Os mods!

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Hoje resolvi escrever algo sobre uma subcultura que em nosso meio vintage sempre "perde" para a predominante cultura rocker: os mods. Acho que já vi muitos posts dedicados a contar a história e estilo dos rockers e teddy boys, mas os mods andam meio que ignorados em nosso meio, apesar de ser um estilo bem interessante e que me agrada muito... Pelo menos em termos de moda e musica.
Nesse post vou contar um pouco da história e das características desta subcultura de origem genuinamente inglesa e que teve seu ápice no início da década de 60.

Origem e estilo

símbolo da subcultura mod, anteriormente
um dos símbolos da RAF. Até hoje conhecido
como simbolo da banda The Who
O termo mod é uma abreviação da palavra modernismo, a qual era atribuída aos musicos e fãs de jazz moderno na década de 50. A "tribo" (odeio esse termo, mas...) mod teve sua origem entre os jovens
adolescentes ingleses que tinha famílias geralmente ligados ao comércio de tecido em Londres. No começo, a cultura se difundiu entre jovens de classe média, super viciados nas ultimas tendências da moda, fãs de filmes franceses e italianos, e sedentos por novos estilos musicais, sempre trajando terninhos italianos justos e ouvindo jazz moderno ou rythm and blues. Eram uma espécie de hipsters do final dos anos 50. Enquanto homens imitavam a aparência dos atores da nouvelle vague (gravatas finas, ternos sob medida, mocassins e sapatos de boliche), as mulheres mods eram de um estilo mais andrógino, com cortes de cabelo curtos, calças masculinas curtas, sapatos baixos e pouca maquiagem. A minissaia e os cílios falsos também eram símbolos das mods, personificadas na modelo Twiggy.
Existem alguns estudiosos de cultura que afirmam que os mods, assim como seus rivais rockers, são provenientes da mesma origem: os teddy boys. Entretanto, não existe nada que confirme esta teoria.
Os mods se reuniam geralmente em pubs e principalmente cafés, os mais famosos eram o Goldhawk e Markee Club para exibir suas roupas "descoladas" e criarem novos passos de dança, geralmente montados no meio de transporte que se tornou símbolo mod: a vespa.

Mods x rockers

A rivalidade entre mods e rockers é algo que nem precisa se comentar o quanto era grande e muitas vezes
Briga entre mods e rockers
violenta. Na visão dos rockers, os mods eram rapazes afeminados, esbones e falsos... Um  "playboy" da
época... Na visão dos mods, os rockers eram boçais desajustados e membros de gangues, um clássico estereótipo de filmes como Juventude Transviada e O selvagem. Na Inglaterra ainda tinha o agravante da diferença de regiões... Os mods eram predominantemente de Londres, enquanto os rockers eram em sua maioria das áreas rurais. Geralmente os conflitos entre mods e rockers aconteciam mais nas partidas de futebol e em balneários como Margate, Brighton e Clacton.

Influências musicais e revival mod

A busca por novos ritmos era sempre constante, enquanto o estilo se disseminava pela Inglaterra, os mods expandiram seus gostos musicais para além do jazz e do R&B, abraçando também o soul(particularmente da Motown), o ska jamaicano e o bluebeat (versão inglesa do ritmo jamaicano). Eles também deixaram sua marca no desenvolvimento da beat music e do R&B britânicos, exemplificados em bandas como Small Faces, The Who e The Yardbirds. Entre as bandas britânicas menos conhecidas associadas ao cenário mod, estão The Action, The Creation e John's Children.
Apesar de Os Beatles se vestirem com uma clara influência mod, o som deles não fazia muito sucesso entre os mods, que preferiam bandas inglesas de R&B.
Até hoje podemos ver muito da influência mod em algumas bandas inglesas, como Oasis, Blur e Ocean colour scene.






  • Share:

Você pode gostar de:

3 comentários

  1. Confesso, que meu estilo tende mais ao mod, e é natural . Aos poucos percebi as peças que geralmente uso e os modelos que remetem bastante ao mod. Eu particularmente amo o estilo, não forço fazer parte da tribo , porém me pego sempre babando em um look mod.

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. I love mod fashion especially in the summer months. If you're into reggae and ska you might want to check out The Trojan Box set collection called "The Trojan British Box Set"

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar nesses estilos. Vou implementar na minha visão sobre as músicas e estilos.

    ResponderExcluir