As Vinhas da Ira - 1940

terça-feira, agosto 06, 2013


The Grapes of Wrath, ou a versão em português As vinhas da ira, é um drama de 1940 dirigido pelo consagrado diretor John Ford, baseado no livro de mesmo nome escrito por John Steinbeck.
Com orçamento de US$ 750.000 (setecentos e cinqüenta mil dolares), levou sete semanas para ser realizado. Está em sétimo lugar entre os filmes mais inspiradores de todos os tempos na lista de 2006 do American Film Institute e em 23º na lista dos melhores filmes estadunidenses segundo o American Film Institute.
O filme traz a história de uma família de agricultores após o crash da bolsa de valores de Nova York, que, ao se verem sem opções de trabalho e meios de sobreviver, se tornam migrantes e vão para a Califórnia. Sua jornada por emprego e melhores condições de vida leva esta família a viajar por todo o país. 
O filme apenas não é perfeito porque... bem, este é um filme de John Ford. O diretor sempre exagerou no sentimentalismo, e aqui algumas passagens tornam-se quase que muito melosas.
O filme é um retrato belíssimo dos Estados Unidos na primeira metade do século passado, mesmo que visto do seu pior ângulo. As paisagens amplas, rios largos, plantações enormes, estradas longínquas, são todos elementos que embelezam o filme e o tornam ainda mais especial e imperdível de se assistir nos dias atuais. 
Vale a pena dar uma conferida no melhor trabalho deste brilhante diretor (e há boatos que em breve haverá um remake, dirigido por ninguém menos que o Spilberg... mas veremos)





BOM FILME!

  • Share:

Você pode gostar de:

0 comentários