Filmes de guerra: Primeira Guerra Mundial.

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Bom, hoje o meu post será um pouco mais acadêmico que o de costume... Mas calma, não vou tentar ensinar história da Primeira Guerra Mundial a ninguém aqui... Mas será algo mais de utilidade publica (e diversão para os cinéfilos), para aqueles que este ano forem prestar vestibular... Afinal, este ano é o centenário do início da Guerra que acabaria com todas as guerras, a Primeira Guerra Mundial.
Mas como que eu irei ajudar? Com cinema! Desde meus tempos de aluna, sempre acreditei que uma maneira super gostosa de reforçar tudo aquilo que a gente aprende na sala de aula é vendo um bom filme. E em toda a minha faculdade, me esforcei para aprender mais a saber lidar com a sétima arte à serviço da educação. Pensando nisso, fiz uma lista de dez filmes sobre a Primeira Grande Guerra para indicar aqui, até porque, ao contrário da Segunda Guerra, filmes sobre o conflito de 1914 a 1918 são bem mais raros. Mas isso não quer dizer que sejam ruins... Tem uns bem interessantes de se assistir. Segue a lista:

1. Cavalo de Guerra (2011)

Começando com uma das ultimas grandes produções de Steven Spielberg que se passa justamente no
período da Primeira Guerra Mundial. Um filme muito interessante, que através da história de um cavalo vendido para a cavalaria do exército britânico. Pelos "olhos" do cavalo se descortina vários momentos e sentimentos com relação a guerra: o sentimento de alegria e heroísmo com que os oficiais se dirigiam em meio as paradas nas ruas, até o choque de realidade com um tipo de guerra nunca visto antes, uma verdadeira carnificina. Outro ponto interessante deste filme é que não há uma demonização de uma das partes, não há "inimigos". Os soldados alemães que aparecem também são retratados como "vítimas" de uma guerra vil que a maioria não acha mais sentido. Um filme realmente bom.

Link do filme aqui!



2. Flyboys (2006)

Um filme que já não tem uma qualidade de enredo do anterior, mas não deixa de ser interessante. O filme segue no alistamento, treinamento e experiências de combate de um grupo de jovens americanos que se voluntariaram para se tornarem pilotos de caça da Esquadrilha Lafayette, o 124 º esquadrão aéreo, formada pelos franceses em 1916. O esquadrão foi composta por 5 oficiais franceses e 38 voluntários americanos que queria voar e combater na I Guerra Mundial, durante os anos do conflito principal, 1914-1917, antes dos Estados Unidos se juntar à guerra contra as Potências Centrais.




3. Nada de novo no front (1930)

Para quem não tem problema com filmes antigos, este é excelente! Baseado no clássico escrito por Erich Maria Remarque, o filme traz a história de um rupo de jovens alemães é convencido por um professor a se alistar no exército. Eles ficam muito entusiasmados com a ideia de lutar por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, pois parece uma chance de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas. Paul (Lew Ayres) é um dos mais animados, porém, ao chegar no front o rapaz percebe que não há nada de honroso em matar seres humanos. Assim, a guerra transforma aqueles jovens idealistas em pessoas marcadas pelo horror.


4. Shoulder Arms! (1918)

Nada como um filme do Charles Chaplin na lista para deixa-la um pouco mais interessante. Shoulder arms, ou como ficou para o português, Carlitos nas trincheiras, é um filme mudo, curta metragem, de 1918. Foi escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin. É o segundo filme de Chaplin para a First National Pictures e o menor que leva o seu nome.
O filme se passa na França, durante a primeira guerra mundial. Chaplin faz um recruta que vira um herói e é convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas. Isso seria bom, se tudo não passasse de um sonho do pobre Carlitos.




5. Wings (1927)

Um dos meus filmes favoritos! Um clássico que conta com a diva Clara Bow! Foi o primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor filme na história em 1929 (Na primeira cerimônia do Oscar, ocorrida em 1929, não havia ainda uma categoria de Melhor Filme, e naquele ano foram entregues os prêmios de Melhor Produção (vencido por Asas) e outro de Melhor Produção de Qualidade Artística (vencido por Aurora), no ano seguinte a Academia decidiu instituir o prêmio de Melhor Filme e, considerando este equivalente ao prêmio dado a Asas anteriormente, acabou consagrando Asas como o primeiro vencedor da história Oscar de Melhor Filme). O filme conta a história de dois pilotos de aviões militares da Primeira Guerra Mundial, Jack Powell ( Charles “Buddy” Rogers) e David Armstrong (Richard Alen) que, apesar de se tornarem grandes amigos durante o treinamento militar, lutam pelo amor da jovem Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). No meio deste triângulo amoroso ainda há a vizinha de Jack que o ama em segredo, a bela Mary Preston (Clara Bow).


6. O barão vermelho (2010)

Já deu pra notar que em matéria de filmes sobre a Primeira Guerra, destacam-se as histórias de pilotos né? Esse filme traz a história do piloto mais famoso da história do conflito,  Manfred von Richthofen, mais conhecido como Barão Vermelho. Richthofen é retratado em sua vida amorosa, familiar e nas suas ações durante a guerra que o levaram ao Pour le Mérite, a honraria militar mais elevada da Alemanha na época, além de retratar sua morte e o devido respeito de seus iminigos ao ser enterrado em território francês, recebendo todas as honras militares dos aliados.


7. Feliz Natal (2005)

Este é um filme bem interessante, na linha do filme Cavalo de guerra e Nada de novo no front, mostrando a humanização de ambos os lados das trincheiras. Um filme que conta um dos mais interessantes episódios do conflito, no Natal de 1914, onde os soldados das trincheiras francesas, alemãs e escocesas se juntam durante o período de trégua para as festividades e compartilham paz e amizade. Hoje em dia é impossível imaginar algo assim entre inimigos numa guerra, mas devemos lembrar que a Primeira Guerra foi um verdadeiro divisor de águas, entre o cavalheirismo e heroísmo marcante dos conflitos anteriores... E a crueldade e infâmia da guerra total, que se tornou a marca sombria do século XX.


8. My boy Jack (2007)

Este filme é um claro exemplo de quão devastador a Primeira Guerra Mundial foi na juventude inglesa, principalmente toda uma geração de jovens estudantes e intelectuais das mais prestigiadas universidades do mundo: Cambridge e Oxford. Este filme traz a história de sofrimento do poeta inglês Rudyard Kipling pela busca de seu filho Jack, que faleceu em uma batalha. O título vem de um poema de 1916 de Kipling, feito para seu filho. (e sim... é com o Harry Potter rsrsrs)







9. Eterno amor (2004)

Este filme é bem interessante pois fala do período logo após ao término da guerra. Un long dimanche de fiançailles se trata de uma jovem chamada Mathilde, que aguarda notícias sobre Manech, seu noivo.
Os cinco são condenados à morte pela corte marcial e, após serem levados para uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã.
Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Manech está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isso. Um filme muito peculiar, no qual tenta retratar a realidade do pós guerra.
Mathilde fica a saber que Manech fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram a sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra.

Link do filme aqui!


10. A ponte de Waterloo (1940)

Para encerrar, mais um clássico do cinema! Este clássico é um remake do filmes de 1931, que por sua vez é
baseado no romance de Robert. E. Sherwood. Trata-se  da história de uma jovem bailarina e de um capitão do exército russo que por um acaso se conhecem na Waterloo Bridge. Profundamente apaixonados, eles marcam o casamento, entretanto Roy, o oficial, desaparece em combate e Myra, a bailarina o dá como morto e tira a sua vida na ponte onde tudo começou.


Link do filme aqui!




Bom... É isso! Espero que vocês apreciem esta singela lista de filmes... Acho que eles podem ajudar a entender de uma forma mais prazerosa um período histórico um tanto quanto complicadinho.  

  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Adorei sua postagem! Parabéns pelo blog! ~Favoritei porque preciso mostrar pra minha irma!
    É a Bia do facebook.

    beijos!
    www.pontoemcomum.com

    ResponderExcluir
  2. Exclente lista! Todo mundo amou Cavalo de Guerra aqui em casa. E o que falar de Shoulder Arms e Wings? Ficou faltando mu favorito: O Grande Desfile.
    Beijos!

    ResponderExcluir