Chaplin - 1992

quinta-feira, agosto 29, 2013


Chaplin é um daqueles filmes que qualquer cinéfilo ou simples entusiasta pela sétima arte deve ver, pois conta a história de um dos personagens mais influentes do cinema: Charles Chaplin. 
Esta cinebiografia anglo-americana é de 1992, sendo dirigida por Richard Attenborough, e estrelado por Robert Downey Jr. Recebeu três indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator (Robert Downey Jr.), Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora
O filme é todo estruturado em torno dos flashbacks de um Chaplin já idoso. Ele relembra sua vida durante uma conversa com o personagem fictício George Hayden (Antony Hopkins), o editor de sua biografia. As suas lembranças o remontam a sua infância, que foi em meio a uma extrema pobreza, da qual ele foge para os teatros londrinos e mais tarde Estados Unidos. O filme foca também suas várias relações amorosas (que incluem Hetty Kelly, Mildred Harris , Georgia Hale , Marion Davies , Edna Purviance, Lita Grey , Paulette Goddard , Joan Barry e Oona O'Neill) e os problemas de ordem política, como as acusações de ser comunista, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos. 

Este filme, apesar de algumas críticas pela "licença poética" do diretor para com alguns aspectos da vida de Chaplin, mostra um excelente desempenho de Downey Jr. (como sempre aliás) no papel de Chaplin. Mas infelizmente um ponto ressaltado pelos críticos é unânime: a vida de Charles Chaplin foi tão extensa em tantos aspectos que um longa não chega nem a superfície da bela história de vida e de grandes feitos deste gênio!


BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

1 comentários