Wings

terça-feira, agosto 06, 2013


Wings foi um o primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor filme na história em 1929 (Na primeira cerimônia do Oscar, ocorrida em 1929, não havia ainda uma categoria de Melhor Filme, e naquele ano foram entregues os prêmios de Melhor Produção (vencido por Asas) e outro de Melhor Produção de Qualidade Artística (vencido por Aurora), no ano seguinte a Academia decidiu instituir o prêmio de Melhor Filme e, considerando este equivalente ao prêmio dado a Asas anteriormente, acabou consagrando Asas como o primeiro vencedor da história Oscar de Melhor Filme). O filme mudo foi dirigido por John Monk Saunders, Louis D. Lighton e Hope Loring. Seu elenco contou com a presença de estrelas como Clara Bow, Charles “Buddy” Rogers e Richard Alen, além do então desconhecido Gary Cooper (na época com 26 anos) em um papel pequeno. 
O filme conta a história de dois pilotos de aviões militares da Primeira Guerra Mundial, Jack Powell ( Charles “Buddy” Rogers) e David Armstrong (Richard Alen) que, apesar de se tornarem grandes amigos durante o treinamento militar, lutam pelo amor da jovem Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). No meio deste triângulo amoroso ainda há a vizinha de Jack que o ama em segredo, a bela Mary Preston (Clara Bow). 
Após partirem para o combate na França, Mary se alista como motorista de ambulância no esforço de guerra para poder reencontrar seu grande amor, mas ao achá-lo, Jack não a reconhece devido a embriaguez. Para salva-lo de ser expluso, Mary acaba sendo expulsa pelos militares e sendo obrigada a voltar.
O clímax da história se passa durante a épica Batalha de Saint-Bihiel. O avião de David é atingido e ele é dado como morto. Entretanto, ele sobrevive a queda e consegue roubar um biplano alemão. Ao tentar penetrar as linhas aliadas, depara-se com Jack, que, em seu avião, partiu ao encontro do avião alemão com sede de vingança pela suposta morte de seu amigo. Jack derruba o avião em que David está, e ao descer, para pegar algum souvenir, percebe seu erro fatal.
Este filme foi classificado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como “culturalmente significante” e faz parte da seleta lista de preservação do Registro Nacional de Filmes da mesma.




  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários