5 situações que já passei por ter feito História

terça-feira, maio 06, 2014

Olá meus queridos! Após um século sem postar nada (nem vale a pena explicar tudo o que se passou), volto com este post inspirado na divertidíssima tag que a Renata Montenegro do Mulher vitrola lançou sobre as desventuras que ela já passou por conta de seu cabelo.
Eu até poderia fazer uma sobre meus cabelos, dada a minha mania de mudá-lo constantemente de corte e cor... Mas acho que será mais interessante contar as desventuras que passei (e passo!) por ter feito a inusitada escolha pelo curso de história.

Nº 1 - "MAS VOCÊ VAI SER PROFESSOR?!

Eu sei que é difícil pensar nisso a nível de Brasil, mas EXISTEM outros ramos de trabalho para uma pessoa formada em história. Arqueologia, curador de museu, pesquisador... E... Afinal, qual é o mal de querer ser professor? É uma profissão tão nobre quanto ser advogado, médico ou engenheiro. O único problema é que isso não se reflete ainda no salário... Ou no respeito a profissão... Isso sem contar as inúmeras pessoas que acham que fazer faculdade de história é a coisa mais fácil do mundo. Afinal... É só ler um monte de livros... De fato, a gente lê um bocado na faculdade... Mas quem me dera que fosse só ler um monte de livros. Afinal, quem já experimentou passar pelas estantes de história da livraria com certeza reparou no tamanho deles. E quem já teve a curiosidade de ler um deles... Com certeza percebeu que só leitura não é certeza de nada... Quem me dera fosse só ler...



Nº 2 - Todas as piadinhas que fazem com "história"

"Ih, lá vem o contador de história...". Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu isso após ter entrado na faculdade. As pessoas acham muito engraçado esse humor a la tiozinho de festa de família dizendo "é pavê ou pacumê?". E ainda querem que você ria disso... Todo curso tem a sua piada pronta... E esta é a mais usada contra nós pobres historiadores.


Nº 3 - O calendário humano / Wikipédia humana

As pessoas acham que todo o historiador vem automaticamente com toda a história da humanidade embutida na cabeça. "Qual foi o dia em que a rainha Vitória se casou?", "que dia Hitler fez o seu primeiro discurso em Munique?". Sério, quem vai saber tudo isso????
Além de calendário, há muitos que acham que o historiador/professor de história é a wikipédia em pessoa. Não é de obrigação de nenhum dos que trabalham com a história de ser detentor de todo o conhecimento (útil ou inútil) produzido pelo homem desde o tempo das cavernas. Até hoje, conheci poucos que sabiam responder qualquer pergunta de curiosidade besta.




N º 4 - Faz história = maconheiro, hippie, esquerdista

Nada contra aos que levam a vida assim, mas isso não é a maioria de NENHUM curso de humanas (talvez geografia rsrs). Eu passei o meu curso inteiro sem usar brincos de madeira e saias de cigana, sem me juntar ao PSOL ou fumar um baseado. Isso já prova que a o argumento é inválido.





N º 5 - Nostalgia x História

A pior coisa para um historiador é quando ele se vê jogado dentro de um conflito onde ele, mesmo amparado por uma loga bibliografia... Se vê contra uma pessoa que viveu no momento. Isso fica pior se essa pessoa for seu avô, avó, mãe, pai... Quanto maior o grau de parentesco, mais chance de estar enrascado. Afinal, vai tentar convencer que o momento áureo da memória de seu ente está completamente errado. É chato matar memórias com a realidade... kkkk




Well, é isso. Acho que mesmo os que não fizeram história poderão se indentificar com alguns tópicos, afinal... Todos os que escolhem o caminho das licenciaturas passam mais ou menos pela mesma coisa.

  • Share:

Você pode gostar de:

3 comentários

  1. Oh amiga, i feel you! Esteriótipos de profissões existem em todas as áreas, mas o seu post ficou muito engraçado! xD

    Beijos <3

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Umas das melhores postagens que vc ja fez Inajara kkkkk
    sou suspeita né, afinal sou historiadora

    ResponderExcluir
  3. Boa! Tbm sou professora e sei como são certos comentários rsrrsrs. Bjus
    Estou te seguindo Dê uma passadinha no meu blog tbm. bjus
    http://amorenagatinhamake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir