ES

Introducing... Vitória!

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Sabe... Acho que seria muito injusto e descortês de minha parte não apresentar aos que leem este blog o lugar onde vivo... Ainda mais que faz parte de meu trabalho apresentar e incentivar o conhecimento sobre esta charmosa capital do Espírito Santo, em especial o canto mais "esquecido" dela: o Centro Histórico.
Para quem não sabe onde fica Vitória... sério... Um livro de Geografia na vida de vocês! Brincadeira... Eu explico: Vitória é um dos 4 estados da região sudeste... E creio que o mais esquecido dos 4... Porém aqui é um lugar cheio de surpresas para quem não conhece, principalmente o Centro Histórico da capital. Este pequeno pedaço da "cidade presépio" é um lugar que reserva não só opções histórico-culturais, mas também um ótimo local para fazer comprinhas e se deliciar com pratos típicos como a moqueca capixaba...
Nesse post vou dar uma de guia e vou propor para vocês um passeio bem gostoso por alguns pontos da capital capixaba:

1. Palácio Anchieta

Este maravilhoso prédio construído primeiramente para ser um colégio jesuítico e que, após uma reforma no final do século XIX, hoje é a sede do governo do ES está aberto de segunda a domingo para visitações. Além de conhecer o interior desta bela jóia arquitetônica, você pode conferir uma das esposições de arte que frenquentemente o palácio recebe ao longo do ano.
Para saber mais sobre as exposições que rolam dentro do palácio, é só ficar atento a fanpage do facebook (Link aqui!).

2. Rua sete de Setembro

Um dos points mais tradicionais do centro de Vitória. Lá você pode encontrar de tudo: lanchonetes, lojas de
roupa, aviamentos, fantasias, restaurantes e churrascarias... E se você for no sábado ainda rola o Samba na xepa, onde a rua fecha e vira um centro de entreterimento, com direito a barraquinhas de comidas em geral e musica ao vivo... As vezes rola até umas intervenções artísticas como peças ao ar livre... Muito legal de se ver.
Não sou uma das pessoas mais admiradoras da musica popular brasileira... Mas amo lugares onde você pode encontrar de tudo um pouco e com preços mais acessíveis que no Shopping center.





3. Theatro Carlos Gomes

Sei que ele não se compara em tamanho ou em esplendor a um Theatro municipal do Rio de Janeiro ou Teatro Amazonas... Mas ele também tem o seu charme particular.
Feito no início do século XX para substituir o teatro Melpômene que havia pegado fogo, o Theatro Carlos Gomes foi projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão.
E um ambiente lindo com características ecléticas, dignas de qualquer monumento das grandes cidades brasileiras. O interior dele é simplesmente magnífico, principalmente o teto musical, pintado por Homero Massena, inspirando-se nos grandes mestres da musica (Carlos Gomes, Bach, Wagner e Verdi).

4. As escadarias 

Um ponto importante que vale ser ressaltado é que o Centro histórico de Vitória é cheio de altos e baixos...
Literalmente. É uma região formada por morros, então para se ter acesso a várias partes é preciso passar por algumas das mais belas obras em forma de escadaria. Dou destaque a uma bem especial, a escadaria Maria Ortiz. Esta bela escadaria do início do século passado está em um lugar bem especial para a história do nosso estado, onde a personagem Maria Ortiz encabeçou um grupo de moradores que com paus, pedras e água fervente, repeliram a invasão de piratas holandeses.
A escadaria dá acesso a outro monumento lindo do centro... A Catedral Metropolitana.

5. Parque Moscoso

Creio que este seja um dos lugares mais charmosos do Centro. Inaugurado em 1912, o Parque Moscoso  O nome é uma homenagem ao presidente da província Henrique Moscoso. Um lugar bem bucólico situado no coração da cidade.
está onde ateriormente se situava um aterro. Está situado no centro da cidade e possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos. O parque também conta com uma Academia Popular da Pessoa Idosa.

6. Ilha das Caieiras

Se você quiser comer em lugar que possa te oferecer o que há de melhor da culinária tradicional capixaba o

lugar ideal é a Ilha das caieiras, lar das desfiadeiras de siri. A comunidade teve origem ainda durante a colonização do Espírito Santo, e, segundo dados da Prefeitura de Vitória, foi ocupada no início do século XX devido ao transporte do café que era produzido na região Serrana e transportado pelos rios Santa Maria e Bubu. Os rios desembocavam no manguezal em frente à Ilha, que era um ponto de parada. Ao longo dos anos, as famílias desenvolveram a atividade da pesca e do desfio de siri.O lugar, além de tudo, tem um pôr do sol maravilhoso!

Bom... É isso! é lógico que ainda existem vários outros points para todo o tipo de publico, como a Catedral Metropolitana, o Triângulo das bermudas (rua dos bares mais badalados), a praia de Camburi... Mas acho que já consegui o que queria, trazer um pedacinho da minha terra para vocês... E espero vê-los aqui um dia desses!

OBS.: Aos praieiros de plantão... As melhores praias de Vitória... Não ficam em Vitória, mas em Vila Velha! Mas é a coisa mais simples chegar nelas, basta atravessar a Terceira ponte, e também apreciar uma vista mais que sensacional da ilha de Vitória e do Convento da Penha!







  • Share:

Você pode gostar de:

1 comentários

  1. Sempre tive vontade de visitar, realmente lindo

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir