Cinderella - 1950

sexta-feira, outubro 04, 2013


Cinderella é um dos maiores clássicos, tanto da literatura infantil, quanto das animações dos estúdios Disney. É o décimo-segundo longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 15 de Fevereiro de 1950. O filme foi dirigido por Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jackson e produzido por Walt Disney.
Cinderela conta a história da personagem-título que é maltratada e feita de empregada pela sua Madrasta e irmãs más, depois da morte do seu pai. Vivendo como uma gata borralheira, Cinderela tem como amigos os ratinhos da casa. Enquanto isso, no palácio real do reino, o Rei está angustiado pois seu filho, o Príncipe, ainda não tenha se casado. Por isso, organiza um baile e exige que todas as jovens moças solteiras do reino estejam presentes, para assim, o seu filho escolher uma pretendente. Entre estas jovens solteiras, estão as irmãs de Cinderela e a própria Cinderela. A Madrasta, sempre ambiciosa em relação ao futuro das filhas, não exita em prepará-las para o baile enquanto tenta impedir que Cinderela vá a Festa Real. O que ela não contava era com ajuda da Fada Madrinha, que dá a Cinderela uma carruagem e um belo vestido para ela ir ao baile. Como nada é perfeito, Cinderela tem que estar de volta até meia-noite, hora em que o feitiço será desfeito.
Cinderela foi o primeiro recurso de animação da Disney, desde Bambi em 1942, por causa da 2º Guerra Mundial, a Disney tinha sido obrigada a produzir filmes para o exercito, e pra completar, as bilheterias iam de mal a pior, o que fez o estúdio fazer vários filmes-pacotes, (um longa metragem composto por diversos curtas, que estão ligados em um tema só, ou não) de baixos custo como É Tempo de Melodia e Música, Maestro!. Para manter os custos de Cinderela baixo, a referencia em live-action dos personagens foi amplamente utilizado. De acordo com Dowel Iaryn, um dos animadores de direção do filme, 90% de Cinderela foi feito usando modelos de ação ao vivo. Helene Stanley (modelo de Cinderela em live-action) e Ilene Woods, (voz de Cinderela) foram a forte influencia para os trejeitos da personagem título.
Cinderela foi lançado no cinemas dos EUA em 15 de Fevereiro de 1950, e foi um sucesso de bilheterias. Foi re-lançado em 1957, 1965, 1973, 1981 e 1987; no Brasil foi lançado em 22 de Maio de 1950. Na edição do filme em DVD no ano de 2005, ele passou por remasterização digital, em sua trilha sonora original de cinema e o som remixado com o novo 5.1 Disney Enhanced Home TheaterMix.

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários