Ziegfeld Follies

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Com certeza se você já acessou alguma página de cultura vintage, tumblr, blog... Você já se deparou com uma foto de alguma Ziegfeld girl. Mas de onde vinham estas belas garotas? Do Ziegfeld Follies!
Não sabe o que foi o Ziegfeld Follies??? Eu explico!

Ziegfeld Follies foi uma série de produções teatrais (ao estilo cabaret e teatro Vaudeville) inspirado nas
Folies Bergère de Paris, que fizeram a alegria da Broadway entre 1907 e 1931, passando a ser um programa de rádio de 1932 a 1936, com o nome The Ziegfeld Follies of the air.
Os espetáculos foram idealizados e montados por Florenz Ziegfeld, supostamente sugeridos pela sua própria esposa, a artista Anna Held.
Os produtores dos shows eram os monstros da virada do século Klaw & Erlanger.


O idealizador


Florenz Ziegfeld, Jr. nasceu em Chicago no dia 15 de março de 1867. O pai de Ziegfeld Jr. dirigia, antes do incêncio de Chicago em 1872, o Colégio de musica de Chicago, e abriu mais tarde uma casa noturna, O Trocadero, para fazer negócios na Feira Mundial de 1893. Como a boate esta indo mal, Ziegfeld Jr., que ajudava seu pai, contratou Eugen Sandow. Com a experiência que adquiriu, logo se viu pronto para o próximo passo: seu próprio espetáculo.



O início



Seus espetáculos de palco ao estilo "Ziegfeld Follies", começaram somente com o nome de "Follies", no dia 7 de julho de 1907. Tudo era acompanhado por Florenz de perto, até os mínimos detalhes, desde os trajes,

cenários e garotas. Os números apresentados eram sempre produzidos e coreografados por artistas proeminentes, como Irving Berlin , George Gershwin e Jerome Kern.
O impacto do show foi imediato: um sucesso sem igual! Ziegfeld tinha o intuito de montar um entreterimento "simples" para a temporada de verão... Mas o sucesso foi tão estrondoso que Florenz anexou o seu nome, agora Ziegfeld Follies, e passou a monta-lo anualmente, sendo a principal atração da Broadway.
O palco dos Ziegfeld Follies era um verdadeiro celeiro de estrelas e suas Ziegfeld girls faziam com que as colunas de fofocas lançassem a aposta: quem será a próxima Ziegfeld Girl a se tornar uma estrela?








Ziegfeld Follies of the air


Transmitido pela rádio CBS a partir de 1932, o Ziegfeld Follies of the air foi um esforlo de Florenz em levar para o rádio um pouco do seu sucesso nos palcos. Eddie  Dowling era o apresentador do programa, que era transmitido aos domingos à noite. Al Goodman à frente da orquestra e os convidados incluiam Fanny Brice , Helen Morgan , Jack Pearl , Will Rogers , e o próprio Ziegfeld.
Com a morte de Ziegfeld em julho de 32, a série saiu do ar, voltando somente em 1936 para um especial em homenagem a Florenz.



Declínio e fim do Ziegfeld Follies.


Com a morte de Florenz Ziegfeld, sua viúva Billie Burke autorizou o uso do nome Ziegfeld Follies para Jake Shubert, que produziu os Follies de 1934 a 1936. O nome foi usado mais tarde por outros promotores em Nova York, Filadélfia e novamente em Broadway, cada vez com menos conexão com as Follies originais. Estes últimos esforços falharam miseravelmente, sendo grandes fracassos de audiência. 
Billie Burke tomou todos estes esforços, incluindo atuar em alguns filmes, pois com a morte repentina de Ziegfeld, ela se viu com substanciais dívidas. 


Filmes de adaptações e biografias


Três espetáculos foram levados para o cinema: Sally (1929), estrelado por Marilyn Miller; Rio Rita (1929), estrelado por Bebe Daniels e Whoopee! (1930), estrelado por Eddie Cantor. Todos foram filmados com Technicolor e foram acompanhados de perto por Ziegfeld. Whoopee! foi feito sob a supervisão pessoal de Ziegfeld, com Ziegfeld como produtor com Samuel Goldwyn .
Show boat teve três versões nas telonas. A primeira versão, de 1929, era parcialmente falado e era mais baseado no romance (fonte) que no espetáculo de teatro. O filme conta com um prólogo falado de Ziegfeld para ser exibido antes do filme. As outras duas versões foram filmadas depois da morte de Florenz. A aclamada versão de 1936 que contou com vários artistas que participaram no palco, incluindo Helen Morgan e Irene Dunne. A ultima versão é o filme de 1951, com um enredo mais abreviado, mas que inclui quase todas as canções originais. É estrelado por Kathryn Grayson , Ava Gardner e Howard Keel como Magnolia, Julie e Ravenal, respectivamente.
Em 1941, a MGM lançou Ziegfeld Girl, estrelado por Lana Turner, Judy Garland, Hedy Lamarr, James Stewart e Tony Martin.
Um filme semi-biográfico, O Grande Ziegfeld , foi produzido em 1936, e faturou o Oscar de melhor filme do ano. Outro, recriando os Follies com um elenco de estrelas, Ziegfeld Follies , foi produzido em 1946, contando com estrelas como Fred Astaire , Judy Garland , Lena Horne, Gene Kelly , Fanny Brice , Red Skelton , Esther Williams , Cyd Charisse , Lucille Ball , Kathryn Grayson. Ambos foram feitas por MGM e contou com William Powell como Ziegfeld.
Em 1968 a Columbia lançou também Funny Girl, que conta a história de Fanny Brice no Ziegfeld Follies, com Barbra Streisand como Brice e Walter Pidgeon como Florenz Ziegfeld.



As Ziegfeld Girls


Para encerrar, um pouco sobre o ponto máximo do show: as Ziegfeld Girls. Ziegfeld girls eram como as coristas do espetáculo ficaram conhecidas. As showgirls do espetáculo seguiam a referência das Flodora Girls, abolindo o uso do espartilho eduardianodas Gibson girls. As meninas, sempre como modelitos de tamanho semelhante, com design de Erté, eram objeto de admiração de homens e mulheres. Muitas foram convencidas a deixarem os palcos e se casarem com homens de fortuna.
Talvez a Ziegfeld Girl mais famosa de todas as temporadas seja a artista Lillian Lorraine. Ao longo dos anos os palcos do Ziegfeld Follies lançaram ao estrelato vários nomes como Marion Davies , Paulette Goddard , Joan Blondell , Olive Thomas , Barbara Stanwyck , Billie Dove , Louise Brooks , Nita Naldi , Julanne Johnston, Mae Murray , Bessie Love , Dorothy Mackaill , Josephine Baker, Barbara Stanwick, Gipsy Rose Lee, Odette Myrtil , Lilyan Tashman , Claire Dodd , Cecile Arnold , Dolores Costello , Dorothy Sebastian e Iris Adrian.

Se quiser saber mais sobre elas, recomendo o post da Priscilla (link aqui) no blog Nos tempos da minha avó.

Para encerrar, fotos das mais belas Ziegfeld girls para encerrar!

Lillian Lorraine
Marion Davies
Joan Blondell
Olive Thomas
Louise Brooks
Gipsy Rose Lee
Dolores Costello (Bisavó da atriz Drew Barrymore)


  • Share:

Você pode gostar de:

1 comentários

  1. Esse mistério na imagem de todas elas é o que mais me encanta, além das roupas! Belo Post Inah e Obrigada por recomendar meu post! ;) xxx

    ResponderExcluir