Dando continuidade a série de posts sobre a moda que comecei ontem... Nesse post vamos falar sobre a moda entre 1910 e 1920... Um período em que a moda poderia ter feito uma transição mais suave se não fosse um pequeno acontecimento que mudou os rumos da história - A Primeira Guerra Mundial.
Fim da Era Eduardiana
Muita coisa começou a mudar em 1910... A chegada de pessoas como Coco Chanel, Madeleine Vionnet e Paul Poiret no cenário da moda fez com que as pessoas passassem a pensar mais no "menos é mais". Como já falei um pouco disso no post anterior... Vou falar um pouquinho sobre Poiret, que é mais desconhecido do público geral... Mas não menos importante que a Coco Chanel... Na verdade, ele é um precursor de Chanel e deve ter seu mérito aqui.
Paul Poiret
Se tem alguém que devemos agradecer ajoelhados por ter existido foi Paul Poiret. Graças a este homem que a mulher se viu pela primeira vez liberta do espartilho. Ele foi o pioneiro da silhueta feminina do século XX, dando a ela liberdade e conforto sem a artificialidade dos corsets. Além de uma nova forma, desenhou vestidos soltos e chemisiers (aqueles vestidos que parecem uns blusões), além de dar mais cores aos tecidos.
Poiret introduziu na moda parisiense muitos conceitos do vestuário oriental, como os tecidos com cores fortes e as faixas marcando a cintura ao invés dos corsets.
![]() |
Paul Poiret trabalhando em um de seus modelos... Reparem como é leve e fluido |
![]() |
Exemplo do vestuário feminino antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial |
4 comentários
Adorei o post amo a moda dos anos 20
ResponderExcluiré super linda,não conhecia sobre ele,achei bacana sua ideia ,que venha mais rsrs.
Beijos
http://pinagirlscris.blogspot.com.br
Estou adorando essa aula de história ! Bjs,
ResponderExcluirhttps://ohamiga.blogspot.com
Bom te ver postando de novo, ainda mais uma série que terei gosto em acompanhar :) <3 xxx
ResponderExcluirvintagepri.blogspot.com
Muito bom esse post e o anterior também. Adoro saber sobre a evolução da moda e como cada um foi meio que "deixando de existir" pra dar lugar a um novo conceito. Adorei, beijooo
ResponderExcluir