10 séries para quem ama história

terça-feira, janeiro 17, 2017

Hello sweeties! Hoje vim trazer um post que une duas coisas que amo: séries e história. Tem muita gente que ama uma boa série histórica, mas elas também tem sua utilidade, trazendo de forma lúdica assuntos que antes eram considerados chatos ou que nem são vistos com certa frequência em sala de aula. É uma boa forma de se interessar por história e também uma boa ajuda na hora dos estudos. É lógico que se deve levar em consideração que não dá ter tudo o que você vê na série como uma "verdade" histórica, mas toda ajuda é bem vinda pra quem está estudando pro vestibular, provas da escola... Ou mesmo pra entretenimento, afinal, a história pode guardar belos enredos, e o que não é tão legal, Hollywood trata de melhorar rsrs.

1. Outlander



Romance, ficção, magia e história, tudo no mesmo pacote... Isso é Outlander! Amo essa série e vou protegê-la enquanto puder kkkkk. Sempre que tenho oportunidade de indicar uma série, indico essa porque além de ser uma história sobre viagem no tempo, traz (e trará nas próximas temporadas) de forma bem interessante vários acontecimentos históricos do século XVIII, como os Levantes Jacobitas na Escócia, a corte do rei Luís XV na França... E em breve trará sobre a pirataria, colonização dos EUA... Vale a pena começar a acompanhar de agora que ainda tem só duas temporadas... Sem contar que é uma enfermeira da segunda guerra que viaja no tempo através de monolitos pré históricos e vive uma história de amor com um escocês do século XVIII... Super ansiosa pela terceira temporada!
TEM NA NETFLIX (1ª temp)

2.Vikings



Acho que ninguém nunca esperaria que o canal History fosse trazer uma série tão legal e que despertasse tanto interesse sobre, não só invasões vikings, mas com relação a cultura e seus personagens. A saga de Ragnar, personagem semi-mítico (chamamos assim porque, apesar de registros escritos sobre ele, não há evidências arqueológicas que comprovam que ele realmente existiu), trouxe pra tela sobre as invasões nórdias à Inglaterra, França e agora Mediterrâneo. Nem curto história medieval, mas essa série é muito amor!!!!
TEM NA NETFLIX!


3. Band of brothers



Agora entramos na minha área: Segunda guerra Mundial. E sobre esse período, não existe série melhor que Band of brothers, que traz a história da Easy Company, integrante da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial. Produzida por Tom Hanks e Stephen Spielberg, sem dúvida é algo must have pra quem curte ou quer estudar o período, pelo esforço de ambos na parte de ambientação e veracidade. Pra vocês terem uma ideia, a produção custou cerca de US$ 125 milhões e demorou 9 meses para ser finalizada, o que rendia à série o título de maior e mais cara já feita para a televisão, sendo batida em 2010 por The Pacific. Nos episódios, são narradas as batalhas no desembarque da Normandia, da operação Market Garden e a Batalha de Bulge, todas sob a perspectiva dos combatentes.
LINK AQUI


4. The Pacific


Mais uma série que eu amo (Segunda Guerra né...). Com o selo de qualidade da parceria Tom Hanks e Stephen Spielberg, The Pacific é como se fosse uma sequência de Band of Brother, trazendo a história do corpo de fuzileiros navais nas batalhas travadas no Pacífico. A série retrata sob a perspectivas dos fuzileiros as batalhas de Guadalcanal, Cabo Gloucester, Peleliu, Okinawa e Iwo Jima. Um série sensacional com certeza!
LINK AQUI


5. Os filhos da guerra


Para quem está cansado de ver a Segunda Guerra sob a perspectiva aliada (americanos, ingleses, franceses e russos), essa série é um achado: Unsere Mütter, unsere Väter, Generation War ou, na versão Br, Os filhos da guerra, uma série de três capítulos que traz a segunda guerra sob a perspectiva de cinco jovens alemães. Dois dos protagonistas, os irmãos Wilhelm e Friedhelm, serviam na Wehrmacht, o exército regular alemão; Charlotte trabalhava como enfermeira num hospital de campanha; Greta sonhava em ser cantora e tenta ajudar seu namorado judeu Viktor a fugir da Alemanha. Pra quem quer entender o cotidiano na Alemanha sob a própria perspectiva alemã, essa série é fundamental
LINK AQUI

6. Versailles



Alguns períodos históricos não encontram muito espaço no cinema e na televisão, então, quando sai algo diferente, é digno de nota. Versailles é uma belíssima série que traz a história da construção do palácio de Versalhes e o cotidiano da corte de um dos reis mais famosos da história: Luís XIV, o Rei Sol. A série retrata de forma lindíssima a vida na corte e as políticas da França absolutista do século XVIII... Um prato cheio pra quem gosta de intrigas reais e romances polêmicos.
LINK AQUI


7. The Crown



Essa foi uma agradável surpresa, pois não esperava muito quando comecei a assistir essa série... E fiquei completamente apaixonada por essa série que trouxe para a Netflix o início do reinado de Elizabeth II, a atual rainha do Reino Unido. A série é boa mesmo gente, até já desbancou GOT levando o Globo de Ouro esse ano de melhor série dramática! Mas o que me deixou apaixonada, além do detalhismo e preocupação em retratar o período de transição monárquico, é a beleza da fotografia e os modelitos... A série é linda e bem ambientada, um prato cheio pra quem curte histórias da realeza...
TEM NA NETFLIX (DÃ)

8. The Borgias


Mais uma daquelas séries que a gente tem que aproveitar por existir, pois não é todo dia que você vai encontrar alguém fazendo série sobre a Itália renascentista, embora seja um cenário histórico que é um verdadeiro prato cheio para séries e filmes, com tantas histórias de intrigas e conflitos... Enfim, como o nome sugere, a série traz a história de uma das famílias mais famosas e famigeradas da história: os Bórgias, principalmente o patriarca, o Papa Alexandre VI e de seus filhos, que foram acusados de vários crimes, em geral, sobre evidências consideráveis, incluindo adultério, simonia, roubo, estupro, corrupção, incesto e assassinato. Nessa série dá bem pra entender porque o nome dos Bórgia se tornou sinônimo de traição e envenenadores. Além da trama central, também dá pra ver sobre as tramas políticas do período e o quanto elas dependiam do Papa como mediador político. Uma série interessante para entender o contexto histórico onde Brasil passou a fazer parte do mapa né...
TEM NA NETFLIX!

9. Os pilares da terra


Essa é uma série que se não fosse a Band eu nunca teria conhecido, por incrível que pareça! A série toma a construção de uma catedral como palco central dos conflitos e instabilidade do poder na Inglaterra do século XII. No caso, a morte do único herdeiro do rei Henrique I e o seu subsequente falecimento leva o país a sucessivas guerras entre os possíveis sucessores ao trono. Nobres e religiosos tudo farão para alcançar o seu derradeiro objetivo, a ascensão ao poder. Nesse contexto, uma simples catedral pode se tornar mais um dos campos de batalha.
LINK AQUI


10. Roma



Se tratando de séries históricas, a queridinha de todo historiador é com certeza Roma. Não é à toa que é a série mais cara de todos os tempos, fruto do trabalho conjunto da BBC, HBO e da RAI. A série se inicia em 52 a.C., quando o general romano Júlio César derrota seu inimigo Vercingetórix na batalha de Alésia. Seu êxito desequilibra a batalha pelo poder contra o cônsul de Roma, Pompeu, que representa a luta entre o povo, que apoia César, e os patrícios, que apoiam Pompeu. A série trata dessa luta de poderes, na qual César, triunfante tenta transformar a República Romana em um Império. Este objetivo, entretanto, somente será conseguido por seu sobrinho-neto, Otávio Augusto, no ano de 27 a.C.
Para ambientar esta troca histórica, a série se baseia não apenas nos líderes desse período, como César, Pompeu e Otávio, mas também nas vidas dos legionários Lúcio Voreno e Tito Pulo, personagens mencionados no livro V dos Comentários sobre a Guerra das Gálias. Creio que até hoje não existe série ou filme que conseguiu retratar melhor um período histórico tão complicado como o romano...
LINK AQUI


  • Share:

Você pode gostar de:

6 comentários

  1. Adorei o post. Alguns já estão na minha lista. Faltou Reing, ou estou enganada? Essa série também é ótima. Bjos.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente lista :) eu adoro história e se não fosse designer, seria historiador. Conheço todas as séries mencionadas e recomendo-as a todos, excepto Os Filhos da Guerra, nunca vi nem ouvi falar, mas fiquei curioso. Acrescentaria à lista: The Tudors, Last Kingdom, Rebellion, Isabel (série espanhola), Spartacus, Camelot, Victoria, The White Queen ou Downton Abbey.

    Bitaites de um Madeirense | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ainda tem muita série histórica boa... Quem sabe não rende um post parte II rsrsrs... Acho que das que você citou só não assisti Rebellion, mas fiquei curiosa rs

      Excluir
    2. Recomendo o filme "Colheita Amarga", sobre o genocídio cometido contra os ucraniano: "Passado na década de 30, definido entre as duas guerras mundiais e baseado em eventos históricos verdadeiros, Colheita Amarga narra a história do Holodomor, a fome genocida projetada pelo tirano Joseph Stalin. O filme exibe um poderoso conto de amor, honra, rebelião e sobrevivência em uma época em que a Ucrânia foi forçada a adaptar-se às terríveis ambições territoriais da crescente União Soviética."

      Excluir
  3. Tem muitas séries boas e que tenho vontade de assistir, o problema é tempo para isso, hehe!
    Ótimas sugestões!

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Das citadas, a única que vi foi Borgias ♥ Mas pretendo ver várias outras, como Outlander, que está no topo da minha lista.

    Adoro séries históricas, são sempre maravilhosas - mesmo que incorram a um ou dois erros vezenquando.

    ;*

    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir