A Disney na Segunda Guerra!

quarta-feira, fevereiro 01, 2017

Hello sweeties! Hoje quero trazer um tema que adoro tanto que foi parte do tema de minha monografia na graduação: a participação da Disney na Segunda Guerra (tema legal pra uma mono não?!). Poucos sabem disso mas o reino mágico de filmes e parques que a gente sonha passou bem perto de não existir! E tudo isso ficou em jogo justamente num dos momentos mais cruciais da história da humanidade: A segunda Guerra Mundial

Ilustração de 1942 da revista Coronet Magazine, onde Pato Donald, fuzileiro naval, conduz os personagens Disney para o front. Na mão de Donald, uma caneta e uma espada, mostrando que a caneta dos ilustradores seria mais uma arma na guerra!

Sabe a história da Disney é bem problemática e cheia de revezes que dariam em si uma série ao estilo House of cards, com intrigas, espionagem, conflitos e tudo mais. E pra entender direitinho a entrada da Disney na guerra, é preciso voltar um pouquinho e contar o que tava rolando, mas vou tentar ser breve rsrs.

Bom, Walt Disney, antes de um gênio que nos proporcionou um mundo fantástico sem precedentes, era um chefe detestável e que desconhecia uma coisa chamada "direitos do trabalhador" e no início dos anos 40 enfrentou uma das coisas que se tornaram o pesadelo de todos os estúdios da época: os sindicatos. Muita gente não entende porque os sindicatos eram o pesadelo nesse período, porque acham que é alguma coisa ideológica, medo de comunismo e tal... Mas ia mais além, afinal, muitos dos sindicatos dessa época, principalmente os de estúdios de cinema, eram controlados por chefes da máfia!
Bom, no final dos anos 30, os trabalhadores americanos, após anos de longa crise (crise de 29 não foi uma marolinha...), passaram a exigir mais segurança no trabalho e melhores condições, e no mundo dos animadores isso não foi diferente. No início dos anos 40, a onda das greves e sindicalização dos departamentos já havia atingido os principais estúdios, e o próximo alvo à vista era a Walt Disney Studios. Nesse período, os salários dos animadores eram horríveis, os funcionários eram pouco valorizados (principalmente as mulheres), e as condições de trabalho eram extremamente puxadas. Insatisfeitos, os trabalhadores da Disney aderiu ao sindicato e, após a demissão de Arthur Babbitt, artista e fomentador das "agitações", o clima azedou ainda mais na "família Disney". Isso só significou uma coisa: greve!

Greve dos trabalhadores da Disney em 1941... Gente, artistas em greve = cartazes super legais! kkkkk

Acontece que a Disney vinha amargando sérias perdas de audiência, fracassos nas bilheterias, como Fantasia e Pinóquio (pois é, hoje em dia considerados obras primas, mas na época foram fracasso e receberam muitas críticas negativas) e, consequentemente, perda de dinheiro,  isso somado com mais da metade dos seus artistas em greve, os prejuízos começaram a pesar na casa. Walt, decepcionado com seus funcionários, fugiu para a América do Sul (isso é uma bela história também, mas pra outra hora rs), e seu irmão, bem menos paranoico com conspirações comunistas, resolveu a greve, concedendo boa parte das reivindicações, o que por um lado era bom porque perder artistas do calibre que eles tinham era uma tragédia mas... Os cofres da casa estavam cada vez mais vazios e a situação estava no alerta vermelho... Até que... BUM! Pearl Harbor e os Estados Unidos entram oficialmente para a Segunda Guerra Mundial!
De primeira, Walt não estava nem aí pro que estava acontecendo, até que sutilmente o exército "solicitar" metade do estúdio para tropas antiaéreas. De primeira ele ficou bem revoltado mas logo o sua sagacidade voltou ao normal e entrou em contato com os órgãos do governo para a produção de desenhos para instrução de tropas... Assim matando dois coelhos com uma pancada só: tirando o estúdio da crise financeira, ficando bem com o governo e ainda saindo com fama de nacionalistas.
Essa parceria Disney/Governo rendeu uma boa quantidade de materiais variados, de desenhos, a cartilhas, comerciais, escudos de companhias e também noose art de aviões!
E é isso que gostaria de compartilhar com vocês, um pouco da produção artística da Disney nesse período, que tem desenhos que ganharam Oscar na época e tem verdadeiras pérolas que dão até medo, como o desenho Hitler's children
Alguns dos desenhos feitos pela Disney para serem usados como patches no uniformes de companias e batalhões da marinha e exército (ainda não existia aeronáutica, é sempre bom lembrar rs)

Certificados de bônus de guerra do Tesouro americano com estampas da Disney de 1944

Capa de livro de treinamento para a força aérea sobre os princípios básicos de voar em tempo frio 

Cartazes de guerra da Disney 

Para quem gosta de desenhos, esses são alguns que você encontra no Youtube, infelizmente nem todos são legendados, mas pelo menos dá pra entender bem a mensagem que querem passar... Uma curiosidade: nenhum dos desenhos da Disney voltados para a guerra tem o Mickey como protagonista, exigência de Walt Disney que via o ratinho como simbolo de pureza e inocência... Logo, quem ficou com o cargo de liderar nos desenhos foi o Pato Donald!

Hitler's children: a educação para a morte (detalhe: esse desenho foi banido na época por ser considerado pesado demais)

Der fuehrer's face, ganhador do Oscar de melhor animação em 1942 

Reason and emotion (me lembra muito Divertidamente)

Commando Duck 

The Spirit of 43'

Bom, espero que tenham curtido o post e até a próxima!

  • Share:

Você pode gostar de:

36 comentários

  1. Poxa, que interessante! Eu adoro a Disney e gostei muito de ter estudado sobre a Segunda Guerra no colégio (gosto muito de ver filmes sobre o assunto, inclusive), mas apesar de conhecer o famoso desenho do Pato Donald, não fazia ideia da ~participação~ do Estúdio e também não sabia dessa greve dos sindicatos. É engraçado como as coisas vão se ligando, não é mesmo? Parabéns pela postagem <3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Victória, muits gente não conhece a briga que os estúdios de Hollywood tiveram que travar contra os sindicatos e também os interesses da Disney de vender desenhos como propaganda de guerra pra fugir da falência... Nem tudo é idealismo quando se trata de Hollywood, na maioria das vezes é só dinheiro mesmo kkkkk

      Excluir
  2. Nossa! Fiquei completamente interessada nessa história, inclusive irei assistir todos os vídeos sobre.
    Jamais imaginei que isso aconteceu um dia, fiquei muito intrigada sobre os desenhos da Disney serem usados como patches, que coisa mais louca! Jamais imaginei que o Pato Donald tivesse "participado" da segunda guerra haha. Interessantíssima sua postagem!

    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a história e os materiais dessa época são riquíssimos, sou apaixonada por isso rsrsrs... Se quiser saber mais, posso indicar uns livros sobre o tema, infelizmente a maioria está em inglês, mas existem dois em português

      Excluir
  3. Vou confessar que quando abri o post duvidei que me interessaria.. Agora já quero saber a história completa kkkk Não sabia de nada do que foi falado, mas é muito interessante! Amei!! Parabéns..

    ResponderExcluir
  4. Interessante seu post, eu não vejo muito desenhos da Disney mas agora fiquei interessada, quero conhecer mais sobre essa história e vou assistir todos os vídeos pra saber mais !

    ResponderExcluir
  5. Fiquei simplesmente apaixonada por esse post. Muito legal e curioso esse passado da Disney, e tu contou de uma forma tão leve que ficou muito gostoso. Inclusive, fiquei até movitava para pesquisar mais sobre o assunto. PARABÉNS PELA MATÉRIA, tua monografia deve ter sido um sucesso. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido! Bom ,tento explicar a história de uma forma que não fique parecendo sala de aula... Aprender de forma mais divertida né rsrsrs. Quanto minha mono... Bom, não sei se foi sucesso, mas pelo menos tirei 10 kkkkkkk

      Excluir
  6. Quando penso em blog, penso em curiosidades, em conteúdo original e irreverente. Não posso expressar o quanto eu gostei desse post. Apesar de eu já ter lido sobre esse passado da Disney, eu gostei da forma com o qual você se expressou. Eu adoro quando as pessoas não são óbvias e escolhem temas diferentes para a monografia. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, fico feliz que tenha curtido! Tento sempre trazer temas interessantes de história que me fascinavam enquanto faço minhas pesquisas acadêmicas, principalmente relativas a cinema e desenhos animados rsrs

      Excluir
  7. Que interessante!! Amei conhecer um pouco mais sobre a Disney, que eu sou fascinada. Achei o conteúdo do post magnifico, por trazer uma coisa que eu nunca tinha lido sobre. Arrasou na escolha do tema. Muito bom. Parabéns!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, que riqueza de informação!!!! Eu não sabia muito sobre isso, apesar de sempre ter sido apaixonada pela Disney e por tudo o que lançam, nunca imaginei que esse tanto de coisas tinha acontecido! Com toda certeza vou assistir esses desenhos, adorei as indicações!

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Que riqueza de informação, sério! Durante toda a minha vida eu acompanhei a Disney e fui apaixonada por esse mundo, mas nunca imaginei que esse tanto de coisa poderia ter acontecido! E com certeza vou assistir esses desenhos, sempre gostei de estudar sobre a época das guerras e etc..

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  10. Walt Disney e suas histórias são sempre sensacionais e rica em informações. Nunca tinha visto estas e adorei as ilustrações e desenhos. E como apaixonada por Disney, vou assistir.

    ResponderExcluir
  11. Ina, quanta informação bacana. Jamais imaginei que a Disney tivesse tido uma participação na Guerra. Adoro estudar sobre a segunda guerra mundial, mas nunca havia lido nada sobre isso. Muito bacana. Achei bem tenso o filme Hitler's children: a educação para a morte. Muito bom quando traz esses assuntos históricos aqui no blog, eu adoro!

    bjus
    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ari... E não foi só a Disney,... Mas outra oportunidade falo de outras rssrrsrs e pode deixar que como historiadora nunca vai faltar assuntos históricos, mesmo que eles sejam menos famosinhos kkkkkkk

      Excluir
  12. Duas coisas que amo juntas Disney e Historia hahahaha, achei seu post super interessante, não sabia o quão tinha sido a participação da Disney na guerra, você escreve muito bem e achei ótimo sua forma de explicar! Parabéns, sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cynthia! Sempre procuro trazer as coisas que pesquiso aqui de forma mais descontraída pra não parecer uma aula sabe... E a Disney em si tem muita história, o tio Walt era tão doidão que garantiu boas coisas pra gente pesquisar, do tipo trabalhar como agente pro governo no Brasil (!!!!) e de espião delator em Hollywood... Assuntos que ainda vou falar aqui ;)

      Excluir
  13. E foi mais ou menos nessa época que o Guia do Escoteiro Mirim nasceu, junto com a guerra e o começo do Escotismo <3
    Mulher, você só faz postagens SENSACIONAIS AQUI. É uma abertura de leque atrás da outra!
    Além de dar uma bundada em alguns mitos, você pesquisa por conhecimento.
    Adoooro seu blog, espero que saiba disso <3
    Sorteio Coleção percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... Fico super feliz com esse feedback! Quero sempre trazer postagens assim, que além de divertir tragam também conhecimento! Fico feliz MESMO em saber que curte meu humilde espaço rsrsrs e saiba que tb adoro teu blog! e Vou participar do sorteio heim! kkkk

      Excluir
  14. Muito legal este post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Tudo bem?
    Uau! Adorei seu post. Bem diferente e relevante. Acho muito importante discutir sobre esses tipos de assunto.
    Adorei seu blog. Parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Menina eu fiquei encantada com esse seu post, o seu jeito de explicar e tudo mais. Eu acho o Walt um gênio e gosto muito da história da Disney (dos pontos baixos aos altos), mas não tinha o conhecimento total da participação do estúdio na segunda guerra e gostei muito de saber; conhecimento nunca é demais não é mesmo?
    Parabéns e obrigado ;*

    ResponderExcluir
  17. Que massa teu post, Inajara! Eu lembro de ver visto um documentário e um podcast sobre o papel da Disney na segunda guerra e adorei. Parabéns pelo trabalho na mono e pelo post super completo :D

    ResponderExcluir
  18. É muito bom conhecer a história por traz desse império Disney! Eu desconhecia totalmente a participação dos estúdios na guerra e jamais imaginei que o Walt Disney fosse um chefe tão horrível...
    Eu sou super curiosa com relação a história, seria legal se você trouxesse mais conteúdo assim para o blog! Achei super interessante! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  19. Excelente post! Walt Disney pode ter criado um mundo mágico e fantástico (do qual sou fã, diga-se), mas às vezes a gente precisa abrir os olhos para a realidade. Bela história, aposto que a monografia ficou ótima! rs =)

    ResponderExcluir
  20. Olá, simplesmente adorei a postagem! Realmente, a gente vê uma obra e não sabe o envolvimento ideológico que ela possui, e isso se estende à todas as mídias. um excelente assunto para discutir, Interessante texto!
    Abraços e Sucesso!
    Yui Pink - www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa amei de mais tua postagem! Na faculdade vamos muito sobre a participação Disney e de Hollywood,na segunda guerra!Como você falou seria um tema muito legal para uma mono!

    ResponderExcluir
  22. =OO Muito mais interessante e relevante do que aqueles posts de mensagem subliminar da Disney hahaha adorei! Mas fiquei curiosa: em qual curso você defendeu uma monografia com esse tema?

    http://coadjuvando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa! Fico feliz que tenha curtido. Bom, sou formada em história e minha monografia não foi diretamente sobre a Disney, na verdade era sobre a imagem de Hitler construída nos desenhos animados americanos durante a segunda guerra... Falar sobre a Disney foi só um pedaço... Espero trazer em breve aqui tb os desenhos de outros estúdios no período :)

      Excluir
  23. Caraca, como tem coisa que a gente nem imagina que aconteceu, né? Não sabia nada sobre o envolvimento dos estúdios Walt Disney na segunda guerra mundial, muito menos que ele tinha tido tantos problemas com os sindicatos antes disso. Amei aprender um pouco mais dessa parte da história!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  24. EU AMEI O POST! Há ANOS atrás até tinha falado no meu blog sobre o Pato Donald Nazista. Mas nunca fui tão a fundo da história para descobrir tantos detalhes. Sempre soube que o Walt era um @%$#%@#@$ mas não sabia o quanto. É surreal ver esses desenhos agora relacionados à guerra.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  25. Aii que na minha cabeça eu já tinha comentado nessa publicação..

    Eu adoro a Disney e tive conhecimento (um pouco) no curso de fotografia acredita?
    Eu sempre gostei de estudar sobre a segunda Guerra mundial, tanto que tenho vários livros revistas com o assunto, mas só na faculdade que eu tive conhecimento desse papel da empresa.

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  26. Já tinha assistido ao vídeo o Pato Donald, mas não imaginava que existia tanta coisa envolvida por trás disso.

    Muito menos que a Disney quase foi pro buraco, ainda bem que deram a volta por cima né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu tô chocada com esse post, Inajara. De longe um dos mais interessantes que já encontrei na blogosfera, de verdade (tanto é que quando abri pela primeira vez, pensei "não. eu não vou absorver esse assunto como deveria se for ler agora", então cá estou só nesse momento). Não tinha a menooooor ideia de que a Disney teve sua participação nesse período da História, muito menos que rolaram essas greves por lá e que !! Fantasia e Pinóquio foram alvos de críticas!! De verdade, fiquei embasbacada. Com certeza quero saber mais sobre (tem outros materiais pra indicar?). Mais uma vez: parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicolle! Você não imagina como fico lisonjeada com esse feedback! Fico realmente feliz que tenha se interessado pelo tema, realmente o reino encantado da Disney acumula muitos podres por detrás dos panos... E certos clássicos deles não foram tão bem recebidos na época...Acho, que com toda megalomania dele, o tio Walt as vezes pensava muito à frente do seu tempo... Bom, se vc curtiu o tema, tem um blog americano que sempre publica sobre a Disney na Segunda Guerra, o Toons at war... Se quiser livros pra se aprofundar na história da Disney, recomendo duas biografias que existem sobre o Walt Disney - Walt Disney: o triunfo da imaginação americana e Walt Disney: o príncipe sombrio de Hollywood... Nesses livros tem muuuuuuuuuuita coisa além rsrsrs

      bjs e obrigada pela visita! :)

      Excluir