Rockabilly - O início da história do Rock (parte I)

quinta-feira, outubro 17, 2013

Para responder de uma vez por todas e para com polêmicas trazidas por uma maluca qualquer, o estilo rockabilly EXISTE SIM e está muito vivo até hoje.
Este é um dos primeiros resquícios do rock and roll, a primeira mistura que deu certo e fez sucesso de fato. Surgido no início dos anos 50 nos Estados Unidos, o termo rockabilly é um "portmanteau" de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50). No final da década de 40 a mais alta química musical estava rolando, os gêneros musicais começaram a quebrar as suas barreiras e se misturar uns aos outros. A mistura entre country e rhythm & blues apontou para o surgimento do rock clássico. Outras influências importantes para o aparecimento do rockabilly incluem o Western Swing e o Boogie woogie, ambos variedades do Jazz.

O gênesis:

Maddox Brothers and Rose

As primeiras misturas entre o blues e o hillbilly já remontam a década de 20, um exemplo é o hit nacional Wreck of the Old '97, feito pela banda Lonesome Road Blues.
Passando por vários nomes e estilos que incluen o Hillbilly boogie, western swing, o grupo Maddox Brothers and Rose pode ser considerado precursor do rockabilly. Graças a  Fred Maddox no contrabaixo e seu desenvolvimento da técnica slap-back (o ato de bater nas cordas do instrumento, ao invés de puxá-las individualmente) os primeiros acordes de um novo gênero começavam a nascer. Depois da II Guerra a banda passou a utilizar instrumentos mais pesados, inclinando-se cada vez mais a uma pegada honky tonk e uma base maníaca e profunda - o slap bass de Fred Maddox. Muitos acreditam que eles foram não só os precursores, mas também um dos primeiros, senão o primeiro, grupo de Rockabilly.

Carl Perkins and brothers
Carl Perkins e seus irmãos Jay e Clayton, se apresentavam em bailes do Tennessee. De olho na reação do platéia na pista de dança, Carl começou a compor suas primeiras canções, desenvolvendo um estilo de música baseado mais no ritmo, que não eram nem country ou blues, mas com elementos de ambos. Perkins continuou a dar forma a essas canções até conseguir composições completas, que só então eram colocadas no papel. Ele já havia começado a mandar demos para gravadoras de Nova York, todas rejeitadas, algumas sob a alegação de que aquele novo e estranho estilo de country com um ritmo tão acentuado não se encaixava em nenhuma tendência comercial. Isso mudaria em 1954, com o estouro de outra banda precursora do estilo: Bill Halley and The comets. 

O estouro do Rockabilly

Bill Halley and his comets
Em 1951, um líder de banda de western swing chamado Bill Haley gravou uma versão de Rocket 88 com seu grupo Saddlemen. Considerada uma das primeiras gravações rockabilly, foi seguida por uma versão de Rock the Join em 1952, e composições originais como Real Rock Drive e Crazy Man, Crazy, esta última alcançando o 12° lugar nas paradas da Billboard em 1953.
Em 12 de abril de 1954, Haley e sua banda (agora conhecida como Bill Haley and His Comets) gravou Rock Around the Clock pela Decca Records de Nova York. Quando lançada em maio daquele ano, permaneceu nas paradas por uma semana na 23ª colocação, vendendo 75,000 cópias. Um ano depois ela foi incluída na trilha sonora do filme Blackboard Jungle, e logo depois estava liderando as paradas de sucesso ao redor do mundo, inaugurando um novo gênero de entretenimento. Rock Around the Clock alcançou a 1ª colocação, permanecendo nesta posição por duas semanas e sendo a 2ª colocada na Billboard Hot 100 de 1955.


O jardim do Eden do Rockabilly

 Após o sucesso de Bill Halley e seus cometas, os Estados Unidos presenciaram a maior febre por um estilo musical que não se presenciava desde os "loucos anos 20" e o advento do Jazz. A maioria se deve a uma
cidadezinha de interior, a Meca do rock: Memphis, Tenessee. Nesta pequena cidade, uma gravadora se especializou em lançar verdadeiras lendas do rock para o mundo.
Sun Records
 Fundada por Sam Phillips, a Sun Records ficou conhecida por lançar astros como Elvis Presley, Carl Perkins, Roy Orbison e Johnny Cash. Antes de seus artistas brancos, a Sun só trabalhava com músicos negros. Phillips adorava o rhythm and blues e queria
que o gênero alcançasse o público branco. Foi o produtor e engenheiro de som da Sun, Jack Clement, que descobriu e lançou Jerry Lee Lewis enquanto o dono da gravadora viajava para a Flórida. Um dos feitos mais notáveis dessa gravadora foi o encontro entre as grandes lendas do rock - Carl Perkins, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley - tocando juntos, e batizados com o apelido " Million Dollar Quartet " em 1956. Os artistas mais famosos lançados pela Sun Records foram Roscoe Gordon, Rufus Thomas, Carla Thomas, Little Milton, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, Elvis Presley, Roy Orbison, Charlie Rich e Conway Twitty.

Para que este post não se torne uma verdadeira maratona de leitura, em breve darei continuação a esta bela história de um dos gêneros musicais mais queridos da cultura vintage. Aguardem!


AH! E como não dá para fazer um post de musica sem musica, segue algumas das musicas que deram origem ao nosso tão querido rock


                                           Maddox Brother and Rose - Honky Tonkin (1949)
                                                        Carl Perkins - Blue Suede Shoes
                                          Bill Halley and his comets - Rock around the clock

  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Olá!
    Achamos seu post super bacana e compartilhamos na nossa fanpage https://www.facebook.com/lucyjonesvestidos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada... Fico muito feliz :)

    Fiquem ligados que em breve colocarei a continuação!

    ResponderExcluir