicando mais a história e isso é muito bom. Conhecimento nunca é demais. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Já dizia a letra da música: "Ê Ê ê mulheres no comando, mulheres no poder!" Mulheres são batalhadoras. Adorei o post❤

    ResponderExcluir
  22. Que post incrível, adorei saber um pouco sobre as histórias dessas mulheres inspiradoras!

    ResponderExcluir
  23. Coco Chanel! ♥ As páginas negras da sua história são bem compreensíveis quando você para pra entender o porquê ela fez tudo que fez (pelo menos no livro que eu li, eu senti empatia pelo que foi relatado), e apesar de não concordar com esse episódio específico, até nisso ela se mostrou uma mulher de personalidade muito forte. E isso é admirável.

    ResponderExcluir
  24. Nossa mulher, que postagem maravilhosa! Cheia de mulheres muito fortes, que nos servem de inspiração com certeza! Amei saber um pouco mais sobre elas, obrigada! Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Seu post foi muito informativo, parabéns!
    Algumas eu não conhecia e já quero assistir a série da HBO sobre a Bessie Smith.

    -----
    https://byangelitude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu já tinha ouvido falar dessas personagens antes, mas nunca tinha parado pra ler mais a respeito. Contribuíram muito para a história, é verdade. Mas você ta certa em dedicar primeiro à sua mãe, sei como é, minha mãe também batalhou sozinha pra me criar e sei como isso é difícil.
    Ah, também não sou feminista, hahaha. Você não está só.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Que post espetacular, que mulheres maravilhosas!
    Tenho visto esta tag em alguns blogs e até agora a sua foi a minha preferida (os outros que não se zanguem comigo, eheh)
    Beijos!

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  28. Poxa, quantas personalidades femininas importantes e eu só conhecia a Coco Chanel. Sei que ela teve lá algumas polêmicas durante a sua vida, mas é uma mulher de se admirar mesmo. Aliás, todas essas grandes mulheres desse post tiveram um papel importante na história e merecem ser lembradas! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  29. Quanta mulher de grande personalidade! Adorei sua lista ina. Me interessei pela historia da Bessie Smith, não havia lido nada a respeito dela. Eu gosto muito de ler sobre personalidade negras, principalmente mulheres. Como sempre, post impecável.

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  30. Nossa, não conhecia quase ninguém... Que bom conhecer um pouco mais sobre mulheres e foram e são, tão importantes para a nossa história, Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  31. Como é bom conhecer blogs assim! Amei as histórias dessas mulheres, mulheres que nos inspiram! Beijos...

    http://lina.gerdulinarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
  32. Só mulheres fodas nessa seleção, cada uma com seu potencial.
    Beijos
    https://cherrycriis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir