Cozinha da melindrosa: Doughnuts... Ou donuts!

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Hoje vou começar uma série de post mensais em homenagem a uma das paixões mais compartilhadas do mundo: COMER! Bom... Cozinhar também faz parte dos meus hobbies prediletos, então... Resolvi aliar este passatempo ao blog, ensinando algumas receitinhas vintage tanto aqui do Brasil, quanto de outros países... E junto com suas histórias! Afinal... Muitas das coisas que a gente ama tem uma bela história para contar.
Pra começar, um dos meus doces prediletos: o doughnut, ou donut... Ou rosquinha da vovó!

Origem e história.

É quase impossível rastrear a origem da rosquinha. Este foi um alimento que surgiu em várias partes, mas com um método e ingredientes bem parecidos. O mais provável é que sua origem remonte a Holanda e Alemanha na Idade Média. Mas a popularização mesmo desta massa frita veio nos Estados Unidos, sendo até hoje uma marca da culinária norte americana. Quando os imigrantes do século XIX desembarcavam nos Estados Unidos, principalmente em Nova York, e se deparavam com as confeitarias exibindo as múltiplas variedades de rosquinhas, com creme, polvilhadas de açúcar, com chocolate... Acreditaram que este era o primeiro alimento genuinamente americano.
A parte mais interessante, em minha singela opinião, deste belo doce foi a sua participação na Segunda
Guerra Mundial. Sim! Este pequeno ator teve sua parte crucial em um evento tão grande como os conflitos de 1939 a 1945.
Bom, durante o confronto, a Cruz vermelha americana foi convidada pelo exército americano para além de trazer auxílio médico, trazer algum tipo de recreamento para os soldados. Em Londres, a Cruz Vermelha

abriu vários clubes de recreação, geralmente perto das instalações militares. Como os custos com alimentação e hospedagem eram um tanto quanto onerosos, eles resolveram inovar: o clubmobile da Cruz Vermelha. Basicamente, era um caminhão ou ônibus adaptado para se transformar em uma "lanchonete".
Sua tripulação era composta por um motorista e cerca de três mulheres, sempre sorridentes e atraentes, para bem atender os soldados. Dentro do clubmobile havia uma cozinha e uma maquinha de rosquinhas embutida. Isso sem falar em um fogão para fazer café , uma vitrola e alto-falantes, para prover um clima agradável.
As meninas que escolhiam o trabalho eram treinadas para preparar rosquinhas e café em grandes quantidades, para atender as tropas, não só nos campos de treinamento da Inglaterra, mas também nos territórios que pouco à pouco eram retomados na Europa. Esse trabalho fez difundir o gosto e amor pelos donuts em toda a Europa, e consolidar como um sabor genuinamente americano.

Bom... Pra encerrar, vou ensinar o donut tradicional... Aquele que você vê nos filmes americanos de policial...


Donuts americanos

Ingredientes da massa

- 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 2 tabletes de fermento biológico fresco ou 1 envelope de fermento biológico seco

Recheio

- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 1/2 xícaras (chá) de leite
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 3/4 xícaras de açúcar
- 1 colher (sopa) de baunilha

(se preferir, o recheio pode ser feito com doce de leite, brigadeiro, beijinho, geléia de frutas...)

Modo de preparo

Massa: Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite e o fermento, misture tudo até obter uma massa homogênea e que não grude na mão, caso grude acrescente aos poucos farinha. Deixe a massa descansar por aproximadamente meia hora. Faça bolas com a massa e depois passe o rolo, fazendo um disco com a mesma. Deixe com 1cm de espessura com um molde ou uma xícara, corte o centro e deixe no formato de uma rosquinha. Faça isso com toda a massa e deixe descansar novamente por 20 minutos. Após o descanso, leve as rosquinhas para fritar no óleo, deixando ambos os lados bem dourados.

Recheio: Após as rosquinhas esfriarem, corte com cuidado o meio para rechear. O recheio consiste em levar todos os ingredientes ao fogo baixo e misturarem até criar consistência.
Se quiser, pode fazer uma cobertura para os donuts de chocolate derretido ou polvilhar açúcar.

BOM APETITE!

  • Share:

Você pode gostar de:

3 comentários

  1. Amei a receita, hoje mesmo vou fazer. Obrigada pela receita.
    Beijos.

    http://makedamotociclista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ai ai delicia, eu qeuroooooooo! Passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, sigo tb!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  3. amei o blog, amo blogs assim cheios de textos, informações e bem expressivo. Vi a indicação do seu no blog "mãe ,eu sou retrô". E já estou te seguindo. Amei mesmo. Também faço parte desse mundo vintage e é sempre bom conhecer alguém que gosta, assim tenho mais pessoas que me entendem, mesmo que via web (risos).

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir