The eleven banned: os desenhos proibidos para sempre

sábado, dezembro 10, 2016

Hello sweeties! Cá estou eu hoje com um daqueles posts de história e curiosidade, que envolvem desenhos animados e assuntos bem sérios e atuais: racismo e preconceito. Temos falado muito ultimamente nas redes sociais sobre tais temas e, mesmo que não se tenha notado, avançamos muito nesses quesitos (bem verdade que de vez em quando a sociedade parece dar uns passos pra trás)... Pra você ver, somente algumas décadas atrás ainda se tinha nos Estados Unidos espaços distintos para brancos e negros, na África do Sul ainda vigorava o regime do Apartheid (que aliás só chegou ao fim em 1994!).
Bom, a Era de ouro dos desenhos animados, que corresponde ao período entre o final da década de 30 e meados dos anos 50, está dentro de um contexto histórico americano em que o racismo e arquétipos negativos dos negros (e de outras nacionalidades também) era absolutamente normal, e bem frequente. Muitos desses desenhos estão presentes no nosso dia a dia, e crescemos assistindo normalmente a eles, pois as censuras souberam editar os trechos considerados mais infames, não só com racismo, mas com trechos de violência ou consumo de álcool, cigarro e etc. Mesmo com as edições, ainda podemos nos lembrar de muitos estereótipos racistas que passaram no crivo.

Sim! Crescemos vendo tudo isso nas manhãs do SBT, Rede Globo...

Quem não se lembra da empregada negra da casa onde Tom & Jerry moram ou do Pernalonga vestido de negro vagabundo para enganar o Eufrasino? Sem contar quando tinha alguma explosão na cara do personagem que ele ficava com a famosa "blackface" (pra quem não leu, já escrevi sobre as blackfaces, link aqui).
Bom, mas sempre tem aqueles que extrapolaram todos os limites daquilo que é "engraçado". No caso, os "Eleven banned", ou "Censored eleven", são onze animações que possuíam material tão ofensivo que os censores acreditavam que nenhuma edição os tornariam aceitáveis para exibição. Isso nós estamos falando em 1968, momento que as lutas pelos direitos humanos e a questão racial tava começando a dar passos efetivos!
Eis os nomes dos Censored eleven:

"Hittin' the Trail for Hallelujah Land" (Harman and Ising; 1931)
"Sunday Go to Meetin' Time" (Freleng; 1936)
"Clean Pastures" (Freleng; 1937)
"Uncle Tom's Bungalow" (Avery; 1937)
"Jungle Jitters" (Freleng; 1938)
"The Isle Of Pingo Pongo" (Avery; 1938)
"All This and Rabbit Stew" (Avery; 1941)
"Coal Black and De Sebben Dwarfs" (Clampett; 1943)
"Tin Pan Alley Cats" (Clampett; 1943)
"Angel Puss" (Jones; 1944)
"Goldilocks and the Jivin' Bears" (Freleng; 1944)

Bom, todos os onze são de distribuição da Warner Bros. e o estúdio, por meio da Time Warner, disse que tais desenhos nunca mais voltariam a televisão. Entretanto, há vários outros desenhos com conteúdos semelhantes, e que foram colocados em 2003 no Looney Tunes Golden Collection, uma coletânea de DVDs contendo todas as animações do Estúdio na Era de Ouro, com exceção dos Censored eleven. Nos DVDs 3 e 4, onde aparecem desenhos com conteúdos racistas sem cortes ou edições, foi inserido um prefácio com a atriz Woopy Goldberg, onde ela adverte sobre o conteúdo de tais animações e, apesar de serem condenáveis, as animações são uma parte vital para conhecimento da história e não devem ser esquecidas.
Tomando as palavras da Woopy, disponibilizarei aqui para que vocês assistam os onze animações, pois sim, são uma parte infame porém fundamental da história, onde podemos entender a mentalidade de um período histórico não tão distante de nós. Não devemos negar esse passado, tentar apagá-lo ou colocá-lo numa caixa trancada. Devemos ver esses desenhos e suas representações e não negar os erros do passado, só assim teremos chance de construir um futuro melhor!

OBS: nem todos tem no Youtube, então vou disponibilizar os links do Dailymotion.

Hittin' the Trail for Hallelujah Land

Sunday Go to Meetin' Time

Clean Pastures (link aqui)

Uncle Tom's Bungalow (link aqui)

Jungle Jitters

The isle of Pingo Pongo (link aqui)


All This and Rabbit Stew


Coal Black and De Sebben Dwarfs (link aqui)

Tin Pan Alley Cats 

Angel Puss (link aqui)


Goldilocks and the Jivin' Bears (link aqui)


Espero que tenham curtido o post de hoje e... Até a próxima!



  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Realmente, se formos pensar bem os desenhos da Warner possuem um certo cunho racista. Eu já não saberia dizer se ainda hoje (os desenhos atuais da Warner) ainda possuem temas como racismo, drogas e etc. Tom e Jerry mesmo eram mestres em "apologia" a droga, tinha desenho deles com charutos e cigarros na boca, etc... Interessante a análise.

    Até mais!
    Karolini
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oieee. Poxa, a gente nem percebe as veZes. Tipo, depois que vc falou eu comecei a pensar q realmente. Algumas coisas passaram desapercebido aos olhos do espectador. Mas q significam muito. É importante prestar atenção nisso. Bjooo

    Canalcereja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir