Desabafo: ser introvertido

quarta-feira, janeiro 11, 2017

Hello sweeties. Hoje venho com um daqueles posts ocasionais que faço quando quero tirar algum nó da garganta desabafando no blog. Quero falar um pouco sobre o "problema" de ser uma pessoa introvertida.
Antes de tudo, cabe aqui uma explicação sobre o que é realmente ser introvertido, pois tem muita gente que confunde com timidez ou até com "frescura".


Se engana quem pensa que ser introvertido é ser tímido... Eu mesma sou professora, falo em palestras e simpósios... E sou super introvertida


A introversão basicamente é o oposto da extroversão, é um individuo por vezes é rotulado como tímido (o que muitas vezes mostra que é errôneo afirmar isso, existem introvertidos que dão palestras para milhares de pessoas e não se sentem nenhum pouco ameaçado, ou seja, nem todo introvertido é tímido). É aquela pessoa quieta na dela, e muitas vezes sempre está aérea, com pensamentos longes. Os introvertidos preferem ficar sozinhos ou então ficar com pessoas que realmente conhecem.

"Eu geralmente não me sinto confortável perto de... Ninguém"

Sabe, é um verdadeiro sofrimento ser introvertido pois sempre você vai ver alguém te rotulando de alguma coisa e você, na maioria das vezes, não consegue reverter o rótulo. Afinal, pra desfazer um pré conceito inventado sobre sua pessoa, envolve o mínimo de esclarecimento com o grupo social envolvido... Ou seja, é você entre a estigma de um rótulo errôneo ou sua maior dificuldade, que é lidar com pessoas.

"Isso requer de mim ser sociável" ... Urgh

Acho que vai ser assim pro resto da minha vida... Ser taxada de metida, antissocial, séria demais pra minha idade, antipática... E por aí vai... É muito adjetivo acumulado pra me lembrar de todos kkkkk.
O que me deixa furiosa é que tenho sempre que ouvir aquela frase "nossa, antes de te conhecer achava que vc era isso". Sério? Que coisa não?! E o que esperar de uma pessoa que se baseia em primeiras impressões para definir uma pessoa? 
Nããããão! Eu não sou metida, só não saio falando com gente que não conheço com facilidade! Não sou antissocial, só não me sinto confortável com um monte de gente! Não sou séria demais, só não fico vendendo dente pra desconhecidos! Não sou antipática... Bom talvez esse eu seja um pouquinho, Mea culpa kkkkkkk

Será que tava fazendo uma cara assim quando me conheceu?

Além disso, sempre me vejo excluída dos círculos sociais. Acho que é algo que rola por duas vias: eu ser incapaz de gerenciar muitas amizades ao mesmo tempo e as pessoas sempre confundirem meu silêncio ou incapacidade de falar com todos... Com algum sintoma errado que não faço ideia. Só sei que até me esforço de vez em quando, saio com algum grupo de pessoas, tento conversar com todos e até acho que me saí bem... Pra depois escutar alguém dizer "Nossa, aquela garota é meio estranha né...". 

Eu acho que o fato de eu gostar tanto de Orgulho e Preconceito é que super me identifico com o Mr. Darcy interagindo kkkkkkkkk

Acho que isso cansa sabe, sempre ficar sendo vista por uma perspectiva negativa o tempo todo... Na maioria do tempo, não deixo isso me incomodar, porque a gente não deve se deixar abalar por rótulos e mimimis alheios... Mas se manter uma fortaleza o tempo todo cansa, e de vez em quando bate sim uma solidão e você pensa que, se pelo menos uma pessoa daquele grupinho conseguisse enxergar quem você realmente é... Você teria um amigo para conversar ou fazer qualquer coisa.

A gente sempre age como se tudo estivesse ok... Mas...


Mas... Ser assim tem um lado positivo sim! A gente pode ter um hall de amigos bem limitado mas esses são os que realmente valem a pena! Claro que não dá pra ficar junto todo dia batendo papo e as vezes nem no mesmo estado, mas são amizades sinceras e que duram... E que, principalmente, não se firmaram em cima de pré suposições ou rótulos de terceiros!

Nada melhor que reencontrar aquele amigo que mora longe que não vê faz séculos né...

Pra encerrar, queria deixar meu apelo aqui: vamos tentar conhecer as pessoas antes de fazer qualquer julgamento né... E nós introvertidos... Vamos tentar ser um pouquinho mais abertos socialmente? Afinal, todo mundo precisa ter amigos... 

  • Share:

Você pode gostar de:

4 comentários

  1. Te entendo perfeitamente, hahaha eu também sou assim :( e é muito triste ser assim e ter que estudar em algum lugar... eu nunca sei o que fazer quando alguém fala comigo, não me sinto bem nem andando por lá apenas hehe eu até gosto de ficar junto com pessoas, mas elas sempre acham alguma coisa para me deixar desconfortável... por exemplo, perceber que eu falo errado algumas palavras e querem achar a solução para o meu problema... só que eu não falo assim porque eu quero, eu falo porque não consigo falar de outro jeito e tem problemas físicos envolvidos, enfim... mas isso é algo que me deixa muito mal, porque eu não gosto de lembrar as piadinhas que faziam comigo quando eu era mais nova, daí não querem que eu fique brava ou deixe de ficar felizinha... ou seja, por mais que eu tente ser sociável, parece que não fazem questão de falar comigo apenas, haha

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ameeei!
    Da uma passadinha no meu blog tbm e se gostar siga o blog
    http://espalhe-amor.blogspot.com.br/2017/01/tendencia-beach-slide.html

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente. Estava esses dias refletindo sobre isso e conversando com minha melhor amiga a respeito, mas de um outro ponto de vista.
    Às vezes, por causa da nossa introversão, as pessoas já nos excluem antes de perguntarem nossa opinião. Deixam de chamar a gente presumindo que não vamos, mas nem nos perguntaram se íamos ou não.
    Eu sou uma pessoa bastante introvertida e gosto do meu sossego, mas gosto de sair, de ter amigos e as pessoas não entendem isso jamais.

    Elisa Alecrin ❤

    ResponderExcluir
  4. No caso eu sou tímida E introvertida haha
    Acho que a pior parte de ser introvertida é que a maioria das pessoas não nos entendem e nem tentam entender e já pensam que somos chatos e metidos :/
    Adorei o texto :)

    www.epilogoembranco.com.br

    ResponderExcluir