Moda Harajuku : Decora

terça-feira, fevereiro 07, 2017

Hello sweeties! Cá estou voltando com meu esforço de explicar e trazer ao conhecimento de vocês todas as ramificações da moda de rua japonesa, que tem mais de Vintage e Geek do que a gente imagina! Hoje venho trazer um estilo que muitos não compreendem (incluindo euzinha) mas que é super interessante: o Decora! Em termos de estilo, o Decora, na minha opinião, é o que permite a maior criatividade e ousadia por parte dos adeptos!

Mas primeiro, é melhor entender o significado da palavra né?! Bom, Decora vem de "decorative" (decoração), ou seja, o foco e base desse estilo são os acessórios, muitos e muitos acessórios! Mas não é só andar entulhada de pulseiras, cordões e afins... O estilo Decora exige uma harmonia nos apetrechos, mesmo que, aos olhos leigos, pareça uma coisa sem sentido. O que define se um visual é Decora é a harmonia de cores, de elementos que compõem o look.

Acho que dá pra perceber que não é um estilo fácil de se adotar, e nem falo pelo estranhamento que as pessoas vão ter... Mas saber harmonizar camadas de acessórios com roupa não é brincadeira...


Apesar de atualmente estar em declínio no Japão (muitos falam que na verdade ela foi englobada no estilo Fairy Kei), a moda Decora cada vez mais ganha adeptos ao redor do mundo.
Assim como as lolitas, também existe nesse estilo subdivisões, pelo menos quatro mais famosas, vamos a elas?

1. Decora Fruits

Esse é o look mais famoso das Decoras. Fruits é em homenagem a revista de mesmo nome que tornou o estilo famoso, publicando muitas fotos das pessoas adeptas circulando por Harajuku. As fruits usam o máximo de cores possíveis e são as que menos se importam com a harmonização de acessórios... Embora ela ainda esteja lá rsrsr



2. Decololi

Este é uma fusão do estilo lolita com o estilo Decora. Tem a base da vestimenta lolita (saia / vestido bufante + sapato boneca) e as inúmeras camadas de acessórios fofinhos. Geralmente a paleta de cores utilizada são os tons pastéis e candy colors.



3. Dark Decora

Usam como base roupas pretas misturadas com branco. No quesito acessórios, geralmente usam acessórios com personagens mais macabros, como o gloomy bear.



4. Pink decora

Na verdade, esse segue o mesmo princípio, se você leu no estilo lolita, do Kuro/Shiro lolita: usar uma cor como base para todo o look. No caso, pink decora é o look tendo como base o rosa (dã).



5. Rainbow decora

Esse é bem parecido com o fruits, só que busca uma maior harmonização dos acessórios. Basicamente o rainbow decora é você ser um "arco-íris ambulante"! Quanto mais cores melhor, mas sempre com organização!




Links de lojas Decora de qualidade

Tokidoki (link aqui)
Minky shop (link aqui)
Creamii candy (link aqui)
Cutesy kink (link aqui)
Storenvy (link aqui)


Bom, espero que tenham curtido o post e até a próxima! XOXO

  • Share:

Você pode gostar de:

26 comentários

  1. Eu acho divertido esse estilo Pink Decora embora seja um pouco extravagante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é bem extravagante... Haja coragem (e dinheiro) pra tanto acessório rsrsrsrs

      Excluir
  2. Oi Inajara,
    Primeiro, parabéns pelo blog. Lindíssimo!
    Segundo, não conhecia o nome desta modinha de rua do Japão e nem que tinha ramificações. Me lembrou um pouco a moda Lolita, que é mais do que moda, é um estilo de vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha curtido meu blog! A moda Decora não é tão famosa quanto as outras, mas acho ela bem legal, embora seja bem difícil de se adotar. Realmente lembra a moda Lolita em algumas coisas, porque tanto a Decora tem sua mistura com as Lolitas (Decololi), que fica meio que um meio termo entre os dois estilos rsr

      Excluir
  3. Oie, tudo bom? Acho esse estilo bem divertido e diferente, não sabia que era esse o nome, achei bem interessante. Não usaria todos os acessórios e todas as cores juntas, mas o estilo é bem legal! Lembra mesmo as Lolitas
    beijão
    http://otomescriativas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? vou ser bem sincera, eu achei a coisa mais bizarra que eu ja vi kkkkkk Acho muito legal de ver, de saber dessa cultura, de como as pessoas não tem vergonha de andar na rua sem ligar para a opnião dos outros, mas eu não gostaria de me vestir assim, o máximo que eu já me vesti, foi fazer um cosplay de um anime e ir à um evento de animes kk
    Beijosss
    gabrielavenuto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?
    Eu já tinha visto algumas imagens dessas, mas não sabia que era um estilo.
    Gostei do post, me esclareceu bastante sobre a cultura deles de certa forma.
    Apesar disso acho que essa moda não é muito usual né?! Muito difícil.
    beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Inajara, tudo bem?
    Primeiramente um minuto se silêncio pra esse blog maravilhoso.
    Agora falando do post, eu não conhecia essa moda não. Confesso que, para mim, é bem difícil usar uma moda assim kkkkkkk
    Mas o que você disse ali em cima é realmente incrível: quando você olha de primeira parece algo bagunçado, mas se você parar pra perceber as cores realmente tem uma harmonia, cara. Muito louco

    Amei tudo por aqui, muito sucesso pra você!

    Beijos, Malu
    http://fabulousmake.com.br/index.html

    ResponderExcluir
  7. Achei muito extravagante e eu, particularmente, não usaria... Nada contra quem usa, é ate legal de ver. Mas não em mim, rs.

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não usaria esses estilos pois não combina com a minha entretanto eu acho muito interessante, divertido, diferente. E adoro ver os posts que traz uma realidade que não é minha, é como se eu estivesse um pouco nesse lugar.
    Parabéns pelo post!
    bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  9. Noosa! Que diferente! Achei alguns looks super fofos tipo o Decololi e o rainbow, mas para falar a verdade foge muito do meu perfil (e olha que eu AMO cores) haha Mas foi legal para conhecer!

    ResponderExcluir
  10. Oi Inajara!

    Tenho 3 filhos e tenho que te confessar que adoraria ter uma menininha só para usar e abusar desse estilo com ela, no cabelo, nas roupas, nos acessórios... ia ser muito divertido!
    Adorei seu post! <3

    Nathy www.ocaosfeminino.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho uma gracinha esse estilo, as roupas tem um toque divertido, mas confesso que mesmo achando legal eu não conseguiria me vestir assim sem me sentir estranha. Sabe aquela história, fica legal nos outros não em mim

    ResponderExcluir
  12. Eu acho lindo o estilo Decololi meu favorito com certeza, gosto dos mais fofos e essas cores candys achei ótimo. Foge totalmente do meu estilo, mas adorei conhecer. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. Acho que não saberia usar e nem teria coragem! hahaha Mas as vestimentas são super divertidas e bem características do japão mesmo. Talvez em um evento de cosplay e etc, pudesse até ser! Mas acho que não combina muito cmg. Muito legal o post, beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Engraçado que eu achava que esse estilo era comum a todos do Japão. Claro que eu nunca teria coragem de usar, pois sou mais de me arrumar da maneira mais simples possível e não sei como seria se aqui no Brasil o pessoal resolvesse usar. O estilo parece diferente e bem divertido.


    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  15. Oiee! Gostei muito do post, eu não entendo quase nada de moda ou estilo no Japão mas sempre que me deparo com o estilo das japonesas fico encantada porque lá elas são mais ousadas na hora de se vestir, parece que usam o que querem e ninguém fica julgando muito. rs
    Provavelmente eu não usaria roupas nesse estilo mas acho que ele é super colorido e divertido! :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Não conheço muita coisa da cultura japonesa,mas ja vi pessoas vestidas assim em eventos gamers e de cospley,não sabia que este estilo tinha um nome em especifico, mas gostei bastante de saber um pouco mais sobre isso,é sempre bom conhecermos mais sobre a cultura de outro pais,e tenho que confessar que achei o "Decora" carregado demais para meu gostoso,mas pelo que pude ver essa é intenção, e destes cinco que você apresentou o que mais gostei foi o Dark,hahah amo um preto,e adorei o post

    ResponderExcluir
  17. Oiii! Amei o estilo Decololi, se eu fosse para o Japão com certeza seria desse estilo! Mais meiga, rosinha, bem fofinha rs! É bom ver esses posts e conhecer o estilo do Brasil a fora, seguimos tanto a regra de short,regata, make não tão decorada, que quanto vemos esses outros estilos ficamos apaixonadas, não é mesmo? Ameiiii o post! Beijos ❤

    ResponderExcluir
  18. Oie! Adoro o teu blog!
    Achei super interessante o seu post, eu só conhecia as Lolitas até então, não fazia ideia dessas outras subdivisões, acho muito legal quem segue esse estilo, mas acho que não teria coragem de me aventurar nele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Cresci vendo anime e em alguns mostrava a moda harajuku, mas nunca pensei que na vida real iria ter algo assim. Eu não usaria, mas eu acho bem interessante e bem alegre. Como ficar emburrada perto de alguém tão colorido?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. Lendo esse post meu deu saudades dos tempos de adolescência, da época em que fazia cosplay, que ia para eventos. Eu era feliz e não sabia.
    Pois bem, agora a moda Japonesa está um pouquinho diferente, conforme percebi no seu post, do que eu estava acostumada kkkk. Mas eu sempre gostei do estilo Lolita, então dos "decora" apresentados, eu curti mais o decololi.

    Gostei do seu espaço, e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo bem?

    Lembro que quando tentei seguir Gyaru tinha um estilo dentro parecido com esse. Acho bem divertido as cores e as roupas, mas eu não usaria parece ser bem quente ah ah

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Muito louca essa moda de Harajuko!
    Bem divertido para soltar a imaginação e usar aquilo que elas não podem no dia-dia!
    Mas acho que as japas de lá são mais lokinhas que as japas daqui, hahah eu sou mais contida.
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderExcluir
  23. Menina, adorei o seu blog! <3 Eu sonho visitar um lugar desses só pra ver essa moda! É muita criatividade! Confesso que não é do meu gosto pessoal andar tããão enfeitada, mas acho incrível essa liberdade de expressão em vestuário! Beijão <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gente eu não conhecia essa moda, aliás conheço muito pouco sobre culturas de ruas japonesas, sei pouco sobre a lolita. Ina achei bem ousada sair com todos esse adereços e adesivos no rosto e corpo rsrs achei muito fofa a decololi *__*

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir