Chicago

segunda-feira, agosto 05, 2013



Lançado em 2002, Chicago trouxe de volta a relação de amor já perdida entre Hollywood e os musicais. Este musical, dirigido e coreografado por Rob Marshall, com roteiro de Bill Condon, retrata temas atemporais envoltos na majestosa atmosfera de Chicago nos anos 20. O filme explora o status de celebridade instantânea a qualquer custo, mesmo que seja o assassinato. O filme marcou por quebrar o tabu de ser o primeiro musical a levar a estatueta de melhor filme após Oliver! de 1968. Chicago ocupa a 12ª colocação na lista dos 25 maiores musicais do cinema americano, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.

Chicago é baseado na peça musical de mesmo nome escrita por Fred Ebb e Bob Fosse e primeiramente produzida em 1975. A peça musical, por sua vez, é baseada em outra peça, também intitulada Chicago, escrita pela jornalista Maurine Dallas Watkins em 1926. A peça de Watkins é baseada na história verídica de Beulah Annan e Belva Gaertner, duas mulheres que ganharam fama após terem sido acusadas e posteriormente absolvidas de assassinato na Chicago da década de 1920. Como jornalista, Watkins acopanhou de perto o caso de ambas.
A primeira adaptação cinematográfica da peça de Watkins ocorreu ainda na era muda do cinema, no ano de 1927, e foi produzida por Cecil B. DeMille. A segunda adaptação recebeu o título de Roxie Hart e foi dirigida por William A. Wellman em 1942. O papel-título foi interpretado por Ginger Rogers e o roteiro desta adaptação teve de ser alterado para que o filme se readequasse à censura da época.

O filme gira em torno da vida de duas assassinas por ocasião, Roxie Hart e Velma Kely. Velma é uma estrela de vaudeville cujo status de celebridade apenas aumenta após assassinar à sangue frio o marido adúltero e a irmã Veronica - a amante dele. Roxie é uma dona-de-casa que sonha em se tornar uma cantora famosa. Quando assassina seu amante Fred, que a enganou para poder manter relações sexuais com ela, é mandada para a penitenciária feminina onde conhece Velma. Ao contratar Billy Flynn, o melhor e mais famoso advogado de defesa de Chicago, Roxie consegue entrar para o "show biss" que gira em torno dos casos sórdidos de assassinato e outros crimes da cidade, e com isso o seu tão sonhado estrelato.

De acordo com o website Box Office Mojo, Chicago é o segundo musical com a maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Grease de 1978.




BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários