gif

Méliès on Gifs!

segunda-feira, março 10, 2014

Hoje quero postar sobre um dos diretores que a maioria nem se lembra de citar: Georges Méliès. É bem verdade que a maioria que sabe que ele é, o sabe há pouco tempo e graças a belíssima homenagem de Martin Scorcese em forma de filme a este diretor dos primeiros anos do cinema. Me refiro a A invenção de Hugo Cabret, que é uma verdadeira ode em homenagem aos pioneiros do cinema, em especial Georges

Méliés, que no filme é interpretado pelo ator britânico Ben Kingsley.
Enfim... Porque se lembrar deste diretor em especial? Simples, sem ele... Acho que o que a gente entende por ficção científica seria algo bem diferente... Se é que este gênero poderia existir. Este gênio do ilusionismo revolucionou e influenciou de tal forma a sétima arte, que mesmo que até agora você não conheça absolutamente nada sobre ele, você com certeza já viu trabalhos inspirados em seus filmes. Um exemplo? Só Star Wars e 2001 uma odisséia no espaço... !!!
Apesar de ter dirigido a assombrosa quantia de 555 filmes (Viagem à Lua é só um entre centenas minha gente), poucos chegaram aos nossos dias (aquele velho problema que a gente tem de não saber valorizar o nosso passado sabe...), mas os que sobreviveram são testemunhas de sua criatividade e perfeccionismo.
Particularmente tenho extrema admiração pelo que ele conseguiu fazer com a tecnologia disponível em sua época, afinal, estamos falando da virada do século XIX para o século XX.
Para vocês experimentarem um pouquinho da arte de Méliès em forma de filmes, segue alguns gifs tirados de algumas de suas obras, algumas colorizadas à mão (imagina a trabalheira de pintar quadro por quadro minha gente):









  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Eu adoro as obras de Meliès, realmente pouco lembrado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o filme "A invenção de Hugo Cabret", porque fui apresentada a Meliès, de forma superficial, claro. Mas o filme apresenta, mesmo de forma bem rápida, a incrível participação de Meliès no que (o My Golden Universe) chamam de "a sétima arte".
    Show !

    ResponderExcluir