Lawrence da arábia (1962)

domingo, dezembro 15, 2013


Lawrence da Arábia é um é um filme épico de 1962, baseado na obra de T. E. Lawrence, Seven Pillars of Wisdom (Os Sete Pilares da Sabedoria) e dirigido por David Lean.
O filme explora a excentricidade e a personalidade enigmática de Lawrence, que, em 1916, em plena I Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a península arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.
O filme mostra quatro episódios principais da vida de Lawrence durante a sua estada na Arábia: a conquista de Aqaba; o seu rapto e tortura pelos turcos em Deraa; o massacre de Tafas; e o fim do sonho árabe de Damasco.
O filme venceu o Oscar nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor edição, melhor direção de arte - a cores, melhor fotografia - a cores, melhor som e melhor trilha sonora.



BOM FILME!


  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários