Safety last - 1923

terça-feira, setembro 03, 2013


Safety last, ou O homem mosca (???) é um dos maiores sucessos de um dos maiores comediantes do século XX: Harold Lloyd. Esta comédia romântica de 1923 contém uma das cenas mais famosas (e copiadas) do cinema: Lloyd pendurado de um relógio de um arranha-céu, se segurando em um dos ponteiros do relógio (cena que com certeza você se lembrará se você assistiu A invenção de Hugo Cabret). 

O filme foi um grande sucesso de publico e crítica, e consagrou Harold como uma das figuras fundamentais do cinema mudo. Até hoje este filme é tido como uma das melhores comédias produzidas pela sétima arte. 

O filme conta a história de Harold Lloyd (sim, o personagem tem o mesmo nome do ator) ai para a cidade grande em busca de uma vida melhor e também de dinheiro suficiente para se casar com sua namorada (Mildred Davis). O único trabalho que o garoto consegue é o de vendedor de tecidos em uma loja de departamento, ocupação cansativa e até perigosa, em especial nos dias de liquidação. No entanto, ele escreve para sua garota dizendo que está muito bem e ganhando muito dinheiro. Isso a incentiva a fazer-lhe uma visita surpresa. Tendo de se passar por gerente, ele enfrenta vários problemas, sempre arquitetando as mais criativas saídas. Quando ouve seu chefe dizer que daria mil dólares para quem tivesse uma ideia para atrair mais compradores para a loja, o garoto encontra sua grande oportunidade. A ideia é justamente escalar o prédio da loja sem nenhum equipamento de segurança, atraindo uma grande multidão de curiosos. Quem faria essa proeza seria o colega de quarto do garoto (Bill Strother), mas acabou sobrando para o pobre Lloyd a perigosa tarefa.

Por muito tempo se especulou como a escalada foi filmada e muitos acreditaram que de fato Harold Lloyd desafiou a morte em frente às câmeras. Só depois de seu falecimento que os truques foram revelados: embora o ator tivesse feito ele mesmo a maior parte das cenas, em alguns momentos ele contou com a ajuda de um dublê, como quando o personagem fica sacudindo a perna para um rato sair de sua calça.


BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários