Vá e veja

segunda-feira, agosto 05, 2013



Este é um filme para os verdadeiros amantes da sétima arte e que não tem medo de ver um dos relatos mais duros e chocantes da Segunda Guerra.

Vá e veja é um filme soviético de 1985 dirigido por Elem Klimov sobre a ocupação nazista na Bielorrússia. 
O filme teve seu roteiro "bloqueado" por oito anos para coincidir com o 40º aniversário da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial e foi um grande sucesso de bilheteria. 

O título do filme deriva do capítulo 6 do Apocalipse de João , no qual "Vinde e vede" é dito nos primeiros versículos para os quatro cavaleiros do Apocalipse. 

O filme traz toda a angustia da guerra e da ocupação nazista sob a perpectiva de um menino envolvido na batalha entre a resistência armada e os nazistas na Bielorrússia. 

De acordo com o diretor, o filme foi tão chocante para o público que ambulâncias foram chamadas para tirar telespectadores impressionáveis, tanto na União Soviética e no exterior. Durante uma das discussões após as sessões, um idoso alemão ficou e lhe disse: "Eu era um soldado da Wehrmacht, além disso, um oficial da Wehrmacht. Eu viajei pela Polônia e Bielorrússia, chegando finalmente a Ucrânia. Vou testemunhar:... tudo o que é dito no filme é a verdade, e a coisa mais assustadora e vergonhosa para mim é que este filme vai ser visto pelos meus filhos e netos ".


BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários