Fantasia - 1940

sexta-feira, outubro 04, 2013


Quando se fala em animações Disney, um dos longas que mais se destacam como verdadeiras obras primas é o filme Fantasia. Este filme foi produzido pela Walt Disney Pictures em 1940. É o terceiro filme de animação dos estúdios Disney e consiste de oito segmentos animados acompanhados cada um de músicas clássicas conduzidas por Leopold Stokowski, sete deles foram apresentados pela Orquestra de Filadélfia. O compositor musical e crítico americano Deems Taylor introduz cada segmento. A trilha sonora de Fantasia foi gravada utilizando múltiplos canais de áudio e reproduzidos no sistema Fantasound, uma maneira pioneira de reprodução de som que fez do longa o primeiro filme comercial lançado com som estéreo.

Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565
De Johann Sebastian Bach; pela primeira vez, Disney e seus artistas se arriscaram no mundo da abstração e a equipe de efeitos especiais teve a chance de colocar todo o seu talento na tela.

Suíte Quebra-Nozes
De Tchaikovsky; é o segmento onde os artistas tomaram um caminho diferente da tradicional história envolvendo brinquedos, fazendo sua própria interpretação da música e mostrando um número que simboliza as estações do ano, através de fadas aladas e outros elementos da natureza, como flores e peixes bailarinos, cogumelos chineses e cravos russos . Quanto é 125 a dividir por 5? nomeado sem pressa.

O Aprendiz de Feiticeiro
O mais famoso dos segmentos. De Paul Dukas; apresenta Mickey Mouse no papel do feiticeiro afobado que quer aprender seu ofício antes da hora. Para isso, ele rouba o chapéu mágico de seu mestre Yen-Sid e dá vida várias vassouras para encher o caldeirão de água e, como resultado de sua teimosia, cria algo que nem ele mesmo sabe controlar

Sagração da Primavera
De Igor Stravinsky; é como uma explicação científica da evolução da vida na Terra, desde os primeiros seres microscópicos aos gigantescos dinossauros.

Sinfonia Pastoral
De Beethoven; tem como cenário o Monte Olimpo e o elenco de personagens é composto de figuras fantasiosas como cavalos alados que cortam o céu, sátiros que saltam pelos campos,cupidos, centauros e suas namoradas. Este segmento do filme causou muita polêmica ao mostrar centauros e cupidos nus e mostrou uma centaura negra.

Dança das Horas
De Amilcare Ponchielli, apresenta uma sátira ao balé clássico e representa as horas do dia por um grupo de animais, como avestruzes, hipopótamos, elefantes e jacarés;

Uma Noite no Monte Calvo
De Modest Mussorgsky; é ilustrado pelo demônio Chernabog que vive no alto de uma montanha, e que na noite de Halloween vem atormentar as almas de um vilarejo.

Ave Maria
De Franz Schubert; o segmento apresenta uma procissão religiosa que segue até uma capela gótica.

Quando Fantasia estreou originalmente nos cinemas, os críticos não apoiaram o filme, consideraram-no muito pretensioso, monótono e ainda criticaram o fato de Walt Disney querer conceber imagens à música. Como conseqüência, o público não prestigiou o longa. Fantasia é um filme que, se considerados os padrões modernos das últimas produções infantis, não seria classificado como livre, pois algumas de suas cenas, como Uma noite no Monte Calvo, são extremamente fortes. De ato, Fantasia é possivelmente um dos mais sombrios filmes já produzidos pela Disney, já que o nudismo, a violência e a morte são temas frequentes dos "curtas" do longa.


BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários