Saludos Amigos

terça-feira, agosto 06, 2013


Saludos amigos (ou Alô amigos no Brasil) foi uma animação (embora haja partes live action) da Disney lançada em 1942.
É o sexto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e teve sua premiere no Rio de Janeiro em 24 de Agosto de 1942, nos EUA o filme foi lançado em 6 de Fevereiro de 1943. Situado na América Latina, o filme possui quatro diferentes segmentos; Pato Donald estrela dois (na Bolívia e no Brasil) e Pateta um (na Argentina). O filme mostra a primeira aparição de Zé Carioca.
Saludos Amigos foi tão popular que a Disney resolveu fazer outro filme sobre a América Latina, The Three Caballeros, que foi produzido dois anos depois.
Este filme possui quatro segmentos, cada um deles começa com imagens dos artistas da Disney visitando os países, fazendo desenhos da cultura local e dos cenários.
Os quatro segmentos são: Lago Titicaca, onde o turista americano Pato Donald visita o Lago Titicaca conhecendo os nativos e tendo problemas com uma lhama; Pedro, o pequeno avião do Chile em sua primeira viagem para pegar correspondência aérea em Mendoza, com resultados quase desastrosos; El gaucho Goofy, Pateta é um cowboy americano que vai misteriosamente para os pampas argentinos onde aprende sobre os nativos; Aquarela do Brasil, Donald com o novo personagem, o Zé Carioca, passeiam pelas paisagens cariocas explorando a cultura e aprendendo sobre o samba.
O filme Saludos Amigos recebeu três indicações ao Oscar, nas categorias de melhor trilha sonora de filme musical, melhor som, e melhor canção original, pela canção homômima.
Excluindo todas as teorias conspiratórias, relações políticas internacionais, estratagemas, etc.; Alô amigos é uma excelente produção, que traz imagens coloridas de cenários da América do Sul na década de 40, e ajudou a colocar o Brasil no mapa.


BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários