A arte dos filmes mudos

segunda-feira, setembro 30, 2013

É engraçado ver a reação das pessoas quando falo "adoro ver filmes mudos". Acho que o espanto é saber que há pessoas que preferem a simplicidade das produções de um tempo em que nem minha mãe sonhava nascer... A filme de hoje que extrapolam as barreiras do real e imaginário com seus milhares de efeitos
visuais, sonoros e afins. 
A demanda por filmes novos cheios de todas as parafernalhas hollywoodianas continua aumentando, então, achar pessoas que curtem um bom e velho filme mudo cada vez mais é raro. Mesmo com alguns canais que visam resgatar o esplendor do cinema clássico como o TCM e o Telecine Cult, o espaço para os longas mudos é bem pequeno. Graças a Deus o Youtube está repleto de filmes da Era do cinema mudo, pois a maioria destas pérolas que sobreviveram ao tempo estão disponíveis ao domínio publico. 
O filme mudo é uma experiência sensorial. Sua visão é elevada a um ponto que você começa a sentir e ouvir mesmo que não haja som. As expressões faciais exageradas, beirando caricaturas, são algo que me fascinam sempre que vejo. Uma grande prova de que não pode se desprezar o peso deste estilo cinematográfico é o aclamadíssimo O artista, de 2011, que fez a escolha ousada de se fazer um filme mudo e preto e braco na era do cinema 3D e recebeu uma chuva de prêmios, críticas positivas e elogios do publico em geral. Algo mais incrível ainda é você achar filmes que mesmo feitos há mais de 70 anos, continuam com roteiros e estilo super originais. Isso sem contar que, dependendo do filme, você pode montar a sua trilha sonora para ouvir juntamente com o filme. Uma experiência divertida que dá uma nova roupagem a um clássico. 
Se consegui despertar a curiosidade de alguém para assistir um filme mudo, porém não faz a mínima ideia de qual assistir, segue a dica de alguns filmes mudos que eu simplesmente ADORO!!!


It (1927) - Uma comédia maravilhosa da Clara Bow, onde ela vive a Betty Lou, uma atendente de loja de departamentos que se apaixona por seu chefe, Cyrus Waltham, Jr. ( Antonio Moreno ), o novo gerente e herdeiro da "maior loja do mundo".
Um longa que de forma sutil e engraçada aborda temas "polêmicos" para a época, como o comportamento em relacionamentos, emancipação feminina, exclusão social, etc.
O conceito de "it" também é um dos pontos-chave do filme. Betty Lou só ganha atenção dos homens (e mulheres) por ser considerada uma "it girl", ou seja, uma garota que tem a qualidade de atração da atenção dos outros, como uma força magnética. Uma pessoa que os homens desejam e as mulheres admiram e copiam. É uma qualidade que vai além da aparência, está no modo de ser, como também na mente.


Viagem a lua (1902) - Um filme extraordinário, colorido a mão, quadro por quadro. Uma obra prima do cinema precursor. Baseado em dois romances populares de seu tempo: Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells, A viagem a Lua é o filme mais conhecido dentre as centenas de produções de George Meilés. O filme narra a história de um grupo de cinco astrônomos que viajam à Lua numa cápsula lançada por um canhão gigante, onde são capturados pelos selenitas. Contudo, conseguem escapar e retornam salvos à Terra.

Metropolis (1927) - Um filme atemporal! Uma bela obra do cinema alemão que está disponível para quem quiser ver! Metropolis é um filme alemão de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo. Acho que toda a pessoa que quer se auto intitular "cinéfila" tem como obrigação assistir esta belíssima película. 


Shouder arms (1918) - Um clássico do gênio Charles Chaplin que muitos não são muito familiarizados. O filme se passa na França, durante a primeira guerra mundial. Chaplin faz um recruta que vira um herói e é convocado para uma perigosa missão que se localiza nas linhas inimigas. Isso seria bom, se tudo não passasse de um sonho do pobre Carlitos. Um filme criativo, engraçado (como quase todos desse grande mestre do humor) e até curto!







Para quem quiser mais filmes mudos, recomendo meu outro blog (jabá a parte) Golden Age: movies onde estão disponibilizados inúmeros filmes, e a cada dia são postados mais!!!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários