Vintage cartoons: Sailor Moon

quarta-feira, setembro 10, 2014

De todos os desenhos que marcaram minha infância, o Bishoujo Sailor Moon com certeza é um dos que tenho mais carinho e admiração... E sendo um dos meus primeiros contatos com a animação japonesa. Como este ano, no 22º aniversário do mangá e anime, lançaram um "remake" da primeira temporada de Sailor Moon, ou Pretty Guardian Sailor Moon Cristal... Resolvi fazer esse post para contar um pouquinho da história desse anime tão icônico!


História


Primeira edição de Sailor Moon, de 6 de
junho de 1992
Lançada em 1992 em forma de mangá, era ilustrada e escrita por Naoko Takeuchi. Com certeza, Sailor moon é responsável pela popularização do gênero Magical girl (Sakura |Card Captors, Mew Mew Power e por aí vai...), ou seja, garotas comuns que ganham poderes especiais para combater o mal. Sailor Moon ainda contava com muitos elementos do estilo Super sentai, ou seja, esquadrões de garotos que ganham poderes especiais para combater ameaças na terra (estilo Power Rangers, Kamen Raider e por aí vai...).
Sendo a primeira mangaka (escritora de mangas) a misturar os dois estilos, Naoko fez com que Sailor Moon se transformasse em um grande sucesso no Japão.
Antes do mangá de Sailor Moon, Takeuchi publicou Codename: Sailor V, que era focado na Sailor Vênus. Ela teve a ideia após querer criar uma série fofa sobre garotas de outro espaço e sua editora lhe pediu para colocá-las em trajes de sailor. Quando Sailor V foi proposto a ser adaptado para um anime, o conceito foi modificado e Sailor V virou apenas uma membro de uma equipe.
A série mistura muitos elementos da mitologia grega, astrologia, mitologia romana... E adolescentes japonesas!


Sinopse


Sailor moon conta a história da jovem Usagi Tsukino, uma adolescente de 14 anos que tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando encontra uma gata falante chamada Luna, que revela sua verdadeira identidade: Sailor Moon, uma guerreira mágica destinada a salvar a terra do mal e encontrar a Princesa da Lua. 
Antes da série começar, o inimigo atacou o Reino da Lua, o que obrigou a Rainha a mandar a Princesa da Lua, suas guardiãs, seus assessores e seu verdadeiro amor para o futuro para renascerem. Com o decorrer dos episódios é que ela encontra suas amigas e guardiãs, a inteligente Sailor Mercúrio, a vidente Sailor Marte, a moleca Sailor Júpiter e a alegre Sailor Vênus... E o grande amor de Usagi, o Tuxedo Mask. 


Curiosidades sobre o manga e série


Sailor Moon contém 52 capítulos, conhecidos como Atos, e dez histórias paralelas. O manga foi
Elenco das ultimas "temporadas", com as novas sailors
lançado como série na revista Nakayoshi de fevereiro de 1992 a setembro de 1997.Um anime baseado no mangá foi produzido pela Toei Animation. A série, também intitulada Pretty Soldier Sailor Moon, foi ao ar no Japão entre 7 de março de 1992 e 8 de fevereiro de 1997. A série possui 200 episódios e é uma das mais longas histórias de anime do gênero magical girl. Sailor Moon desencadeou uma campanha de merchandising altamente bem sucedida de mais de 5.000 itens, distribuídos em todo mundo e traduzido para vários idiomas. Sailor Moon se tornou uma das mais famosas propriedades de anime do mundo.
Sailor Moon live action... Sad but true...
Sailor Moon é composto por cinco arcos separados. Os títulos da série são Sailor Moon, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon SuperS e Sailor Moon Sailor Stars. Cada série correspondendo a aproximadamente um dos cinco grandes arcos da história do mangá, seguindo o mesmo enredo geral e incluindo grande parte dos mesmos personagens.
Além dos desenhos animados, foram feitos 3 filmes:  Sailor Moon R: The Movie, Sailor Moon S: The Movie e Sailor Moon SuperS: The Movie.
Entre 2003 e 2004, foi também produzido a série Live-action, intitulada Pretty Guardian Sailor Moon (abreviada para "PGSM"), usou um título inteiramente em inglês pela primeira vez na franquia Sailor Moon. Ela é composta por 49 episódios.

Aqui no Brasil, Sailor Moon, para quem lembra, fazia parte da seleção mítica de desenhos animados exibidos pela extinta TV Manchete. Era a versão "menininha" para fãs de Cavaleiros do Zodíaco... E
"Eu te castigo em nome da lua!"
fazia um tremendo sucesso. 
Em 2000, Sailor Moon voltou a ser exibida aqui, mas pelo canal pago Cartoon Network.
Quanto ao manga... Com um atraso de apenas 20 ANOS, o manga chegou as bancas brazucas agora em 2014. Brasil: o país do progresso... Só que não... 


Enfim... Para os que ainda não sabiam (apesar de falar no início do post), os novos episódios, feitos pela mesma Toei, começaram a ser exibidos no dia 05 de julho, e estão sendo lançados no primeiro e terceiro sábado de cada mês... E, não sei quanto aos outros fãs, mas me sinto de volta a 1996 com esses novos episódios... Apesar das mudanças tecnológicas (várias partes sendo colocadas em 3D) e da nova trilha sonora, com a musica de abertura feita pelo grupo Momoiro Clover Z.
Bom... Deixo aqui o link (LINK AQUI) dos canais onde possam assistir os novos episódios e... Fiquem com um pouco de sessão nostalgia, com a musica de abertura da versão original e a nova!




Moonlight Densetsu, de Tetsuya Komoro e  Kanako Oda



Moon pride, de Momoiro Clover Z

  • Share:

Você pode gostar de:

3 comentários

  1. O Desenho da minha infância <3 #MuitoAmor #SailorMoonForever

    http://vintagepri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii! Awnn quando vi que a postagem falava sobre Sailor Moon não pude deixar de vir conhecer. Com certeza é um dos meus animes/mangás favoritos da vida. Assisti toda a série diversas vezes, agora estou colecionando o mangá e pretendo ver essa nova versão animada. Até agora só assisti ao primeiro episódio, mas gostei bastante! Enfim, parabéns pelo post!

    Beijos!
    www.letras-e-cores.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro muito Sailor Moon <3333333
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir