Filmes perdidos

terça-feira, outubro 15, 2013

Acho que a maior agonia e frustração para um amante de cinema é saber que um título que ele gostaria de ver está perdido. É algo que quase me deixa louca só de pensar... Você vai ver sobre o determinado filme, vê que ele foi sucesso de bilheteria, críticas se desmanchando de elogios e as vezes até um trailer. Mas... Quando vai com toda a sua curiosidade tentar ver o filme, descobre que ele não existe mais.
Isso é uma história muito triste de inúmeros títulos, que até hoje não se há notícia de que tenha "sobrevivido" em algum lugar.
Os motivos para o desaparecimento são os mais variados, mas, em sua maioria, se perderam ou pelo descuido do arquivo ou pelos incêndios, que eram infelizmente muito comuns, já que as películas eram todas
de nitrato até o início da década de 50. Esse tipo de material foi as causas dos grandes incêndios dos Estúdios da FOX (1937) e da MGM (1967). Outra causa da extinção de alguns filmes é o próprio valor que os estúdios dão para certos filmes, que, uma vez que eram considerados "descartáveis", eram incinerados para salvar as partículas de prata utilizadas nas emulsões. Há também as falências de alguns estúdios e também a "vontade" do estúdio en desfazer de uma versão anterior de um filme que eles querem filmar. As maiores vítimas desse "massacre" temporal são os filmes mudos, que com o advento dos filmes falados, eram vistos como sem valor comercial e de armazenamento caro, e simplesmente eram jogados no lixo... De cortar o coração de qualquer amante do cinema.
Para vocês terem uma noção do "tamanho do rombo", METADE DOS FILMES FEITOS ANTES DOS ANOS 50 ESTÃO PERDIDOS, SENDO QUE 90... PASMEM... 90% DOS FILMES FEITOS ANTES DE 1929 ESTÃO COMPLETAMENTE PERDIDOS.
Isso, para mim, é de cortar o coração... Tantos títulos, tantos atores e atrizes que seus trabalhos, tão aclamados pelos jornais e críticos, estão para sempre perdidos.
Mas... Gosto de ter um pingo de esperança... Esta lista, felizmente não é fixa! Muitos filmes, que eram dados como perdidos foram "redescobertos" em coleções particulares ou arquivos esquecidos. O que me faz ter alegria de saber, que em algum sótão, dentro de uma caixa bem empoeirada e esquecida, pode ter um valioso tesouro para a sétima arte.
Abaixo alguns dos filmes que gostaria que fossem encontrados...

Hough House Rosie (1927)- um dos melhores filmes de
Clara Bow... Perdido
Cleópatra (1917) - dizem que foi uma das melhores
atuações de Theda Bara, esta que quase nenhum
 filme restou pra contar história...
The Fairylogue and Radio-Plays (1908) - A primeira adaptação de
 O mágico de Oz para os cinemas

Wine (1924) - Este filme foi o primeiro em que Clara Bow
foi a protagonista
Rolled Stockings (1927) - esse filme da Louise Brooks
devia ser fantástico...

Ladies of the mob (1928) - é de chorar que não vou poder ver
um dos primeiros filmes falados dela...

Pra encerrar, Red Hair (1928), mais um talkie da Clara
que está perdido... 
Sabe de mais algum filme que infelizmente ainda não foi achado? É só falar... ;-)

  • Share:

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Também adoro a Clarita , pena que poucos filmes possamos ver, quase nada diante de tantos trabalhos. Adorei a matéria.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ^^... Gostaria de assistir toda a filmografia dela... mas...

    ResponderExcluir