A história da moda: Fim da Era Eduardiana e a moda de guerra

quarta-feira, julho 30, 2014

Dando continuidade a série de posts sobre a moda que comecei ontem... Nesse post vamos falar sobre a moda entre 1910 e 1920... Um período em que a moda poderia ter feito uma transição mais suave se não fosse um pequeno acontecimento que mudou os rumos da história - A Primeira Guerra Mundial.

Fim da Era Eduardiana

Muita coisa começou a mudar em 1910... A chegada de pessoas como Coco Chanel, Madeleine Vionnet e Paul Poiret no cenário da moda fez com que as pessoas passassem a pensar mais no "menos é mais". Como já falei um pouco disso no post anterior... Vou falar um pouquinho sobre Poiret, que é mais desconhecido do público geral... Mas não menos importante que a Coco Chanel... Na verdade, ele é um precursor de Chanel e deve ter seu mérito aqui.

Paul Poiret

Se tem alguém que devemos agradecer ajoelhados por ter existido foi Paul Poiret. Graças a este homem que a mulher se viu pela primeira vez liberta do espartilho. Ele foi o pioneiro da silhueta feminina do século XX, dando a ela liberdade e conforto sem a artificialidade dos corsets. Além de uma nova forma, desenhou vestidos soltos e chemisiers (aqueles vestidos que parecem uns blusões), além de dar mais cores aos tecidos.
Poiret introduziu na moda parisiense muitos conceitos do vestuário oriental, como os tecidos com cores fortes e as faixas marcando a cintura ao invés dos corsets.


Paul Poiret trabalhando em um de seus modelos... Reparem como é leve e fluido
Foi também o primeiro costureiro francês a lançar uma fragrância com sua assinatura, o Parfums de Rosine, em homenagem a sua filha. 

A moda na Primeira Guerra Mundial

Apesar de muitos estudiosos ainda dizerem que o vestuário deste período se encaixa na Era Eduardiana, muito do que era regra já havia se perdido... Isso sem contar que o rei Eduardo VII já havia morrido. 
Em tempos de guerra, ainda mais uma guerra total, onde todos as grandes nações se encontram envolvidas... É meio difícil alguém falar em glamour, ou até mesmo em moda. Todos viviam um momento de mobilização geral, e nesse esquema, se dar ao luxo de querem monopolizar materiais para confecções de vestidos de alta costura... Isso beira o antipatriotismo.
Durante o período compreendido entre 1914 e 1918, além da falta de materiais nobres para a produção de peças de luxo... Também não havia demanda para tal mercado.
Exemplo do vestuário feminino antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial

Os homens estavam todos mobilizados no front... E quem havia ficado para trás precisava atender o chamado das fábricas para manter a produção de materiais bélicos e afins... Nesse caso, as mulheres. Meninas e senhoras agora trabalhavam nas fábricas de munições, nos escritórios, como motoristas, na Cruz Vermelha e até mesmo no serviço militar. 
Muitos desses serviços exigiam o uso do uniforme, o que incluía o uso de calças. As peças masculinas foram sendo incorporadas no universo feminino, como túnicas militares, calças e cintos.
A nova mulher, que havia ido trabalhar em prol do esforço de guerra e que agora podia votar, não se importava mais com o seu guarda roupa eduardiano. As saias começaram a subir até se estabilizarem na linha da panturrilha. Nova York começou a despontar como um centro de referência na moda e... Chegamos em 1920, com o florescer de uma nova mulher, que exige mais liberdade e suas roupas são o reflexo disso - As flappers... Mas isso é no próximo post!

E confiram nas fotos abaixo um pouco mais da moda nesta década marcada por um dos maiores conflitos da história. 









Fontes: 

http://en.wikipedia.org/wiki/1900%E2%80%9309_in_fashion

http://www.fashion-era.com/la_belle_epoque_1890-1914_fashion.htm

http://www.vogue.com/voguepedia/Paul_Poiret

http://hubpages.com/hub/Women-and-Fashions-of-the-World-War-I-Era-Clothing-of-1914-1920

  • Share:

Você pode gostar de:

4 comentários

  1. Adorei o post amo a moda dos anos 20
    é super linda,não conhecia sobre ele,achei bacana sua ideia ,que venha mais rsrs.
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando essa aula de história ! Bjs,

    https://ohamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom te ver postando de novo, ainda mais uma série que terei gosto em acompanhar :) <3 xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post e o anterior também. Adoro saber sobre a evolução da moda e como cada um foi meio que "deixando de existir" pra dar lugar a um novo conceito. Adorei, beijooo

    ResponderExcluir