Como prometido, uma vez por mês estarei disponibilizando uma receitinha super caprichada para vocês... E contando um pouco das curiosidades por trás destes quitutes.O escolhido do mês de março é bem especial, algo que eu além de achar super fofo, acho uma delicinha: os cupcakes! É bem verdade que esse bolinho meio que virou modinha de uns tempos para cá mas... Quem se importa?!?! São lindos e deliciosos, e extremamente variados. Hoje vou ensinar duas receitinhas interessantes de cupcake, uma salgada e uma doce, para vocês se deliciarem!
História
Apesar de só ter virado mania das festas brasileiras há pouco tempo, este quitute remonta ao século XVIII, para ser exato, no ano de 1796, onde aparece a primeira menção ao doce como "um bolo para ser cozido em copos pequenos", no American cookery escrito por Amelia Simmons.
Muito antes das forminhas de papel, assadeiras e formas de silicone, estes bolinhos eram feitos em pequenos copos de cerâmica, os ramekins. Apesar de com o tempo terem entrado em desuso, o nome cupcake permaneceu, remontando a sua origem de um genuíno bolo dentro de copo.
- 2 + ¾ xícaras (de chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (de chá) de manteiga
- 2 xícaras (de chá) de açúcar
- 1 xícara (de chá) de leite
- 1 colher (de sopa) de fermento em pó
- 1 colher (de chá) de essência de baunilha
- 4 ovos grandes
- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/3 xícara de óleo vegetal
- 1 ovo
- 1/3 xícara de leite + 2 colheres de sopa de leite (caso precise)
- 1 xícara de calabresa cortada em pedacinhos
- 1 xícara de mussarela ralada
- 75g de creamchease
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- sal
- 1 xícara de mussarela ralada
- 1 xícara de calabresa cortada em pedacinhos
Unte sua fôrma de cupcakes com manteiga e farinha. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Em outra tigela, misture o óleo, o leite e o ovo batido. Misture os ingredientes molhados aos ingredientes secos. A massa deve ficar grudenta, então, se não ficar, acrescente as 2 colheres de sopa de leite a mais. Acrescente a mussarela e as calabresas. Leve para assar até que o palitoo saia limpo (mais ou menos 18 minutos). Para o recheio, é só bater todos os ingredientes com um batedor de ovos.
Montagem
Abra uma pequena tampa e coloque uma colher de chá do recheio. Passe um pouco do recheio em cima e salpique mussarela sobre cada um. Coloque mais calabresas em cima e leve ao forno novamente, até que o queijo derreta.
2 comentários
Olá Melindrosa Inajara como vai?
ResponderExcluirNossa que luxo seu post, muito delícia. Embora eu esteja numa restrição alimentar lascada, eu posso comer uma guloseima a cada 15 dias. Achei uma ótima receita para fazer num sábado a noite para substituir a tradicional pizza. A gente só não pode exagerar. Amiga eu preciso perder de 18 a 20 quilos. Estou criando um blog para me motivar na dieta, depois te passo o link.
Parabéns pelas suas receitas deliciosas ! Confesso que deu água na boca.
P.S. Queria te perguntar como criou o selinho para o seu blog? Poderia me dar umas dicas?
Agora eu PRECISO experimentar esse cupcake de pizza! Duas comidas danadas de boas juntas... hum!!
ResponderExcluirBeijos!