Para responder de uma vez por todas e para com polêmicas trazidas por uma maluca qualquer, o estilo rockabilly EXISTE SIM e está muito vivo até hoje.
Este é um dos primeiros resquícios do rock and roll, a primeira mistura que deu certo e fez sucesso de fato. Surgido no início dos anos 50 nos Estados Unidos, o termo rockabilly é um "portmanteau" de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50). No final da década de 40 a mais alta química musical estava rolando, os gêneros musicais começaram a quebrar as suas barreiras e se misturar uns aos outros. A mistura entre country e rhythm & blues apontou para o surgimento do rock clássico. Outras influências importantes para o aparecimento do rockabilly incluem o Western Swing e o Boogie woogie, ambos variedades do Jazz.
O gênesis:
![]() |
Maddox Brothers and Rose |
As primeiras misturas entre o blues e o hillbilly já remontam a década de 20, um exemplo é o hit nacional Wreck of the Old '97, feito pela banda Lonesome Road Blues.
Passando por vários nomes e estilos que incluen o Hillbilly boogie, western swing, o grupo Maddox Brothers and Rose pode ser considerado precursor do rockabilly. Graças a Fred Maddox no contrabaixo e seu desenvolvimento da técnica slap-back (o ato de bater nas cordas do instrumento, ao invés de puxá-las individualmente) os primeiros acordes de um novo gênero começavam a nascer. Depois da II Guerra a banda passou a utilizar instrumentos mais pesados, inclinando-se cada vez mais a uma pegada honky tonk e uma base maníaca e profunda - o slap bass de Fred Maddox. Muitos acreditam que eles foram não só os precursores, mas também um dos primeiros, senão o primeiro, grupo de Rockabilly.
![]() |
Carl Perkins and brothers |
O estouro do Rockabilly
![]() |
Bill Halley and his comets |
Em 12 de abril de 1954, Haley e sua banda (agora conhecida como Bill Haley and His Comets) gravou Rock Around the Clock pela Decca Records de Nova York. Quando lançada em maio daquele ano, permaneceu nas paradas por uma semana na 23ª colocação, vendendo 75,000 cópias. Um ano depois ela foi incluída na trilha sonora do filme Blackboard Jungle, e logo depois estava liderando as paradas de sucesso ao redor do mundo, inaugurando um novo gênero de entretenimento. Rock Around the Clock alcançou a 1ª colocação, permanecendo nesta posição por duas semanas e sendo a 2ª colocada na Billboard Hot 100 de 1955.
O jardim do Eden do Rockabilly
Após o sucesso de Bill Halley e seus cometas, os Estados Unidos presenciaram a maior febre por um estilo musical que não se presenciava desde os "loucos anos 20" e o advento do Jazz. A maioria se deve a uma
cidadezinha de interior, a Meca do rock: Memphis, Tenessee. Nesta pequena cidade, uma gravadora se especializou em lançar verdadeiras lendas do rock para o mundo.
![]() |
Sun Records |
que o gênero alcançasse o público branco. Foi o produtor e engenheiro de som da Sun, Jack Clement, que descobriu e lançou Jerry Lee Lewis enquanto o dono da gravadora viajava para a Flórida. Um dos feitos mais notáveis dessa gravadora foi o encontro entre as grandes lendas do rock - Carl Perkins, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley - tocando juntos, e batizados com o apelido " Million Dollar Quartet " em 1956. Os artistas mais famosos lançados pela Sun Records foram Roscoe Gordon, Rufus Thomas, Carla Thomas, Little Milton, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, Elvis Presley, Roy Orbison, Charlie Rich e Conway Twitty.
Para que este post não se torne uma verdadeira maratona de leitura, em breve darei continuação a esta bela história de um dos gêneros musicais mais queridos da cultura vintage. Aguardem!
Carl Perkins - Blue Suede Shoes
Bill Halley and his comets - Rock around the clock
2 comentários
Olá!
ResponderExcluirAchamos seu post super bacana e compartilhamos na nossa fanpage https://www.facebook.com/lucyjonesvestidos
Obrigada... Fico muito feliz :)
ResponderExcluirFiquem ligados que em breve colocarei a continuação!