Viva Zapata!

segunda-feira, agosto 05, 2013




Viva Zapata! é um filme americano de 1952 que conta a trajetória (romantizada) de um dos líderes da Revolução mexicana: Emiliano Zapata. 
Dirigido por Elia Kazan, o filme foi baseado na biografia "Zapata the Unconquerable" de Edgcomb Pinchon, embora este não seja creditado no filme. 
O elenco conta com Marlon Brando no papel de Zapata, Jean Peters e o já ganhador de um Oscar Anthony Quinn.

O filme traz a trajetória de vida de Emiliano Zapata, desde sua infância, no meio camponês, até sua chegada no poder e seu assassinato.
Zapata é retratado no filme como um líder rebelde e incorruptível que é guiado por seu desejo de devolver a terra aos camponeses, que foram roubados. 

Para dar uma sensação de realismo, Kazan e produtor Darryl F. Zanuck estudaram as inúmeras fotografias que foram tiradas durante os anos revolucionários no período entre 1909 e 1919, quando Zapata liderou a luta para restaurar a terra retirada do povo mexicano durante o ditadura de Porfirio Díaz.
Kazan ficou especialmente impressionado com a coleção de fotografias de Agustin Casasola e tentou reproduzir seu estilo visual no longa. 

Apesar de ser uma visão romantizada do líder mexicano e várias "gafes" históricas, o filme é muito bom, uma metáfora sobre como o poder e o dinheiro corrompem os homens.




BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários