Desenhos para aprender amar musica clássica!

segunda-feira, agosto 08, 2016

Hello sweeties! Hoje venho com um tema muito querido pra mim: desenhos animados e música clássica. No meu imaginário ambos sempre foram muito ligados, pois para mim (e creio que para maioria de vocês também), meu primeiro contato com os grandes nomes e grandes composições da música erudita se deram por intermédio de Pernalonga, Tom & Jerry, Pica Pau... Enfim, a nata da era de ouro da animação




Eu, com certeza, sou bem suspeita em afirma isso (afinal, desenhos animados são meu objeto de estudo desde a graduação), mas todo esse universo de cartoons foram responsáveis pela formação ideológica e cultural de gerações. Pensando que as animações são até mais antigas que a invenção do cinema, façam as contas de quantas pessoas já viram uma animação e foram de alguma forma influenciadas por elas.
Bom, a relação entre música clássica e cinema por si só já é tema para trabalhos a nível acadêmico, então nem ouso me aprofundar nisso em um post de blog. Mas, para se ter uma ideia do negócio, grandes maestros do século XX trabalharam com orquestras dos grandes estúdios, incluindo Disney, e os resultados são obras primas que encantam até hoje... Mesmo que algumas pessoas hoje em dia queiram desmerecer ou banir tais animações por motivos de "influência negativa".

Bom, mas para não enrolar mais, eis uma lista de animações e as respectivas obras que nos fizeram rir e ao mesmo tempo conhecer e amar os grandes mestres da música clássica! Ah! não se assustem por não ver longas de animação aqui, como A Bela adormecida ou Fantasia, mas é que quis dar ênfase aqueles curtas que a gente sempre viu no SBT e Globo.

1. O barbeiro de Sevilla - Pica pau e Pernalonga

Creio que 90% das pessoas que conhecem o enredo de O barbeiro de Sevilla, ópera de Rossini, se deva a essas duas animações: O barbeiro de Sevilla, estrelado pelo Pica Pau, e Bodas de figaro, estrelado pelo Pernalonga e Hortelino. Meu favorito com certeza é o do Pernalonga, que explora o universo da ópera em meio à caçada do coelho por parte do Hortelino.

Pica pau O barbeiro de Sevilla (1944)


Pernalonga O coelho de Sevilla (1950)


2. Rapsódia Húngara nº 2 - Pernalonga e Tom & Jerry

Creio que de todas as obras clássicas, a Rapsódia húngara nº2 de Franz Lizt é a mais presente no universo das animações, aparecendo em vários desenhos. Mas, para mim, os melhores são o Rhapsody Rabbit, do Pernalonga e Cat concerto, de Tom & Jerry.

Infelizmente não tem esse desenho completo disponível no Youtube, MAAAS, a tia aqui achou o link em outro site \o/ (LINK AQUI)

Tom & Jerry Cat concerto (1947)



3. William Tell - Mickey Mouse


Nesse episódio de 1935 Mickey é o maestro de uma orquestra. A música do ensaio é “The William Tell Overture” - a introdução instrumental de “William Tell” (uma ópera em quatro atos de Gioacchino Rossini). O pato Donald, que vendia sorvetes ali perto, se empolga para participar e acaba incomodando os músicos com sua flauta. Conta-se que quando o maestro italiano Arturo Toscanini viu pela primeira vez esse desenho animado no cinema, ficou tão encantado que correu para a cabine de projeção e perguntou o projecionista se poderia executá-lo novamente.

Mickey Mouse The band concert (1935)



4. Carmen - Tom & Jerry

Uma das mais conhecidas óperas do mundo não poderia passar batida sem uma homenagem dos desenhos animados. No caso, Tom e Jerry no clássico Carmen Get it. Particularmente, não gosto dessa fase dos desenhos dos famosos gato e rato, mas é inegável que esse desenho é sensacional, homenageando a bela obra de Bizet.

Tom & Jerry Carmen get it (1962)


5. Chopin - Pica pau

Nesse curta, os personagens vão tocando uma belíssima compilação das obras de Chopin. Tudo isso acompanhado de uma barulhenta plateia e o mais surpreendente: todo o cenário destruído por um cavalo bêbado. No caso, as obras compiladas nesse desenho são: Heroic Polonaise in A Flat Major, Opus 53, Fantasie Impromptu in C Sharp Minor, Opus 66, Écossaise in D Major, No. 2, Opus 72,  Mazurka in B Flat Major, No. 1, Opus 7, Scherzo in B Flat Major, No. 2, Opus 31

Pica pau Moementos musicais com Chopin (1947)


6. A cavalgada das Valquírias - Pernalonga

Considerado o melhor desenho animado de todos os tempos, What's opera Doc' é uma paródia com as principais óperas de Richard Wagner, no caso, Der Ring des Nibelungen, Der Fliegende Holländer, e Tannhäuser. Também é um dos meus favoritos

É uma pena não ter no Youtube, mas que perde é eles certo?! (LINK AQUI)




7. Manhã, tarde e noite em Viena, Pernalonga

O coelho Pernalonga é um dos personagens mais emblemáticos da animação para toda uma geração. Em um de seus melhores episódios ataca de maestro conduzindo a obra Manhã, Tarde e Noite em Viena do compositor austríaco Franz Von Suppé.


Mais um indisponível no Youtube, mas segue link! LINK AQUI





Bom, espero que tenham curtido do post e... Até a próxima!




  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. A música clássica é a minha preferida da vida e sempre tive consciência da influência desses desenhos no meu gosto musical. Aliás nunca tinha visto nenhuma matéria parecida, então parabéns pela postagem! Se eu tiver filhos um dia, com certeza só vou deixá-los assistir os desenhos da minha infância, assim garanto a boa influência pra uma geração futura... Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que postagem interessante! Eu também acabei sendo introduzida a esse universo da música clássica por causa desses desenhos (mas eu nem imaginava isso). Nos desenhos a gente ouve música clássica sem nem perceber. Quantos grandes nomes da música erudita eu já ouvi sem saber por causa desses desenhos?! =) Sério, achei muito interessante a sua postagem! ^^ Parabéns!!! =)
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir