Retrospectiva - minha entrada no universo vintage

sexta-feira, outubro 04, 2013

Ontem estava lembrando com bastante carinho quando comecei a integrar, bem aos poucos, neste lindo universo que hoje tenho tanto carinho e dedicação tentando divulgá-lo. É engraçado ver como o tempo passa, ver como nós lentamente mudamos nossa opinião, nossos comportamentos tudo a partir de uma nova perspectiva de vida. Meu ingresso nesta subcultura era algo já "escrito nas estrelas", isto eu posso afirmar.
Sou historiadora por formação, o que já demonstra obviamente meu amor pelo passado. Mas, com o decorrer de minha formação, aprendi, em especial com o meu orientador, que para entendermos uma determinada época, o "zeitgeist" (espírito do tempo, o "clima" de uma determinada época), devemos mergulhar em uma experiência que vai além dos livros acadêmicos, algo meio parecido com o que o antropólogo faz quando quer estudar uma tribo indígena. No meu caso, que estudava (estudo aliás...) desenhos animados na Segunda Guerra, mergulhei de cabeça na cultura de massa dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. A cada página de blog que abria, a cada música que baixava, mais meu coração palpitava como naquelas paixões arrebatadoras que agente tem poucas vezes chance de sentir na vida. 
Meu primeiríssimo contato com o "autêntico" universo vintage foi com o blog Nos tempos da minha avó, onde fui ler um artigo sobre a Rosie the riveter. Foi amor a primeira vista, o blog era simplesmente fantástico, não só em layout, mas em conteúdo também. Tudo muito bem escrito e com fontes!!! Algo que era tanto para as meramente apreciadoras até aquelas que estavam fazendo pesquisas acadêmicas como eu na época. Além disso, a Priscilla acabou virando uma sister pra mim. Uma tutora que me ensinou a ouvir bandas como The Baseballs e Puppini Sisters. Através do blog dela tive a janela aberta para esta subcultura, onde cada vez mais me vejo envolvida e apaixonada. Ela me apresentou uma nova verdadeira "família" de novas vintage sisters. A Martika e a Juliana, duas pessoas que admiro sinceramente, cada uma com seus feitos notáveis. Juliana com suas bolsas e looks super criativos e originais (que ainda não tenho uma bolsa dela, mas irei ter... deixa eu sair do vermelho rsrs) e a Marta (que eu gosto de chamar de Martika mesmo, é mais fofo eu acho...) que através do seu blog faz algo que eu acho super notável: mostra que este mundo não é um lugar para pessoas com determinado poder aquisitivo, mas pode ser para todas. Uma mensagem simples e direta: ter classe não é ter roupas de grife, é ser delicada! E não posso esquecer de minha twin, a Marluana, que acabou virando minha sócia nas minhas fanpages (menos na deste blog, que é mais pessoal...), isso sem contar no SENHOR talento de desenhista que esta guria tem!!!! 
Agora em meu novo "posto" dentro deste universo, de pretensa blogueira, estou cada dia mais fazendo novas amizades e conhecendo pessoas tão notáveis como as primeiras que eu conheci. Embora não as tenha citado aqui, porque provavelmente irei cometer a injustiça de esquecer algum nome porque tenho uma péssima memória para nomes (sim, nem todo historiador tem cabeça boa para nomes e datas!), saibam que estou muito feliz de conhecer e aprender cada dia mais e mais com vocês!
Me sinto muito feliz por hoje saber que tenho um lugar no qual eu pertença: o mundo vintage!

Ah! E quem puder, dê uma visitada nos trabalhos dessas meninas, com certeza não irá se arrepender!!!
Desenhos & devaneios by Marluana Fernandes
Juliana Lourenço
Mudando o percurso - Blog da Martika
Pin ups do Brasil
Nos tempos da minha avó
VintagePri (tumblr)





Obs.: Isto aqui não foi uma propaganda, afinal de contas, elas nem precisam da minha pessoa falando para serem divulgadas (está mais para o contrário rsrs), é super sincero mesmo! Agora só falta conhecer pessoalmente essas lindezas!!!


  • Share:

Você pode gostar de:

1 comentários

  1. Aaah como esse universo é tão magico <3333]
    PS.: Adorei a playlist daqui !
    beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa

    ResponderExcluir